APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

AQUIRAZ E EUSÉBIO EM MOVIMENTO

Festa de São Sebastião em Aquiraz, tem início nesta quinta,15- CONFIRAM A PROGRAMAÇÃO

Fotos: Joselito Araújo

A Paróquia São José de Ribamar, em Aquiraz,  que completa 302 anos de evangelização, realiza de 15 a 25 de janeiro, a Festa de São Sebastião, com o tema “Com São Sebastião, Evangelizar e Testemunhar a Caridade”.O pároco de Aquiraz e coordenador dos festejos, padre Robério Queiroz, diz que a devoção a São Sebastião é um fenômeno da fé em todo mundo. No Brasil, vários estados também expressam sua reverência, inclusive, no Rio de Janeiro, onde o santo é padroeiro.

Em Aquiraz, as comemorações chegam a reunir um número bem maior de católicos do que na ocasião das celebrações e comemorações do padroeiro São José de Ribamar, que acontecem no dia 19 de março.
"Este é um santo muito conhecido pela Igreja Católica, pois há uma identificação imediata com aquele que livra das pestes, pela intermediação com Deus", afirma o pároco.
Também é motivo de admiração pelos fiéis a maneira como São Sebastião viveu seu cristianismo, inclusive, morrendo como mártir em defesa dos ideais do Evangelho.
Em cada dia, após as celebrações religiosas, como de costume, haverá a parte social com barracas, leilões e eventos  culturais.
A  Programação  da Festa de São Sebastião em Aquiraz
Dia 15 de janeiro
Às 18h, procissão de abertura e hasteamento da bandeira; às 18h30min, missa presidida pelo Pe. Abner de Acarape animada pela Sagrada Família, estando responsável pela liturgia o Setor I (Centro, Gruta, Alto Alegre, Tabajara/Parque das flores, Chácara da Prainha, Divinéia,  CJ. Vitoria). Na Parte Social, Barraca,
Dia 16 de janeiro
Às 18h, novena; às 18h30min, missa presidida pelo Padre Antonio Carlos, do Conjunto Jereissati, animada pelo São José estando responsável pela Liturgia o Setor II (Prainha, Japão, Porto das Dunas). Na Parte Social, Barraca e Leilão com o Terço dos Homens.
Dia 17 de janeiro
Às 18h, novena; às 18h30min, missa presidida pelo Padre Josileudo, do Araturí, animada pelo Gênesis, estando responsável pela liturgia o Setor III (Jenipapeiro, Lagoa de Telha, Lagoa Funda, Lagoa das canas. Na Parte Social,  Barraca e leilão com a Legião de Maria, Terço das Mulheres e Bejaminas.
Dia 18 de janeiro
Às 18h, novena; às 18h30min, missa presidida pelo Padre Mateus, animada pelo Benjaminas, estando responsável pela liturgia o Setor IV (Machuca, Jucurutú, Riviera, Novo Aquiraz, Novos Rumos). Na Parte Social show com Mensageiros de Deus (de Caridade) Barraca e Rifa.
Dia 19 de janeiro
Às 18h, novena; às 18h30min, missa presidida pelo Padre Litércio, de Mangabeira, animada pela Sagrada Face, estando responsável pela liturgia: Setor V (Piau, Picão). Na Parte Social, Barraca e Noite cultural.
Dia 20 de janeiro
Às 18h, novena; às 18h30min, missa presidida pelo Padre, Valber do Conjunto Palmeiras animada pelo  Servos por Amor, estando responsável pela liturgia o Setor  VI (Jacundá, Vila Santo Antonio, Sítio Novo, Sítio Marquês).Na Parte Social, Barraca.
Dia 21 de janeiro
Às 18h, novena; às 18h30min,  missa presidida pelo Padre Jairo, da Paróquia do Carmo, no Centro, animada pela Comunidade Shalom, estando responsável pela liturgia o Setor VII (Camará, Telha e Lameirão). Na Parte Social,  Barraca e show.
Dia 22 de janeiro
Às 18h, novena; às 18h30min, missa presidida pelo Padre Francisco, da Pedras, animada pelo Tom Sagrado, estando responsável pela liturgia os Acólitos. Os Convidados desta noite são: Comerciantes de Aquiraz. Na Parte Social, Barraca e leilão com  MESC, MEP e Equipes de Nossa Senhora.
Dia 23 de janeiro
Às 18h, novena; às 18h30min, missa presidida pelo Padre Frei Jurandir, da Rádio Dom Bosco, animada pela Sagrada Família, estando responsável pela liturgia a Pastoral do Dízimo. Na Parte Social, Barraca.
Dia 24 de janeiro
Às 18h, novena; às 18h30min, missa presidida pelo Padre Reginaldo, do Parque Dois Irmãos, animada pelo Ministério Santa Cecília, estando responsável pela liturgia as Equipes de Nossa Senhora. Os convidados desta noite são: representantes da Prefeitura de Aquiraz, com todas as secretarias. Na Parte Social, Barraca e Leilão de São Sebastião.
Dia 25 de janeiro
Às 9h, missa presidida pelo Padre Antônio Simplício, do bairro Ellery, animada pelo São José, estando responsável pela liturgia: Pastoral da Criança e Catequese. Às 17h, procissão de encerramento e missa presidida por Dom Vasconcelos – Bispo Auxiliar de Fortaleza, animada pelo Ministério Misto. Os convidados deste dia são: Comunidades, Pastorais e movimentos. Na Parte Social, Barraca do ECC.

Mais Informações pelo telefone (85) 3361 1122, na Secretaria.

Jovens de Eusébio participam de solenidade da Junta do Serviço Militar

A 172a Junta do Serviço Militar de Eusébio realizou, na manhã da última quarta-feira, a formação de mais uma turma do Serviço Militar. Os jovens prestaram o juramento à Bandeira Brasileira, entoaram o Hino Nacional e em seguida receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). A solenidade acontece mensalmente e segue as determinações da 7a Delegacia do Serviço Militar, a qual a Junta de Eusébio está ligada.
 
Segundo a secretária da Junta de Eusébio, Solange Falcão, estão sendo convocados neste ano, os jovens nascidos em 1997. Eles devem comparecer a sede da JME, que fica no Mercado Central (Avenida Eusébio de Queiroz, Centro) munidos com documentação – Certidão de nascimento ou documento de identidade; comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador; e uma fotografia 3x4 (recente, de frente e sem retoques) para realizar seus cadastros. No mesmo dia é marcada a data de retorno para a solenidade e recebimento do documento de dispensa.
 
Solange destaca que o alistamento militar é obrigatório e deve ser realizado nos primeiros seis meses do ano em que o jovem completar 18 (dezoito) anos de idade. Ela observa que o não alistamento pode gerar 
diversos problemas ao cidadão, dentre os quais: ficar impedido de obter passaporte; ingressar como funcionário, empregado em instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional; inscrever-se em concurso público; exercer qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
 
A Junta Militar de Eusébio já foi condecorada pela 25a Circunscrição do Serviço Militar (CSM) com o Troféu Eficiência, oferecido aos parceiros municipais que efetuam o gerenciamento das Juntas Militares Municipais pelos relevantes serviços prestados. No ano passado, o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, Lauro Leite, também foi alvo de homenagem pela 25a CSM pelo apoio dado a Junta Eusebiense.




Programa de Residência Multiprofissional otimiza atendimentos em Saúde no Eusébio

Os profissionais dos projetos de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, que atuam no município de Eusébio, estão concluindo neste início de ano o Módulo 1 (R1). O projeto, iniciado no ano passado, tem como objetivo auxiliar a formação prática desses profissionais oriundos da Escola Pública de Saúde. 
 
O secretário de Saúde do município, Mário Lúcio, destaca que, neste primeiro ano do projeto, os profissionais aperfeiçoaram o aprendizado, fazendo do Eusébio um campo de prática para sua atuação, contribuindo também para a melhoria do atendimento nos locais onde atuam. Ele cita o exemplo do Posto de Saúde de Pedras, que recebeu os profissionais em Saúde da Família e Comunidade. “Lá eles criaram um projeto de acolhimento de pacientes, melhorando assim o atendimento local”, afirmou Mário Lúcio.
 
De acordo com a assistente social, integrante do projeto, Ana Maria Brito de Sousa, a melhoria do atendimento está atraindo pacientes de outros municípios, principalmente de Fortaleza. “Como a demanda externa é grande, criamos o serviço de acolhimento, fazemos o primeiro atendimento, mas explicamos que as pessoas devem procurar os postos de saúde de seus bairros e municípios”, destaca.
 
Segundo ela, outro diferencial foi à implantação do atendimento por agravo de saúde, em vez do realizado pela ordem de chegada. “Realizamos o acolhimento e dependendo do agravo encaminhamos para o atendimento médico. Criamos ainda um prontuário dos pacientes e assim podemos acompanhar a saúde das pessoas que procuram o Posto de Saúde”, destaca.
 
Ana Maria observa que além da otimização do atendimento aos pacientes, o Posto realiza também os programas direcionados pelo Ministério da Saúde, entre eles, o atendimento a diabéticos e hipertensos, puericultura, pré-natais, saúde da mulher, saúde do idoso e saúde do adolescente. O posto chega a atender, por dia, 70 pessoas. 
 
Segundo o Prefeito Júnior, os residentes contam um preceptor, em cada especialidade, que acompanham a prática e a teoria do aprendizado e os médicos do município atuam como orientadores. “A vinda desses profissionais tem dado uma grande contribuição para nossa cidade e quem sabe será um embrião de um projeto maior, o de trazer para o Eusébio a residência médica em saúde da família”, revelou.
 
Segundo o secretário Mário Lúcio, além do Posto de Pedras, os profissionais de Residência em Saúde da Família e Comunidade realizam atendimentos nos postos do Jabuti, Tamatanduba e Autódromo. Já os profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, realizam atendimentos no Centro de Atendimento Psicossocial Geral e no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas. O Programa de Residência Multiprofissional é resultado de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Eusébio e a Escola de Saúde Pública do Ceará. (ESP-CE)

Aquiraz melhora serviços públicos com incremento da arrecadação

Fotos: Joselito Araújo 

O secretário de Finanças de Aquiraz, Marcus Vinícius Veras Machado, diz que a receita própria do município, hoje, alcançando o patamar de 26%, já propicia substancial suporte às constantes melhorias na oferta de serviços públicos à comunidade. Em entrevista, o titular da Sefin destacou como um dos fatores decisivos para a diferenciada situação financeira do município, as providências tomadas visando o incremento na arrecadação de tributos, com destaque para o IPTU e o ISS.

Ascom- Quais os números atuais a representar  o incremento da arrecadação municipal?
Marcus Machado  - Podemos citar como exemplos o ISS e o IPTU.
Em 2014, o montante  arrecadado, com o ISS, chegou  a 11 milhões de reais. Ficamos entre as 10 maiores arrecadações do Estado. Já o IPTU, gerou mais de 10 milhões de reais para os cofres do município.
Ascom - Porque foi necessário reajustar valor do IPTU?
MM - Esse tributo vinha, desde 2005, sendo calculado com a mesma planta genérica de valores. Portanto, para que o município possa acompanhar a correção de valores, foi necessário,  um ajuste no ano de 2014. Com o lançamento do novo código tributário, fizemos as correções.
Ascom - E as correções de valores foram  de uma só vez?
MM - Não, foram divididas em três  anos, sendo a primeira etapa em 2014. Já este ano, faremos a segunda parte e finalizaremos, com o último terço, em 2016.
Ascom- É verdade que Aquiraz concede muitas isenções fiscais?
MM - Sim, o município de Aquiraz, talvez, seja o que mais tem casos de isenções, o que por si só já cumpre um relevante papel social. Como exemplos, temos isenção para imóveis com valores até 25 mil reais, viúvos, funcionários públicos municipais e ex-combatentes.
Ascom - E que ações a Sefin tem implementado para incrementar as receitas?
MM - Aquiraz tem trabalhado, fortemente, para melhor arrecadar e dado ênfase na mudança de hábito do contribuinte que era, até algum tempo, o de não pagar impostos. Para passar a pagá-los, prontamente,  têm sido realizadas várias ações,  através de campanhas educativas, com muita informação ao contribuinte.
Ascom - Qual é a principal destinação dos impostos arrecadados, como o IPTU?
MM - Não existe essa vinculação de que este imposto é  exclusivo para custear isso ou aquilo, de modo nenhum. A contribuição tributária não está amarrada à despesas específicas. Os impostos são arrecadados para atender as necessidades da sociedade de uma forma geral. Não se obriga a destinação desse ou daquele imposto para esta ou aquela despesa. Pode ser aplicado na saúde, na educação, na infra estrutura, na coleta de lixo, etc.
Ascom - Hoje, muitos municípios dependem, quase que exclusivamente, dos repasses do FPM. Como está Aquiraz diante desse panorama?
MM - Sim, é verdade que 90% dos municípios cearenses dependem direta e quase exclusivamente das cotas federais. Porém, Aquiraz não está incluído nesta estatística, pois nossa receita própria, hoje, chega a 26 %. Enquanto outros municípios, em sua maioria, arrecadam pouco mais de 1% de suas receitas.
Ascom - E sobre a destinação dos recursos, o que pode ser destacado?
MM - No último ano, nos possibilitou conceder aumentos de salários à educação e saúde, vale-transporte, vale-alimentação, foi implantado o Aquiraz Digital, que é um projeto ousado, pois leva internet de alta velocidade a todos os órgãos municipais e 16 praças do município, de forma gratuita à população; bem como a reforma e construção de postos de saúde. Sem esquecer da ampliação de muitas das despesas obrigatórias e necessárias para o bom funcionamento da máquina administrativa.
Ascom - No setor de fiscalização, o que mudou?
MM - Queremos apenas pedir aos moradores e proprietários de imóveis em Aquiraz que, se existe alguma pendência com o fisco municipal ou construção em um lote não informada, é melhor procurar a Prefeitura para regularizar a situação. Antes que a fiscalização faça a notificação. Para quem for flagrado, com imóveis provenientes de construções irregulares, as sanções serão bem maiores, pois incidirá cinco anos de IPTU, cinco anos de ISS, além de outras multas decorrentes desta irregularidade.
Ascom - Quando chega o boleto de IPTU deste ano?
MM - Estamos trabalhando, com afinco, para que, já a partir do final de janeiro, os boletos sejam colocados á disposição dos contribuintes. Em seus endereços, através dos correios ou via internet pelo nosso site sefin.aquiraz.ce.gov.br.
Mais informações:
Rua João Lima, 259- Centro
sefin.aquiraz.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário