APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

terça-feira, 24 de maio de 2016

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO

Prefeito Guimarães vai inaugurar Posto de Saúde da Lagoa do Bispo de Serpa, nesta quarta, 25

Foto: Joselito Araujo

O prefeito Guimarães, por meio da Secretaria de Saúde do Município, vai inaugurar a Unidade Básica de Saúde da Família (Ubasf) da localidade de Lagoa do Bispo, distrito de Justiniano de Serpa, nesta quarta-feira, 25.  A solenidade acontecerá às 18 horas, na Rua Paulino Pereira da Costa, s/nº. A obra é para melhor atender a uma clientela composta por 461 famílias.
A Ubasf leva o nome de Francisco Pereira Filho, conhecido por “Éfren”,  como homenagem in memorian da comunidade de Lagoa do Bispo. A unidade prestará serviços médicos, odontológicos e de enfermagem, contando com uma equipe do Programa Saúde da Família, que atende uma população de 1.681 pessoas, em média.
O quadro de pessoal do posto terá um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal, um agente administrativo, um auxiliar de serviços gerais, três vigilantes e três agentes comunitários de saúde.

Alunos da Universidade da Califórnia conhecem programas sociais do Eusébio

A Escola de Ensino Fundamental Raul Tavares Cavalcante II, no bairro Jabuti, foi a primeira parada do grupo de universitários americanos que visita o município de Eusébio, nesta terça-feira (24). A visita tem como objetivo conhecer as práticas inovadoras de desenvolvimento social, realizadas pela Prefeitura do município. Na Escola, eles conheceram mais de perto o funcionamento do Tempo Integral, desde o ensino regular, a atividades complementares, como esportes, lazer e reforço escolar.
Na recepção aos visitantes os alunos John e Camila, que integram o grêmio escolar, ciceronearam os visitantes fazendo a apresentação da escola. A primeira atividade foi uma apresentação dos alunos de Karatê, seguido pelos de Balé e Dança. Os americanos conheceram ainda o projeto “Vem Ler Comigo”, que tem o objetivo de incentivar a leitura entre os alunos. Em seguida, eles se dirigiram à quadra de esportes quando assistiram a uma partida de futebol de salão, aberta para a participação deles.
O grupo conheceu ainda uma sala de aula convencional, uma sala de reforço escolar, em matemática, direcionada para alunos que farão a “Aprova Brasil”, realizado através do Governo Federal para medir o conhecimento dos alunos em português e matemática, e uma sala de Teatro.
A secretária de Educação do Eusébio, Ivonilde Santos, destacou que os alunos chegam à escola 7 horas da manhã, onde participam do ensino regular, tendo um lanche e almoço e a tarde participam de oficinas de esporte, lazer, cultura e tarefas orientadas. “Aqui nessa escola são 298 alunos do 6º ao 9º ano, mas temos a Escola Raul Tavares I que é para o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, e uma escola estadual para o ensino médio”, revelou a secretária.
Ela destacou que os alunos recebem todo material didático, fardamento e materiais para higiene também. “Os pais deixam seus filhos o dia todo na escola, porque sabem que eles estão em um ambiente seguro, onde contam com o acompanhamento de especialistas. O projeto não é obrigatório, por isso nem todos os alunos estão no tempo integral, mas fazemos campanhas constantes para que a adesão aumente”, destacou.
Posto de Saúde
Após a visita na escola, os universitários se deslocaram até o Posto de Saúde do Santo Antônio, quando conheceram o funcionamento da Unidade. Eles foram recepcionados pela enfermeira Aparecida Veras e pelos Agentes de Saúde Adolescentes (ASA), que atuam na unidade. Segundo a enfermeira, o posto conta com duas equipes de saúde da família e atende, em média, 1.900 famílias. “Aqui temos um atendimento completo na atenção básica, além de serviço de pré-natal, prevenção de câncer no colo do útero, exames laboratoriais, ultrassonografia, sala de imunização, consultório odontológico, com dois médicos, sete agentes de saúde e quatro agentes de endemias”, revelou a enfermeira.
Ela foi indagada pelos estudantes sobre os procedimentos em casos suspeitos de Zika Vírus e ela afirmou que os casos urgentes os exames são realizados na Farmácia Central e os casos encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento. “Nosso Posto faz a coleta de material para todo tipo de exame, toda terça-feira, temos a ultrassonografia, uma vez por semana. Os exames de mamografia são marcados aqui e os pacientes são levados por transporte para realizá-lo em Caucaia. Os casos mais especializados são encaminhados a Policlínica e ao pacientes com transtorno metal para o CAPS. É uma rede completa, que funciona”, disse a enfermeira.
Os americanos continuam a visita ao município de Eusébio, nesta quarta-feira, às 9 horas, quando conhecerão o Galpão de Triagem do projeto de Coleta Seletiva do Eusébio, no bairro Santa Clara. O prefeito Júnior destaca que a visita deverá trazer bons frutos para o município, já que no dia 3, os universitários americanos deverão apresentar uma proposta de melhorias para as ações sociais que estão sendo executadas pelo município. A visita tem o apoio também da Fundação Alphaville que é parceira da Prefeitura de Eusébio no projeto de coleta seletiva.

Premiados destaques das finais do 14º Campeonato de Futebol 2016 - 2ª Divisão

Fotos: Joselito Araujo

A Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Educação e Desporto do Município, premiou as equipes finalistas e os atletas que se destacaram no 14º Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2016 - 2ª Divisão, categorias Aspirante e Titular. Os jogos aconteceram sábado, 21, no Estádio Municipal Alberto Targino, em Aquiraz.

Na categoria “Titulares”, o Palmeiras da Tapera, venceu o selecionado do Porto das Dunas, conquistou o campeonato e recebeu da Prefeitura a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), além do troféu de campeão. A equipe da Tapera também recebeu os troféus de artilheiro do certame, com o atleta, Claudenir Lima, e de goleiro menos “vazado” recebido por Alexandre Santos.
O vice-campeão Porto das Dunas foi premiado com R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), mais a taça. Entre os “Aspirantes”, o time do Piau foi o campeão, vencendo o elenco do Piranha. Além da conquista, o goleiro do Piau recebeu prêmio por ter sofrido menos gols na categoria.
Ao todo, foram 1.200 atletas inscritos e 130 jogos realizados durante este Campeonato. A Prefeitura de Aquiraz. constantemente, apoia as competições esportivas locais, fomentando o esporte e o relacionamento interpessoal da comunidade.

Confira os destaques da competição:

14º Campeonato Municipal 2ª Divisão - 2016

Categoria Titular

Campeão: Palmeiras Esporte Clube - localidade: Tapera
Vice-campeão: Porto das Dunas - localidade: Porto das Dunas
Artilheiro: Francisco Elenilton Silva Miranda, equipe: Palmeiras
Goleiro menos vazado: Alexandre dos Santos, equipe: Palmeiras
Categoria Aspirante
Campeão: Piau Esporte Clube - localidade: Piau
Vice-campeão: Londrina Esporte Clube localidade: Piranha
Artilheiro: Antônio Claudenir Reis de Lima, equipe: Guarda
Goleiro menos vazado: Aleksandro da Silva, equipe: Piau

Mais informações:
Secretaria de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361.1827
E-mail: seduc@aquiraz.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário