APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO - 05.12.14

DISCRETO E EFICIENTE NO COMANDO

Já não é primeira vez e nem será a última. O advogado e vice-prefeito Paulo César Feitosa está no comando do executivo municipal de Eusébio e diga-se de passagem, de forma firme e forte. Sempre muito discreto, Paulo César Feitosa sabe conduzir muito bem a missão confiada pelo povo, de ser um vice atuante e fiel aos seus princípios. E para quem pensa que isso não é relevante, durante a última sessão na Câmara Municipal, vários projetos foram aprovados com a chancela de Paulo César Feitosa. Ele faz questão de frisar que tudo é feito em perfeita sintonia com seu prefeito Júnior, que está ausente do Estado, para que os projetos não parem de avançar em Eusébio. O que mais se destaca em sua personalidade, é que em qualquer função que esteja, não perde a condição de humildade e de acessibilidade com os munícipes. Paulo César Feitosa é sempre visto com facilidade em vários locais da cidade, atendendo e ouvindo as opiniões e sugestões dos amigos. 

Aquiraz avançando: Praças e logradouros passam por restauração e limpeza

Fotos: Joselito Araújo

A Secretaria de Infraestrutura do município de Aquiraz está realizando a restauração e limpeza de todos os logradouros e praças da cidade. A operação faz parte dos preparativos para as festas de fim de ano no município. Dezenas de servidores do setor estão envolvidos nos reparos que incluem, varrição, pinturas de meio-fio, podas em árvores e restauração de bancos e calçadões.
As praças onde já foram concluídos os serviços são: Praça da Matriz, a Praça dos Idosos, na Tapera, e a Praça da Secretaria de Administração, ao lado da Casa Paroquial. Segundo o secretário de Infraestrutura, Napoleão Leite Filgueiras, a Operação Limpeza

deverá estar concluída nos próximos dias. “Estes serviços, na verdade, são rotina da administração. Porém, neste último mês do ano, o trabalho aumenta para termos um Aquiraz ainda mais preparado para receber nossos visitantes”, diz Napoleão.
Mais informações:
Secretaria de Infraestrutura
Telefone: 4062-8090 - Ramal 9199

NASF Timbú encerra atividades relativas à Saúde do Homem

A Secretaria Municipal de Saúde de Eusébio, através do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF) do Timbú, realizou o encerramento da programação referente ao Novembro Azul, nesta quinta-feira (4), com a atividade “Manhã Saudável”. O evento foi realizado junto com a equipe do Posto de Saúde da Mangabeira e todo o território, tendo como tema: “Saúde do Homem, solucionando problemas e tirando dúvidas”.
O encontro, reuniu pacientes, idosos e moradores no Posto de Saúde da Mangabeira, e contou com uma palestra sobre os hábitos de vida saudável e sobre a prevenção ao câncer de próstata,sendo este último o foco maior da campanha realizada pela Prefeitura de Eusébio no Novembro Azul.
Segundo Adriana Arrais, fisioterapeuta do NASF-Timbú, os homens presentes foram orientados a procurarem as unidades de saúde pelo menos uma vez ao ano objetivando cuidado com asaúde. “Apesar de ser uma campanha do Novembro Azul, a prevenção não pode ser limitada em um mês, ela deve ser feita durante todo o ano”, ressalta.
O médico Ricardo Gonçalves, falou sobre os cuidados com a alimentação, citando exemplos de alimentos que podem fortificar a saúde inclusive de pessoas com doenças como diabetes e hipertensão. “É preciso que optemos por alimentos mais naturais para que doenças como o câncer de próstata, pressão alta e diabetes sejam evitadas”, destacou.
Já a enfermeira Miriam Clarissa afirmou que a Campanha do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Eusébio “Novembro Azul” é focada na necessidade de alertar os homens sobre a prevenção através da realização do exame de toque após os 45 anos de idade. “De cada três mortes por câncer no país, dois são homens e isso ocorre muitas vezes pela falta de prevenção”, frisou.
O Prefeito Júnior destaca que durante todo o mês de Novembro, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família da Lagoinha (Centro), Jabuti/Pedras e Timbu (Grande Mangabeira) realizaram ações alertando sobre a prevenção do câncer de Próstata. “O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais mata a população masculina. O diagnóstico precoce é fundamental e facilita, inclusive, o tratamento tornando-o menos invasivo”, afirma.

Prefeito Guimarães prepara entrega de Ubasf do Iguape reformada

A população do Iguape e localidades próximas, no distrito de Jacaúna, receberá no próximo dia 12, reformada e com nova estrutura funcional, a sua Unidade Básica de Saúde da Família (Ubasf). O posto atenderá das 8 às 17 horas, de segunda à sexta- feira, com equipe completa, formada por clínico geral, dentista, enfermeira, auxiliares e motoristas de ambulância à disposição 24 horas. Cerca de 3.600 mil pessoas serão beneficiadas pelo equipamento.
A unidade oferece amplo espaço de atendimento e, agora, conta com área coberta para reuniões, além das salas de consultas e ambientes para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde, planejamento familiar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e vacinação.
A Ubasf do Iguape faz parte de um grande projeto da Prefeitura de Aquiraz que reestrutura a rede de saúde municipal. O prefeito Antônio Guimarães lembra que, pelo menos, mais 14 unidades serão ampliadas e reformadas. Todas já estão com as ordens de serviços assinadas. Parte tem as obras aceleradas.

Banda Marcial Marta Cordeiro tem boa performance na Copa Nacional

A Banda Marcial Professora Marta Cordeiro, heptacampeã cearense na categoria Infanto-Juvenil, obteve boas colocações em dois torneios de nível nacional, realizados no fim do mês de novembro. Na Copa Norte e Nordeste, realizada no dia 22 passado, na cidade de Pacajus, a equipe ficou na quarta colocação disputando com as melhores bandas de 12 estados do país. Já na Copa Nacional, realizada no último fim de semana, o grupo eusebiense ficou entre os três primeiros lugares.
Segundo o regente da banda e coordenador do Núcleo de Música da Secretaria de Cultura e Turismo, José Honório, na Copa Norte e Nordeste, o Eusébio ficou no quarto lugar geral na categoria Infanto-Juvenil, tendo sido vice-campeão no Pavilhão Cívico; terceiro lugar com o Corpo Coreográfico e terceiro lugar também com o Mor (o comandante tem a função de orientar os músicos durante o trajeto percorrido a uma parada para execução de peças).
Já na II Copa Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado em Recife, que contou com a participação de 24 grupos de 11 estados do país, apesar dos resultados não terem sido oficializados, o Eusébio obteve dois terceiros lugares, na Coreografia e com o Regente. A Banda Marcial Professora Marta Cordeiro, conta com 94 participantes. Eles participam de bandas escolares, ou dos pólos de atendimento e são selecionados anualmente para participar da banda municipal.
Campeã desde 2007 do campeonato cearense, neste ano, a pedido da Associação do Movimento de Bandas e Fanfarras do Estado do Ceará (AMBFEC), a Banda Marcial eusebiense não competiu para dar oportunidade às demais bandas. Fez apenas uma apresentação de gala no evento.
O Prefeito Júnior destaca que a Banda Marcial Marta Cordeiro é uma referência no estado e que nas disputas regional e nacional, ela disputa com as melhores composições do país, que são as representantes dos estados de Pernambuco e Paraíba. “Ficar entre as melhores do país, já é um feito, mas vamos nos preparar para subir mais alto ainda no pódio”, destacou o gestor.
Ele frisa que o projeto Bandas e Fanfarras do Eusébio é um dos instrumentos utilizados pela administração pública como forma de resgate social. “O projeto tem possibilitado que muitas crianças e jovens ocupem seu tempo com uma atividade prazerosa e de capacitação, evitando os perigos das ruas”, argumenta. 

AMMA implanta o Ponto Biométrico dos funcionários

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) está implantando o ponto eletrônico biométrico dos funcionários com o objetivo de melhorar e otimizar o atendimento feito pelo órgão à população, como também, comprovar a presença e remunerar corretamente as horas extras ou mesmo controlar as ausências, sem justa causa, do servidor. “É uma via de mão dupla, pois tanto o funcionário ganha com o reconhecimento de seus direitos como a administração, que passa acompanhar a assiduidade e o desempenho dos servidores”, disse o presidente da AMMA, Celso Rodrigues.
O equipamento foi instalado em setembro e está em fase de adaptação. Segundo Celso, nesse período, os 47 funcionários da AMMA fizeram o cadastramento biométrico e estão se adaptando bem ao sistema, “antes fazíamos o ponto manual, que era sujeito a falhas. Agora o funcionário inclusive pode ter acesso ao espelho de seu ponto pelo computador”, revela.
De imediato, apesar de estar em fase de testes, o equipamento reduziu bastante as faltas dos funcionários. “Os funcionários terão 60 dias para se adaptarem ao ponto biométrico. Iniciaremos seu uso oficial a partir de 2 de janeiro. Eles estão cientes que, a partir de então, as faltas não justificadas serão encaminhadas ao setor pessoal para as medidas cabíveis. Essa é uma tendência do serviço publico cada vez mais prestar serviços de qualidade à população, com funcionários capacitados e cumpridores de seus deveres”, observa.
O equipamento do Ponto Biométrico identifica o trabalhador através da biometria; registra a marcação de ponto em sua memória; imprime o comprovante do trabalhador. Tem a função de otimizar a entrada e saída de funcionários; inviabiliza erros manuais através da automação de procedimentos e cálculos; não permite manipulação das marcações de ponto; garante uma operação totalmente automatizada e auxilia numa gestão legalizada relacionada com a freqüência dos funcionários.
Segundo o prefeito Júnior, a medida tomada pela AMMA é um passo a frente no relacionamento dos órgãos públicos com os funcionários. “Ponto Convencional  dava margem para fraudes, como um terceiro assinar pelos funcionários. Com o controle biométrico, as chances de burlas e fraudes é praticamente zero. Seu objetivo é otimizar o serviço realizado pela AMMA, como também comprovar a presença e remunerar corretamente o funcionário incentivando a assiduidade”, afirma o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário