APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Eusébio realiza ações de combate a obesidade

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) realiza um trabalho de prevenção e combate a obesidade. O trabalho é realizado pelos três Núcleos (Pedras, Timbú e 
Lagoinha) e consiste no atendimento a pacientes referenciados pelos Postos de Saúde, de cada região e no trabalho junto às escolas.
 
No NASF I, situado na localidade da Lagoinha, os profissionais recebem o encaminhamento de pacientes das equipes de Saúde da Família. “Realizamos o atendimento no próprio Posto de Saúde, onde é medido o peso, a altura e a circunferência da cintura e fazemos uma entrevista para conhecer os hábitos alimentares de cada um. O trabalho também é realizado com grupos de hipertensos e diabéticos”, afirma a nutricionista Isabela Limaverde.
 
Já nas escolas a ação tem como objetivo fazer a avaliação nutricional das crianças e promover um atendimento educativo, com palestras, distribuição de folders e demais orientações. O NASF 1 também conta com um grupo de caminhada no Posto do Amador, destinado a pessoas idosas e as que estejam 
acima do peso. Semanalmente eles realizam sessões de alongamento antes da atividade física. No final, eles participam de palestras. O NASF 1 atende os bairros da Lagoinha, Centro, Amador, Parque Havaí, Autódromo, Urucunema e Guaribas.
 
No NASF 2, em cada posto de saúde da região, que engloba os bairros do Timbú, Olho D’água, Mangabeira, Cararu, Precabura e Encantada, foi criado um grupo que trabalha a qualidade de vida dos pacientes, “semanalmente levamos um tema para ser trabalhado com os participantes e realizamos um lanche saudável”, destaca o educador físico Diego Caminha.
 
Quanto o trabalho nas escolas, ele observa que é realizado a partir do Programa Saúde da Escola (PSE), onde os alunos são pesados e é feita a medição da altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Já no NASF 3, que fica na localidade Pedras, são realizados atendimentos ambulatoriais nos postos, tanto pelas nutricionistas quanto pelos profissionais de educação física, que também levam atividades de psicomotricidade para os Centros de Convivência da Pessoa Idosa. Em 2014, foram realizadas atividades com o grupo "Na Medida Certa", no Jabuti, com participação média de 12 pessoas, em 12 encontros, sendo que este grupo englobava também públicos diversos e não só de pessoas com sobrepeso. 
 
O NASF-Pedras também executou atividades com o grupo de gestantes, no Polo de Atendimento do Jabuti, no qual a questão da alimentação saudável durante o período gestacional também foi abordada. Quanto ao atendimento aos alunos, o NASF realizou 12 encontros sobre educação alimentar e nutricional na escola Mário Sales, atingindo, em torno de 540 alunos. “Através do Programa de Saúde nas Escolas (PSE), foram pesados e medidos alunos da creche Maria Tavares e das escolas Moacir Ferreira e Evandro Ayres, 
com o intuito de identificar a situação antropométricas dos escolares, sendo atendidos em torno de 635 escolares”, afirma a nutricionista Liamara Lopes.
 
Segundo o Prefeito Júnior, a obesidade é uma das causas do desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis, por isso, a necessidade do planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores 
de risco, como o sedentarismo e má alimentação. “Além dos investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes, temos nos preocupado com as ações de prevenção, evitando assim os agravos a saúde da população”, argumenta.
 
O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, destaca que as pessoas que se encontram acima do peso ou com obesidade podem procurar os postos de saúde de seus bairros, e buscar o atendimento. Após a consulta com o clínico geral, ele observa que o paciente será encaminhamento para os profissionais do NASF de sua região.

NAEC inicia matrícula e rematrícula de alunos para o primeiro semestre de 2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou nesta semana a matrícula e rematrícula dos alunos para os cursos oferecidos no Núcleo de Artes, Educação e Cultura (Naec). Mas a Secretaria informa que devido às obras de reforma do prédio do Núcleo, as aulas só terão início no mês de abril.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, mesmo com o Núcleo em obras, as aulas nos Pólos de Atendimento, no período do Tempo Integral nas escolas e toda a programação cultural da cidade terão continuidade. “Nosso objetivo é reinaugurar o NAEC no dia 25 de abril e as aulas iniciam logo depois”, destaca o secretário.
 Os cursos oferecidos no Centro Cultural para este semestre são os seguintes: Aeromodelismo,  Desenho, Pintura, Coral, Flauta, Saxofone, Teatro, Violão, Violino, Violoncelo, inglês, Balé (Baby Class, Preliminar 1, Preliminar 2 e Básico) e as oficinas de Capoeira, Forró e Hip Hop.
Os interessados devem comparecer a sede do NAEC, que fica na Avenida Eusébio de Queiroz, 4.600, Centro, munidos com fotocópia do documento de Identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço, foto 3X4 e uma declaração da escola em que está matriculado.
O Prefeito Júnior, observa que a reforma do NAEC tem por objetivo atender melhor tanto aos profissionais, como aos alunos e população em geral que procuram o Núcleo de Artes e que as obras não representarão solução de continuidade para a Cultura na cidade, já que as ações hoje estão descentralizadas e acontecem em todas as comunidades da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário