APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Prefeitura de Eusébio realiza eventos culturais neste fim de semana

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, programou três eventos culturais para este fim de semana. A programação terá inicio nesta quinta-feira. O objetivo é oferecer a população eusebiense atividades artísticas que envolvam cultura, música e arte nas próprias comunidades, como forma de descentralizar o setor. Nesta quinta-feira (16), as atividades serão iniciadas com mais uma edição do Cine Clube Zé Ferreira, que acontecerá na Praça da Lagoinha, a partir das 19 horas.

O projeto leva às comunidades o cinema itinerante, já tradicional no município, onde a população pode ter acesso a bons filmes para os diversos públicos. Já na sexta-feira é a vez da música, com o projeto Esquina Cultural, que acontece em frente ao ginásio esportivo do bairro Santo Antônio/Pedra. O evento terá como atração o grupo “Jair Xavier e os Cartolas do Samba”, que levará a população local o tradicional chorinho, samba e pagode. O grupo é originário do Curso de Formação de Sambistas Jovens realizado pelo CUCA do Jangurussu e tem obtido muito sucesso na Capital.
Já no sábado, a partir das 19 horas, a Feira Cultural de Artesanato será montada na Praça do Jabuti Km 20, com barracas de artesanato, barracas com comidas típicas, parquinho infantil e a atração cultural a cargo da dupla Sertaneja Wilton e Edbergson.
Segundo o prefeito Júnior, a programação semanal de qualidade tem atraído muitos eusebienses e possibilitado inclusive a formação de platéia. “Nossa proposta é continuarmos com a descentralização da Cultura possibilitando assim esses eventos movimentem as comunidades e levem momentos de lazer e alegria a todos os eusebienses”, afirmou o gestor municipal.

Eusébio realiza ações de combate a obesidade, hipertensão e diabetes

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde do Município, realiza um trabalho de atendimento a pacientes obesos, diabéticos e hipertensos nos 18 postos de saúde. O trabalho consiste em ações preventivas e de orientação nutricional, além de atividades físicas, que possibilitam a manutenção da saúde dos pacientes. O trabalho é realizado pelos três Núcleos (Pedras, Timbú e Lagoinha) e consiste no atendimento a pacientes referenciados pelos Postos de Saúde, de cada região.

Nos Postos de Saúdes dos bairros, os pacientes obesos, hipertensos e diabéticos passam por um check-up, com a medição do peso, da altura e da circunferência da cintura, além de passar por uma entrevista para que os profissionais conheçam os hábitos alimentares de cada um.
Nas escolas, os profissionais fazem a avaliação nutricional das crianças e promovem um atendimento educativo, com palestras, distribuição de folders e demais orientações. Os alunos também são pesados e medidos para a realização do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

Segundo o secretario de Saúde, Mário Lúcio Ramalho, nos postos também são realizados atendimentos ambulatoriais, tanto pelas nutricionistas quanto pelos profissionais de educação física, que também levam atividades de psicomotricidade para os Centros de Convivência da Pessoa Idosa.
Segundo o prefeito Júnior, a obesidade, o sedentarismo e má alimentação são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, por isso, a necessidade do planejamento de ações voltadas para prevenção. O prefeito observa que atualmente a obesidade é uma epidemia mundial e no Brasil, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 52,5% da população está acima do peso. “Em nove anos houve um aumento 23% de obesos no País. Aqui no Eusébio temos uma política pública voltada para o combater a obesidade, como também evitar o aparecimento de mais casos de hipertensão e diabetes. Os postos de Saúde, estão equipados e com pessoal treinado para bem atender a população”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário