APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

EUSÉBIO E AQUIRAZ EM AÇÃO

Prefeitura de Eusébio realiza II Mostra das Rádios Escolares

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município, realizou na última quarta-feira (23) a II Mostra das Rádios Escolares, na Câmara Municipal, com a participação de 11 grupos. O objetivo foi mostrar o desenvolvimento do projeto, que está em funcionamento, desde 2006, no município e tem como meta principal trabalhar o protagonismo juvenil. “O projeto partiu na necessidade de promover dentro dos ambientes os conhecimentos adquiridos em sala de aula, reconhecendo e respeitando potencialidades e competências de cada um por meio da troca de idéias e do diálogo”, afirmou a secretária de Educação, Ivonilde Santos.
Segundo ela, com este trabalho a Seduce pretende favorecer o protagonismo discente de todos os níveis de ensino, promovendo a discussão, pesquisa, o aperfeiçoamento da leitura, da escrita, desenvolvendo a oralidade e a desinibição como também incentivando a liberdade de expressão com responsabilidade e o senso crítico.
Presente ao evento, o Prefeito Júnior parabenizou os alunos pelas apresentações e elaboração dos programas bem informativos e com assuntos da atualidade. “Parabenizo a todas as 25 escolas que contam com esse projeto hoje, criado e é mantido com recursos exclusivamente municipais. Temos conhecimento que os jovens que participam desse projeto apresentam um diferencial no se desempenho como aluno e na sociedade. Não tenho duvidas que essa forma de protagonismo que hoje vocês experimentam farão de vocês no futuro cidadãos cientes de seus direitos e deveres, com senso crítico e responsáveis, o que significará um diferencial para a sociedade” declarou.
Segundo o gestor público, ele espera que o projeto possa ser ampliado para outras escolas. “A Prefeitura conta com vocês para a divulgação de nossas campanhas e projetos, inclusive sobre a nossa coleta seletiva, que hoje atende a 50% do município e até 2016 queremos chegar a 100% da cidade”, destacou.
Participaram da mostra na Câmara Municipal, as escolas: Mundo Encantado da Criança, Lagoinha, Eduardo Alves, São Miguel, Izídio José Campina, Guaribas, Elisbão Pio, Mário Sales, Paulo Sá, João de Freitas e Cararu. Cada escola tinha 10 minutos para apresentar um programa com temas variados. Treze outras rádios escolares fizeram apresentações nas próprias escolas. Participam alunos a partir de 8 anos de idade até os 15 anos (do 2º ao 9º ano). Os programas são criados, elaborados e apresentados pelos próprios alunos são apresentados diariamente, por 15 minutos, no horário do intervalo.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Lúcia Baltazar, o Rádio Escolar envolve, na verdade, todos os alunos das 25 escolas, pois os mesmos participam do projeto através de competições como o “Soletrando” e o “Perguntas e Respostas” e de apresentações culturais, como grupos de flautas, violão e outras atividades. Ela observa que alguns alunos-locutores, por seu desempenho são chamados para apresentarem alguns eventos da própria prefeitura.

Prefeito Guimarães vai inaugurar a Casa da Melhor Idade de Aquiraz nesta sexta-feira,2

Foto: Joselito Araújo

A Casa da Melhor Idade de Aquiraz será reinaugurada pelo prefeito Guimarães nesta sexta-feira, 2, em solenidade marcada para as 10 horas da manhã., na Rua Francisca Faustino de Castro S/N, Parque Tabajaras. O equipamento, que passou por melhorias em sua estrutura, é vinculado ao Centro de Referência em Assistência Social (CRASS- Sede), e atende a 80 idosos de bairros da Sede do município, incluindo Machuca e  Chácara da Prainha.
A unidade funciona no período das 8 às 13 horas, quando os idosos são atendidos com café da manhã, lanche e almoço, transporte de ida e volta, além de acompanhados por  médico, odontólogo, assistente social, orientador social e psicólogo. Todos participam do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos, com a aplicação de técnicas orientadas pelos profissionais da área.
Mais informações:
Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Rua N. Senhora de Lurdes, S/N - CEP 61.700-000
Telefone: 3361.1824
E-mail: assistenciasocial@aquiraz.ce.gov.br

Prefeitura de Eusébio reforma postos da Lagoinha, Mangabeira e Cauassú

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, está reformando três postos de saúde do município. Segundo o secretario Mário Lúcio Ramalho Martildes, os postos beneficiados são o da Lagoinha, Mangabeira e Cauassu. “Esses postos precisavam passar por uma boa reforma e então estamos realizando esse trabalho, que  inclusive vai melhorar o acesso para pessoas com necessidades especiais”, destacou o secretário.
A melhoria, segundo o secretário Mário Lúcio, não se trata de ampliação das unidades, mas adaptação dos locais, limpeza e melhorias, dando um ‘upgrade’ na infraestrutura dos postos. Ele observa que no Posto do Coaçu, por exemplo, será criado um auditório e um banheiro para pessoas com necessidades especiais. Já o Posto da Mangabeira receberá também um banheiro adaptado para o mesmo público.
Os trabalhos prevêem ainda melhorias no teto das unidades, nas portas e janelas, pintura das paredes e outras ações visando o melhor atendimento aos pacientes. Dentre as unidades que estão sendo ‘repaginadas’, a Unidade da Lagoinha é a maior. As duas equipes que atuam naquela unidade atendem 1.500 famílias. Já a Unidade da Mangabeiram com uma equipe do PSF, atende 1000 famílias e a do Cauaçu também com uma equipe, atende a 800 famílias.
Segundo o prefeito Júnior, as obras estão sendo realizadas com recursos próprios e visam oferecer um melhor atendimento aos usuários das unidades de saúde básica do município. Ele observa que a rede hoje cobre 100% da cidade e que em breve esse atendimento deverá ser melhorado com a conclusão dos postos da Urucunema e Novo Portugal.
“Chegamos a 50% das obras e estamos aguardando a liberação da segunda parcela do Fundo Nacional de Saúde, que representa 60% dos recursos previstos. Estive no Ministério da Saúde, solicitando a liberação e esperamos que em breve essa situação venha a ser solucionada”, destacou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário