APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO - 18.01.2016

Eusébio se mobiliza para o enfrentamento a microcefalia

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, realizou uma reunião de trabalho nesta sexta-feira (15) para tratar do Plano de Enfrentamento a Microcefalia. O objetivo é traçar uma estratégia local para o combate e eliminação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, febre Chikungunya  e Zika Vírus. Esta última doença está sendo investigada como possível causadora da microcefalia.
O evento, que contou com a presença de agentes comunitários de saúde (ACS), agentes comunitários de endemias (ACE), coordenadores de departamentos, coordenadores do Programa de Saúde da Família, médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores da área, foi aberto pelo secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho. Ele observou que devido à situação de saúde do país, o Ministério resolveu tomar uma atitude e chamar estados e municípios para o enfrentamento do mosquito causador das doenças, “por isso temos que ter ações que envolvam a todos. O problema não é só dos ACS e ACEs, mas de todos nós brasileiros”, afirmou.
Ele observa que não é tão difícil controlar. “No Eusébio, desde o início da série histórica em 2009 até 2015 tivemos 940 casos, mas o índice de infestação domiciliar no município fica abaixo de 1%, bem menor do que o recomendado pelo Ministério da Saúde. Estamos fazendo o nosso dever de casa e investigando a origem dos casos. E verificamos que a grande maioria pode ter sido originária de municípios vizinhos. Portanto, esse plano tem que ser feito em todas as regiões do país para que o risco de contaminação seja reduzido ao máximo”, afirmou.
Segundo ele, o Plano de Enfrentamento a Microcefalia é governamental e não do município, que vai elaborar o seu com base nesse mesmo documento. “Mas o momento é grave e ninguém pode fugir de suas responsabilidades. Vamos usar de todos os meios que tivermos para ampliar o controle e a eliminação do Aedes Aegypti. Peço a todos que se engajem nessa tarefa. Vamos definir uma brigada, com apoio inclusive da sociedade civil. O Eusébio vai se mobilizar em uma frente de combate ao mosquito”, frisou.
Em seguida, o médico veterinário e técnico em endemias, Bergson Moura, da Secretaria de Saúde do Estado apresentou o Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia. Segundo ele, o País vive uma crise com os casos de microcefalia e por isso a urgência de se colocar a proposta em execução. Ele destacou que o plano prevê três eixos de ações: o eixo 1, que é a mobilização e combate; eixo 2, atendimento às pessoas e eixo 3, desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa.
O objetivo é reduzir o índice de infestação do Aedes Aegypti para menos de 1%.
A campanha será intensificada até junho de 2016. Nesse período serão feitos quatro ciclos de visitas em cada casa do município, onde os agentes comunitários de saúde farão orientações, inspeção, e o tratamento mecânico (verificar existência de focos e eliminá-los). Já os agentes comunitários de endemias realizarão as mesmas tarefas e também o tratamento químico, quando necessário.
Bergson destacou que o trabalho, caso necessite pode ser reforçado por integrantes da Defesa Civil, Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar ou mesmo membros das Forças Armadas. “Mas creio que no Eusébio, não haverá essa necessidade. Vemos que a gestão daqui trabalha de forma criteriosa, coerente e equilibrada, sendo inclusive referência nas ações de combate a dengue e outras ações de saúde, nas reuniões que realizamos na Secretaria de Saúde do Estado”, revelou.
O prefeito Júnior destacou que a intenção é mobilizar, além da Saúde, todas as secretarias municipais e demais órgãos nessa tarefa, dessa forma convocou todos os secretários para uma reunião na próxima quarta-feira, onde será discutido o Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, “a idéia é que a administração esteja coesa e atuando de forma conjunta para que com isso possa incentivar a população a integrar essa grande força tarefa, que visa sobretudo a manutenção da saúde de todos eusebienses”, pontuou o prefeito.

Prefeitura de Eusébio anuncia melhorias na área de Cultura

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo,  anuncia melhorias para o setor neste ano de 2016. Dentre elas, a reinauguração do Centro Cultural (Núcleo de Artes, Educação e Cultura) previsto para o final de fevereiro. O secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu revela que entre as novidades do novo prédio, foram construídas duas salas acústicas, o que possibilitará a realização dos cursos de música em um ambiente mais adequado e com melhores recursos para os aprendizes.
Ele destaca, ainda, a criação do curso de Jazz, entre os oferecidos na área de dança. “Nossos professores passaram o período de recesso, participando de capacitações e apurando suas técnicas. Eles vão trazer novidades para os cursos, que serão mais dinâmicos. A idéia é que os alunos possam trocar experiências com artistas, que já estão no mercado e com isso poderão ter uma melhor preparação”, pontuou.
Léo Abreu revela que a Prefeitura de Eusébio, através da Secult, firmou parceria com o Porto Iracema de Artes, que é uma escola de formação e criação cultural, ligada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de Fortaleza. “Essa escola é uma grande referência em cursos na área de artes. Com isso vamos trazer para o Eusébio vários cursos, que terão instrutores vindos de várias partes do Brasil. Essa parceria é fruto do projeto de descentralização que o Porto Iracema de Artes está realizando, iniciando pelo Eusébio”, disse.
Outros destaques para este ano, segundo Léo Abreu, é a realização do Caldeirão de Artes, um mix- ação que vai trabalhar o teatro, dança e música; o Festival de Teatro e a Paixão de Cristo, que neste ano terá grandes novidades. “Vamos ampliar as ações e aperfeiçoar os projetos que já executávamos, como por exemplo, a ampliação da Biblioteca Patativa do Assaré, que contará com novo ambiente, que propiciará um maior incentivo a pesquisa e a leitura dos cidadãos”, observa.
Por fim asseverou que outro projeto que retornará será o “Recreio Cultural”, que leva às escolas, ações culturais e artísticas com a participação dos alunos da rede municipal. O secretário informa também que estão abertas as inscrições para os 17 cursos oferecidos pelo Centro Cultural. Os interessados devem se deslocar a sede provisória da Secult-Eusébio, que fica ao lado da Delegacia Metropolitana, na Avenida Eusébio de Queiroz. Segundo ele, também estão sendo realizadas as re-matrículas e  a confirmação das vagas.
O Prefeito Júnior afirma que, entre as políticas públicas que tornaram o Eusébio referência nacional em padrão de vida e como município de alto desenvolvimento, estão as ações sociais, e dentre elas a Cultura. Ele destaca que a produção cultural, hoje, do Eusébio é uma das mais férteis e bem sucedidas do Estado. “Isso ocorre, sem dúvidas,  pelo estímulo dado pela administração a arte e a cultura, através das ações descentralizadas que visam atender a todos os cidadãos, sejam com cursos de capacitação, eventos culturais e artísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário