APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO - 17.11.14

Eusébio realiza dia de alerta contra Diabetes

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou na última sexta-feira (14) as comemorações relativas ao Dia Mundial do Diabetes, em evento realizado no ginásio da Escola João de Freitas Ramos, no bairro Olho D’água. Organizado pelo médico do município, José Carlos, especialista e pesquisador em Diabetes e por profissionais do Posto do Olho D’água e pelo NASF –Timbú, o evento reuniu cerca de 200 pacientes que já fazem tratamento e demais pessoas da comunidade, que receberam orientações sobre os cuidados que devem ter com a saúde.
 
Segundo José Carlos, o atendimento aos pacientes com Diabetes é realizado toda quinta-feira no Posto do Olho D’água, para aonde acorrem pessoas de todo o município. Ele observa que mensalmente é realizado um ‘encontrão’ mensal, na Igreja da Assembléia de Deus do Olho D’água onde os pacientes assistem palestras sobre o pé diabético, nutrição, medição da glicemia e outras orientações.
 
“Resolvemos realizar anualmente, no dia dedicado ao tratamento do Diabetes, esse encontro com todos os pacientes do município e demais pessoas da comunidade, como uma forma de alertar sobre os riscos da doença. No evento informamos sobre os sintomas e são dadas as orientações necessárias para os cuidados com a saúde”, destaca o secretário de Saúde, Mário Lúcio.
 
Os pacientes, durante o evento, foram divididos nos grupos de trabalho sobre Nutrição Saudável, Odontologia, Pé diabético, Educação Física, Medição de Glicemia, e Orientações Gerais. Os pacientes primeiro realizaram a medição da glicemia e antes do lanche, participaram de uma palestra sobre Nutrição Saudável, onde receberam um texto sobre os dez passos para uma alimentação adequada e saudável. Após esse momento, cada grupo foi servido do lanche, a base de frutas, sanduíches naturais, tapioca, suco verde com acerola, sem adição de açúcar.
 
Os participantes passaram ainda pelos grupos de orientações sobre o Pé Diabético, no de Educação Física, e no de Orientações Gerais, onde o médico José Carlos conversou com cada paciente para saber o andamento do tratamento. Em não pacientes ele realizou a medição da glicemia. No grupo de Odontologia, os presentes participaram de palestra sobre saúde bucal, técnica de escovação, entre outros assuntos.
 
Segundo José Carlos, os encontros nas quintas e os mensais já se tornaram rotina entre os pacientes com Diabetes e os hipertensos que são acompanhados por ele e pelos profissionais do Posto do Olho D’água. Ele destacou que o Eusébio é o único município do Ceará que está disponibilizando o equipamento para medição de glicemia. Ele observa que 
atende ainda quinzenalmente na UPA do Eusébio.
 
O Prefeito Júnior observa que o Diabetes é uma doença crônica e por isso não tem cura, mas pode ser controlada com certos cuidados que o paciente deve ter. “O sedentarismo, a má alimentação, o estresse são os principais fatores de risco, mas buscamos realizar o diagnóstico precoce, através do acompanhamento dos pacientes hipertensos, e que desenvolvam alguns sintomas”, destaca.
 
Entre os sintomas mais freqüentes ele cita a Poliúria (urinar em excesso), sede demasiada, cansaço nas pernas, visão turva e obesidade. O doutor José Carlos, por sua vez, afirma que muitas vezes quem tem diabetes não apresenta sintoma nenhum, “esses estão no grupo de risco, pois a diabetes é uma doença silenciosa e é crescente principalmente entre as pessoas mais jovens”, conclui.

Guimarães mobiliza Aquiraz em busca do Selo Unicef

(Fotos: Joselito Araújo)

O I Fórum de Credenciamento ao Selo Unicef - Município Aprovado, edição 2013-2016, aconteceu no último sábado, 15, na Escola Estadual Alda Façanha (Avenida Nossa Senhora de Lourdes, s/n). A abertura dos trabalhos foi presidida pelo prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães. Na ocasião, ele reafirmou que os esforços pela efetivação de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes perpassam todas as áreas da gestão municipal.

Segundo o prefeito, a obtenção do Selo Unicef é de grande importância para qualquer município e, no caso de Aquiraz, seguindo sua orientação, todas as secretarias estão imbuídas de fazer o melhor. “Porque foi isso a que nos propomos e estamos fazendo. Com compromisso, qualidade e de modo linear, sem distinção de segmento social, zelando pela criança, pelo adolescente, pelo idoso, pela gestante, pelo quilombola, pelo indígena. Com o carinho de uma pai, de um avô, de um tio, de um amigo” enfatizou Guimarães.

Com a citação de números, o prefeito assinalou feitos nas áreas de educação e saúde. No ensino, por exemplo, a Prefeitura conseguiu qualificar de forma continuada nossos educadores. “O resultado é um IDEB, que mede o progresso na educação básica, 5,4 acima da média nacional que é de 4,9. Temos a maior e melhor frota de transporte escolar da Região Metropolitana, o transporte universitário para conduzir estudantes de nível superior à Fortaleza e articulamos a instalação de uma universidade em Aquiraz. Também, 46 das 50 escolas já têm o programa Mais Educação, que são turmas em tempo integral”, lembrou Guimarães. Já sobre a área de saúde, ele  informou que Aquiraz, hoje, faz adequações, reforma e constrói em 24 unidades básicas, tem 14 novas ambulâncias e o hospital vem sendo modernamente aparelhado em radiologia e equipagem de centro cirúrgico.
 Aquiraz já venceu duas edições do Selo realizadas em 2004 e 2008. Para este ano, sob a orientação do prefeito, o município trabalha, desde o início de 2013, para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores. O Selo é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
 O evento do Fórum foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Representantes de todas as secretarias, com destaque para as pastas de Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente; Ministério Público, sociedade civil, conselhos municipais, entidades não governamentais e igrejas participaram do Fórum. Crianças e adolescentes representaram 15 escolas do município, incluindo instituições municipais, estaduais e particulares.


Guarda Municipal é a primeira do país a utilizar o simulador Xtreme nos treinamentos

A Guarda Municipal de Eusébio é a primeira do País a utilizar em seus treinamentos Xtreme Shooting Simulation (XSS), um simulador de tiro desenvolvido por professores da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a empresa Crearetech. O simulador está auxiliando no treinamento de tiro dos 75 novos guardas municipais que participam de um curso de formação na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC).
 
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Lauro Leite, com esse treinamento os guardas municipais estarão aptos a utilizarem tasers (arma não que dispara um forte pulso elétrico, que imobiliza o alvo) e armas de fogo quando necessário. “O simulador além da economia, pois não são utilizadas balas, possibilita que o aluno aperfeiçoe a sua técnica através de um instrutor de tiro, que orienta quanto a sua postura, 
empunhadura, entre outros quesitos”, observa.
 
Segundo a instrutora de tiro, Kátia Santos, membro da Guarda Municipal de Fortaleza, no curso de 20 horas os guardas de Eusébio receberam orientações sobre a utilização de armamento de baixa letalidade (taser). “Eles aprenderam fundamentos como base, empunhadura, respiração, acionamento do gatilho e visado e em seguida passaram a treinar com arma de fogo através do simulador, onde foi possível apurar a técnica”, destaca.
 
O representante de Crearetech, Rômulo Fonseca, observa que o simulador conta um treinamento de tiro em stand fechado. “Esse projeto foi iniciado há alguns anos pela UFC, por solicitação da Secretaria de Segurança do Estado, que queria reduzir os custos com treinamento de policiais. Quatro professores iniciaram o projeto, e depois deram continuidade por conta própria. Um deles criou a empresa que hoje vai iniciar a comercialização do programa”, revela.
 
Ele observa que entre outras vantagens, a principal é o custo do programa, que chega a R$ 7.500,00 e pode ser utilizado até na luz do dia. Em cada tela podem treinar até cinco atiradores e em locais maiores podem ser utilizados módulos integrados para 20 atiradores simultaneamente. Os atiradores utilizar armas de verdade. Um aparelho com infravermelho em formado de bala é acoplado no cano da arma e funciona a cada acionamento do gatilho. “Os simuladores tradicionais são bem mais caros, chegam até a R$ 2 milhões e treinam uma pessoa por vez”, frisa.
 
Os resultados de cada atirador vão para um simulador web, com o número de tiros e acertos, tempo e pontuação de cada sessão de treinamento, “assim o instrutor poderá avaliar o desempenho do aluno e ver a sua evolução, como também verificar os pontos falhos para que sejam corrigidos”, destaca Rômulo, que acrescenta que essa tecnologia de baixo custo estará sendo comercializada até dezembro em todo o País.
 
O Prefeito Júnior destaca que o Executivo decidiu utilizar essa tecnologia genuinamente cearense, no treinamento dos novos guardas municipais, tanto pela confiança nos profissionais do Polo Tecnológico da UFC, como pelo baixo custo que o Executivo terá que despender com esse treinamento. Segundo ele, com o curso, o Executivo quer gabaritar os guardas para que atuem com moderação, temperança, lisura, e com respeito aos cidadãos na sua atuação no dia a dia na cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário