APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO

Duas regiões do Eusébio têm alto desenvolvimento humano, segundo o Pnud

O Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras,  divulgado na semana passada, mostra o Eusébio em quarto lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) do Ceará com índice de 0,701, em 2010. A novidade do estudo foi à avaliação das chamadas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH) que apresentou o IDHM por bairros e regiões. Nesse estudo, o Eusébio teve duas regiões consideradas de alto e altíssimo desenvolvimento – a Região Central II e a Região do Alphaville I.
A Região Central II, que é integrada pelos bairros da Grande Sede (Centro, Lagoinha, Parque Havaí, Parnamirim, Pires Façanha, Autódromo, Urucunema, Coité)  teve o IDHM de 0,824, em 2010, o que coloca a região na faixa de Desenvolvimento Humano Muito Alto (IDHM entre 0,800 e 1). O que mais contribui para esse valor do IDHM, foi a Longevidade, com índice de 0,905, seguida de Renda, com índice de 0,824, e de Educação, com índice de 0,749.
A região Central II de Eusébio em 2010 ocupa a 67ª posição entre as 381 UDHs da Região Metropolitana de  Fortaleza. Nesse ranking, o maior índice é 0,945, encontrado na UDH Aldeota I, e o menor, 0,567, observado na UDH Conjunto Palmeiras I. No caso do índice da dimensão Longevidade, a região ocupa a 55ª posição no ranking da Região Metropolitana. No tocante à dimensão Educação, a UDH está na 111ª posição do ranking. Quanto à dimensão Renda, a UDH ocupa a 53ª posição.
Em 2010, enquanto na região Central II a esperança de vida ao nascer é de 79,3 anos, no município ela é de 72,7 anos e, na região metropolitana, de 73,9 anos. Em 2010, 89,89% da população de 6 a 17 anos da localidade estavam cursando o ensino básico regular com até dois anos de defasagem idade-série. Dos jovens adultos de 18 a 24 anos, 19,19% estavam cursando o ensino superior no mesmo ano.
A renda per capita média da região Central II era de 1.348,25, em 2010, enquanto no município Eusébio era de 623,01 e na RM de Fortaleza, de 688,72. Em 2010, a taxa de atividade da população de 18 anos ou mais era de 72,86% na UDH.
Já a região do Eusébio Alphaville, referente ao primeiro empreendimento da marca, construído próximo ao Beach Park, foi considerada uma Unidade de Desenvolvimento Humano (UDH) pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro, que elaboraram o estudo.
Essa região de Eusébio conta com cerca de 700 habitantes e teve seu IDHM medido em 0,937, em 2010, o 2º do Estado, só perdendo para a Aldeota, em Fortaleza. Esse valor situa a região na faixa de Desenvolvimento Humano Muito Alto. Os fatores que mais contribuíram para o índice foi a Renda, com índice de 1,000 (valor máximo), seguida de Longevidade, com índice de 0,938, e de Educação, com índice de 0,876.
A Unidade de Desenvolvimento Humano, Eusébio Alphaville ocupa a 2ª posição entre as 381 UDHs da Fortaleza. No caso do índice da dimensão Longevidade, a UDH ocupa a 1ª posição na Região Metropolitana. No tocante à dimensão Educação, a UDH está na 3ª posição do ranking e na dimensão Renda, a UDH ocupa a 1ª posição, sendo 1,000 o maior índice, o mesmo observado na Aldeota.

Secretaria e Conselho avaliam positivos resultados da Saúde no Aquiraz

Foto: Joselito Araújo
A secretária adjunta da Saúde, Olímpia Azevedo esteve reunida na manhã da última quinta-feira, 27, com todos os integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Aquiraz. O encontro, que aconteceu no auditório da Unidade Básica da Saúde da Família, sede II, no Centro, destacou os números conseguidos com a realização da Semana do Bebê e o sucesso da campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama, bem como levou até os conselheiros a proposta de aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal e a ampliação da rede de saúde de Aquiraz.
O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo, fiscalizador e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) na esfera municipal de Governo/ Integra a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, com composição, organização e competências fixadas na Lei nº 8.142/90.  Seu objetivo é consubstanciar a participação da sociedade organizada na administração da Saúde, como Subsistema da Seguridade Social, propiciando seu controle social.

Prefeito Júnior autoriza construção dos Postos de Saúde do Novo Portugal e Urucunema

O Prefeito Júnior assinou nesta quinta-feira (27) as ordens de serviços para a construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Urucunema e Novo Portugal. Os dois equipamentos vão beneficiar cerca de 2 mil pessoas nas duas comunidades e eram reivindicações antigas dos moradores. A assinatura das ordens de serviços, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, foi acompanhada pelo secretário de Saúde do município, Mário Lúcio Ramalho.
 
As duas unidades serão idênticas aos Postos de Saúde do Autódromo e Cararu. Terão Pátio Interno, Sala de Administração, Sala de Vacinas, Sala de Curativos, três Consultórios Médicos, um Consultório Odontológico, Sala de Observação, Sala de Atividades (auditório), Almoxarifado, Copa, Sala de Recuperação, Estocagem e Dispensação de Medicamentos (Farmácia), Sala de Inalação, Sala de Esterilização e Expurgo.
 
As duas obras serão construídas com recursos do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura Municipal de Eusébio, totalizando um investimento de R$ 408 mil, por cada obra. Segundo o secretário Mário Lúcio, a Unidade Básica de Saúde do Urucunema será construída em um terreno em frente o posto atual, que fica anexo a Escola Josefa Sá. “O posto atual é muito acanhado para atender a demanda daquela localidade. O novo equipamento trará melhores condições para o acolhimento dos pacientes”, afirma.
 
Com relação a UBS do Novo Portugal, o secretário informa que será construído no terreno anexo à creche Almir Ferreira da Silva. Para essa unidade será criada uma nova Equipe de Saúde da Família para atender a população daquele bairro. “Essa equipe será a 20o do Eusébio. Criamos nesta semana, com aprovação no Conselho Municipal de Saúde, a 19a equipe que atenderá a população do Jabuti Km 21, que por hora ficará atendendo à comunidade no Posto de Saúde do Jabuti Km 20”, destaca o secretário.
 
Segundo o prefeito Júnior os dois novos equipamentos ampliam também o acesso da população ao atendimento básico de saúde. Ele destaca que as melhorias, que foram promessa de campanha, contribuirão também com as ações de saúde preventiva. “Nos postos desenvolvemos várias ações de prevenção, como controle de hipertensão, diabetes, campanhas de vacinação, palestras educativas sobre amamentação, prevenção de câncer, realizamos todo acompanhamento das gestantes e ações em prol da saúde bucal”, frisa, acrescentando ainda que, nos Postos de Saúde de Eusébio, os cidadãos têm acesso a dois procedimentos que geralmente são realizados em hospitais e clínicas especializadas, que são a coleta de materiais para exames laboratoriais e ultrassonografia.

Demutran e Guarda continuam blitz educativa nas praias de Aquiraz

Fotos: Joselito Araújo 
As blitze educativas, que fazem parte da Operação Orla Segura nas praias de Aquiraz, tiveram continuidade no último final de semana, no Porto das Dunas e Iguape. A ação é realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Guarda Municipal nas ruas das principais barracas e vias de chegada às praias.
O objetivo é promover a organização da mobilidade, focando principalmente no condicionamento dos motoristas em direção a locais alternativos de estacionamento. Isso possibilita a desobstrução de vias e contribui para fluidez do tráfego.
Haverá fiscalização também na faixa da areia da praia, visando coibir o tráfego de  buggys e veículos com tração 4x4 em locais proibidos. A intenção é oferecer mais segurança aos banhistas.
As blitz são de caráter educativo e de reordenamento, visando um trânsito mais seguro e destacando principalmente a promoção da cultura de  paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário