APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO

98,57% da população de Eusébio utiliza os serviços públicos de saúde do município

Com mais de 52 mil habitantes, o Eusébio está entre os municípios do Ceará, com os mais altos índices de acessibilidade aos serviços de saúde públicos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde do município, 98,57% dos habitantes da cidade estão cadastrados no Cartão Nacional de Saúde, o chamado Cad-Único, e utilizam os vários equipamentos de saúde oferecidos pela Prefeitura.
De acordo com a Secretaria, 51.554 pessoas já contam com o cartão, faltando o cadastramento de cerca de 300 pessoas, fora os recém-nascidos e pessoas que recentemente se mudaram para a cidade. O cartão é obrigatório para ter acesso aos serviços de saúde públicos.
O secretário de Saúde do município, Mário Lúcio Ramalho, observa que foram identificados casos de duplicidade de cadastro, já removidos e também o registro de pessoas de outras cidades que, atraídas pelo atendimento de saúde do município, fazem seus cadastros utilizando o endereço de parentes que residem na cidade.
Ele revela que apesar dessas distorções o atendimento não tem sido prejudicado. Segundo ele, as pessoas, ao se cadastrarem, têm que apresentar comprovante de residência para que sejam atendidas pela Unidade Básica de sua região.
O Prefeito Júnior afirma que o Eusébio tem um diferencial com relação a outros municípios. Pois, enquanto o Ministério da Saúde preconiza que cada posto de Saúde deve atender 1.500 famílias, o posto com maior número de cadastros não chega a atender 700 famílias. “Isso significa dizer que o SUS no Eusébio funciona como deve ser. Temos 18 postos de Saúde e 19 equipes do Programa de Saúde da Família. Portanto nós temos o dobro do número de postos preconizados pelo Ministério da Saúde”, comentou.
Nas Unidades Básicas de Saúde, os cidadãos têm acesso a pequenas cirurgias, dentista, atendimento de enfermagem, vacinação, aerossol, puericultura, prevenção do câncer, da hipertensão, pré-natal, planejamento familiar, teste do pezinho, visita domiciliar e Bolsa Família, fornecimento de medicamentos, além de exames laboratoriais e ultrassonografia
Em termos percentuais, o Eusébio tem um índice bem acima do apresentado em todo o País na utilização dos serviços de saúde. Em pesquisa recente, realizada pelo Ministério da Saúde, foi  revelado que 71% utilizam o serviço de saúde e apenas 47,9% utilizam as Unidades Básicas de Saúde. Outro dado é que apenas 21,9%, utilizam o Programa Farmácia Popular, no Eusébio esse número  é também superior a 90%.
Depois das Unidades Básicas de Saúde, os serviços públicos mais procurados pela população são os de emergências, como as Unidades de Pronto Atendimento. A UPA do Eusébio atende em média 3 mil pacientes por mês. AUPA realiza atendimentos na área de urgência e emergência em clínica geral e pediatria, além de urgências menores, na área de traumatologia. Disponibiliza também atendimentos em radiologia (Raios-X) e laboratório de análises clínicas. A UPA funciona 24 horas, com quatro médicos de plantão, por turno, sendo dois pediatras e dois clínicos.
O sistema de Saúde do Eusébio conta ainda com o Hospital Municipal Amadeu Sá, que conta com o Centro de Parto Normal e Centro Cirúrgico, além de diversos outros atendimentos; A Policlínica de Especialidades Médicas Dr. Acilon Gonçalves realizou 32 mil atendimentos em suas 19 especialidades médicas no ano passado; o Centro de Especialidades Odontológicas, que realiza, em média, 2 mil atendimentos por mês; o Centro  de Reabilitação; o Centro de  Atendimento Psicossocial  Geral; o Centro de  Atendimento Psicossocial  Álcool e Drogas; os Núcleos de Apoio a Saúde da Familia (NASFs) e ainda o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que atende pacientes graves em suas residências.
O sistema é apoiado também pelo projeto de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e pelo projeto de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva. Segundo o prefeito Júnior, os residentes contam um preceptor, em cada especialidade, que acompanham a prática e a teoria do aprendizado e os médicos do município atuam como orientadores. “A vinda desses profissionais tem dado uma grande contribuição para nossa cidade e quem sabe será um embrião de um projeto maior, o de trazer para o Eusébio a residência médica em saúde da família”, revelou.

Prefeitura de Eusébio realiza II Festival Esportivo, neste mês de Junho

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Esporte e Juventude, realiza de 9 a 28 de junho, o II Festival Esportivo do Eusébio. O evento reúne diversas competições esportivas que movimentarão os atletas eusebienses durante todo o mês. O evento, segundo a secretária de Esportes e Juventude, Goretti Martins, visa a integração e a preparação dos atletas para competições futuras.  O Festival será aberto nesta terça-feira, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo da Escola Neusa de Freitas Sá, com o Torneio Início de Futebol de Salão, que contará com 32 equipes em várias localidades.
No dia 10 será a vez do Torneio Início de Futebol Society, com a participação das 32 equipes das três divisões do Campeonato Eusebiense de Futebol, na categoria titular. Nos dias 11 e 12 terão continuidade os torneios de Futsal e Futebol. No dia 13, terá início a Copa Eusébio de Beach Soccer, com 16 equipes e o Exame de Faixas dos alunos do projeto “Karatê para Todos”.
As competições continuam no dia 14 com a Copa Eusébio de Vôlei de Praia e as finais da Copa de Beach Soccer. De 16 a 19 continuarão as competições de Futsal e Futebol Society. No dia 20, a Copa Eusébio de Karatê e no dia 21 acontecerá a Corrida do Eusébio - Desafio das pistas que será disputada, a partir das 7 horas da manhã, nas distâncias de 2km (caminhada ), 5km e 10Km.
No dia 23, dia do aniversário do município, haverá um dia inteiro de atividades, tendo a frente à Secretaria de Cultura e Turismo. O evento recebeu a denominação de “Eusébio Saudável, Cultural e Esportivo” e acontecerá a partir das 8 horas da manhã. No dia 24 acontecerá a final de Futsal; dia 25 a final do Futebol Society; dia 26 Aulão de Capoeira, com o Grupo Capoeira Brasil; dia 27 a Copa Eusébio de Jiu Jitsu e no dia 28 a Copa Eusébio de Beach Handebol.
Todas as atividades e competições serão realizadas no circuito entre Polo de Lazer, Ginásio da Escola Neusa Freita de Sá e o Estádio Municipal de Eusébio. O evento conta com apoio da Federação Cearense de Karatê; Centro de Treinamento e Desporto (CTD). Secretaria de Cultura e Turismo; Grupo Capoeira Brasil, HC Team Brazilian Jiu Jitsu e Liga Desportiva de Eusébio.
Segundo o Prefeito Júnior, o II Festival Esportivo do Eusébio marca também as comemorações pelo aniversário de 28 anos de emancipação política de Eusébio.  “Temos muito a comemorar em termos de conquistas sociais e quanto ao desenvolvimento de nosso município. Nada melhor que brindarmos essa data com atividades esportivas e culturais, dando a este mês um tom de festividades e de alegria em torno das comemorações”, revela o chefe do executivo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário