APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

EUSÉBIO É DESTAQUE NA SAÚDE

Prefeito Júnior ministra palestras na Campanha de Aleitamento Materno

Amamentar é um ato de amor que protege a saúde do bebê e também da mãe. Por isso a Prefeitura  de Eusébio realizará a partir de 10 de agosto a III Campanha Municipal do Aleitamento Materno, que neste ano terá como tema: “Amamentar e Trabalhar, podemos conseguir”.  Como nos anos anteriores, o prefeito Júnior estará bem à frente das atividades, ministrando palestras motivacionais e esclarecedoras com o tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”, que aborda os ganhos que as mães e os bebês têm com o aleitamento materno. Para este ano, estão programadas seis palestras atendendo todas as localidades do município, com previsão de atingir mais de 500 gestantes.
A III Campanha Municipal do Aleitamento Materno, será lançada no dia 10 de agosto no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, a partir das 8 horas, com a palestra “Amamentar hoje é pensar no futuro”, ministrada pelo prefeito Júnior e direcionada para as gestantes atendidas nos Postos de Saúde do Parque Havaí, Lagoinha, Autódromo e Urucunema. No dia 12, será a vez das gestantes atendidas nos PSFs Amador, Guaribas, Santa Clara e Tamatanduba. O encontro será realizado no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz.
O prefeito estará se pronunciando novamente no dia 17 de agosto, no Pólo de Atendimento da Mangabeira para as gestantes atendidas nos postos do Cauaçu, Encantada, Olho D’Água e Timbu . No dia 19, será a vez das gestantes atendidas pelos postos da Mangabeira e Cararu, também em encontro no  Pólo de Atendimento da Mangabeira. No dia 24, a palestra será direcionada para as gestantes atendidas no Posto Santo Antônio, a ser realizada no Pólo de Atendimento daquela localidade e no dia 26, para as mães atendidas pelos Postos de Saúde do Jabuti (Km 19 e 20). Já esse encontro acontecerá no Pólo de Atendimento do Jabuti
Durante este mês de agosto, também todas as unidades de saúde abordarão o tema com as mulheres atendidas e desenvolverão atividades educativas de estímulo ao aleitamento materno exclusivo. Já os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) abordarão o tema com as mulheres atendidas nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, com apoio da equipe de saúde local.
Para o prefeito Júnior, a campanha apesar de ter sua culminância neste mês de agosto, é realizada de forma continua no município com os profissionais de saúde bem engajados no trabalho de esclarecimento das gestantes, sobre os ganhos com o aleitamento materno.
Segundo ele, para consolidar essa ação a Prefeitura inaugurou recentemente uma Sala de Aleitamento Materno no Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá, que recebeu a certificação do Ministério da Saúde. “O aleitamento materno salva vidas e por isso queremos garantir que todas as mãezinhas do Eusébio venha a aderir a essa campanha, pois queremos manter o titulo de município com a menor taxa de mortalidade infantil do Brasil por bastante tempo ainda”, afirmou o prefeito.

Eusébio recebe do Ministério da Saúde certificação da Sala de Aleitamento Materno

O Prefeito Júnior e a diretora do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá, Inês Said, receberam, nesta terça-feira (4), do Ministério da Saúde, a certificação da Sala de Apoio à Amamentação do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá. No mesmo documento, o Ministério reconhece a Sala como local que promove, protege e apóia o aleitamento materno para a mulher trabalhadora. A certificação foi entregue durante o Seminário Estadual de Aleitamento Materno realizado no Centro de Eventos do Ceará.
O Seminário foi aberto pela primeira dama do Estado, Onélia Leite Santana, destacada como madrinha da Semana do Aleitamento Materno no Estado. Ela destacou a importância de se estimular as mães para o ato do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. “Todas as mães precisam dessa orientação. Por isso peço a cada prefeito, gestor e empresário presente que realizem esse trabalho em seus municípios e em suas empresas, pois amamentar é um ato de amor e salva vidas”, disse Onélia.
Em seguida, falou um dos homenageados do dia, o médico Cícero Cruz Macedo, que realiza no Hospital São Vicente, de Barbalha um trabalho direcionado para o incentivo a amamentação. Segundo ele, que trabalha há mais de 20 anos exclusivamente com essa área, é importante ter o apoio dos gestores para que o trabalho flua e que cada mãe treinada possa se tornar uma multiplicadora na sua comunidade.
O coordenador do UNICEF para o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, Rui Aguiar, disse que a entidade é rigorosa quanto ao recebimento de doações. “Não recebemos doações de empresas ou órgãos que façam apologia a substituição do leite materno. O aleitamento tem que ser visto como um direito da mãe e da criança. Mas precisamos avançar e elevar a licença maternidade para seis meses em todo o País,” pontuou.
Representando o Ministério da Saúde falou Fernanda Monteiro que destacou que a comenda entregue ao Município de Eusébio também trata-se de um reconhecimento ao incentivo dado pela Prefeitura ao Aleitamento Materno. “As placas que entregamos agora tanto ao Eusébio, como ao Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, representam o reconhecimento as iniciativas de se criar duas novas salas de aleitamento materno, que com certeza estão prestando grandes serviços às mães e seus bebês”, disse.
Pronunciaram-se, ainda, os secretários Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado) e Henrique Javi (Saúde). O evento teve continuidade com três palestras: Conferência Magna com o tema: “Amamentação e Trabalho, para dar certo, o compromisso é de todos”, ministrada por Fernanda Monteiro, representante do Ministério da Saúde; “Profissional de Saúde e a promoção do aleitamento materno”, com Márcia Machado, Pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a “Importância dos Planos Municipais da Infância para a Promoção do Aleitamento Materno”, apresentado por Tati Andrade, do UNICEF.
O Prefeito Júnior comemorou o reconhecimento do Ministério da Saúde a ação realizada pelo Eusébio de criar a Sala de apoio a Amamentação. Segundo ele, o local já vem dando bons resultados e auxiliando diversas mães com dificuldades de amamentar nos primeiros dias, como também sendo um posto de coleta do leite excedente que servirá para crianças que necessitem.
O prefeito observou que nesta semana vai ser divulgada a Campanha Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, que terá como slogan “Amamentar hoje é pensar no futuro”, cujo objetivo e incentivar todas as mães e futuras mães a amamentarem seus filhos, de forma exclusiva, nos primeiros seis meses de vida, “o que significará mais saúde e desenvolvimento pleno da criança” comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário