APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

sexta-feira, 24 de julho de 2015

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO

Secretaria de Educação realiza preparativos para o retorno às aulas

A Secretaria de Educação de Eusébio (Seduce) reinicia as atividades na rede pública de ensino no dia 3 de agosto, mas as escolas já ultimam os preparativos para a recepção dos alunos, com a realização do planejamento escolar nos dias 30 e 31 de  julho. Segundo a secretária de Educação, Ivonilde Santos, todos os projetos e atividades realizadas pela pasta também serão retomadas neste período.
Atualmente, as escolas estão realizando as matrículas de alunos que desejem trocar de escola, com a devida justificativa, tais como, mudança de endereço e retorno ao município após uma temporada fora.  A secretária Ivonilde Santos, observa que as matriculas de alunos novos só serão realizadas em 2016.
Ela assevera que para o próximo ano o número de alunos em creches deve aumentar com a ampliação do Centro de Educação Infantil Maria Zuleide Rocha, que deverá ser inaugurada em breve. Destaca ainda a construção do CEI do Parque Havaí que beneficiará as crianças daquela localidade.
O Prefeito Júnior observa a Educação vem proporcionando várias conquistas  ao município, a começar pelos avanços registrados no Ideb que comprovam a qualidade da educação em toda rede municipal. Segundo ele, dentro das políticas públicas para o setor de Educação, o município não só investe na eficácia do ensino e da aprendizagem, mas promove o desenvolvimento da tecnologia em educação, ofertando programas, ações culturais e esportivas vinculadas ao currículo escolar que visam o desenvolvimento integral dos alunos por meio do Tempo Integral.
Ao todo, o Eusébio têm matriculados, segundo o Censo Escolar do Ceará, 12.113 alunos. Deste total, 8.476 estão no Tempo Integral, sendo 735 nos Centros de Educação Infantil (CEIs), 686 na pré-escola; 3.763 no ensino regular séries iniciais; 2.689 no ensino regular nas séries finais. Constam ainda, 589 no ensino médio (Escola Profissional) e 14 no Ensino de Jovens e Adultos presencial.

Eusébio ultrapassa metas de cobertura vacinal em 2015

Enquanto boa parte dos municípios cearenses não tem cobertura adequada para dez tipos de vacinas, o município de Eusébio conseguiu ultrapassar as metas de cobertura com relação a dez vacinas aplicadas neste ano. Com relação a tríplice viral (imunização contra sarampo, caxumba e rubéola), para as duas primeiras doses para crianças até um ano de idade, o município atingiu 99,80% do público alvo, enquanto a meta traçada pelo Ministério da Saúde era de 95%.
O reforço com relação à tríplice viral decorreu devido ao surto do Sarampo, que atingiu quase 4 mil pessoas no Estado, especialmente as crianças que ainda não tinham a faixa etária de vacinação. No Eusébio, segundo o último Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC), divulgado no boletim semanal da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) foram registrados 2,1 casos para 100 mil habitantes.
De acordo o secretário de Saúde do município, Mário Lúcio Ramalho, com a cobertura acima da meta foi possível deter a transmissão da doença no município. Para ele, a cobertura é essencial para que o município chegue ao nível aceitável de coberturas vacinais, e que mesmo com a ação efetiva da Prefeitura no processo de imunização, cabe às pessoas se conscientizarem  da obrigação de manter o cartão de vacinação de crianças em dia.
A coordenadora de Imunizações da Prefeitura de Eusébio, Rita de Cássia Alexandrino, cita os percentuais conquistados pelo Eusébio nas coberturas vacinais deste ano. Segundo ela, a cobertura da vacina Hepatite A foi de 97,60; da DTP (reforço) 94,20%; da Pneumocócica 97,80%; da Meningocócica C Conjugada 94%; da Poliomielite 94,20% para crianças com um ano de idade e 108,80% para BCG; 100,60% para Meningocócica C Conjugada e 97,80% para Penta (DTB/HIB/HB); 98% para Pneumocócica; 98,20% para Poliomielite e 95,20% para Rotavírus Humano, aplicadas em menores de um ano. Com relação a vacina contra gripe, o Eusébio atingiu a cobertura total de 90,89%.
O prefeito Júnior destaca que as vacinas que ainda não atingiram a cobertura esperada pelo município, mesmo que já tenha atingido o índice previsto pelo Ministério da Saúde, continuarão sendo oferecidas nos Postos de Saúde, durante o ano. Ele observa que a população deve ficar atenta para manter o cartão de vacinação de seus filhos atualizado. “A imunização ainda é a melhor forma de prevenção existente”, observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário