APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

AQUIRAZ EM AÇÃO - PREFEITO GUIMARÃES ARREGAÇA AS MANGAS E SEGUE AVANÇANDO

O prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães, prepara a divulgação de um balanço administrativo dos dois primeiros anos de gestão. Oportunidade para conhecer melhor feitos e projetos que se destacam em vários setores da municipalidade. A amostragem promete repercutir, pois coloca em evidência mudanças que simbolizam avanços na implantação de políticas públicas. Também, atesta o cumprimento de promessas assumidas ainda em campanha. Isto acontece na saúde, educação, geração de emprego e renda, turismo, infraestrutura, finanças e assistência social.
Apesar do perfil discreto do gestor, um empresário de comportamento fora do convencional na política, o objetivo da prestação de contas é informar êxitos e surpreender pelo compromisso em investir com transparência e responsabilidade. Áreas como a saúde, por exemplo, tem renovada toda estrutura funcional em atenção básica, hospital, centros de especialidades e transportes. Na educação, a cidade comemora índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima das médias estadual e nacional, além de ter superado a meta proposta pelo SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará). Resultados de um quadro favorável da rede de ensino local, que possui 800 professores, atuando em 50 escolas com 14.750 alunos matriculados, além da maior frota de transporte escolar em operação do Estado.
Já o atendimento a demandas como a escassez de água, acentuada desde 2012, vão resultar na entrega de 60 poços profundos e 38 chafarizes. A prefeitura pretende ainda reeditar, em 2015, o carnaval mais seguro do Ceará, com taxa de ocupação de 85% da rede hoteleira. Na área de assistência, Aquiraz conseguiu potencializar em 85% a concessão de benefícios sociais, entregar dois residenciais do Minha Casa Minha Vida, atender 7.200 pessoas em 12 localidades com o programa ação global e capacitar profissionalmente outra duas mil através do Pronatec.
Junto aos servidores, Guimarães implantou piso salarial e concedeu reajuste linear de 8,32% na folha, além de introduzir vale-transporte e vale-refeição. Nas finanças, um novo site trouxe mais transparência contábil, tributária e financeira à gestão, criou-se o plantão fiscal e um novo código tributário foi implantado. Também destaque-se que o mercado público foi reformado, o acesso gratuito à internet disponibilizado em praças, escolas e postos de saúde, bem como a iluminação pública mantida e ampliada com a contratação de empresa especializada.

Novos poços e chafarizes autorizados pelo prefeito

Foto:Joselito Araújo

Atenção com o problema da escassez de água em Aquiraz, acentuado desde o final do ano de 2012, vais resultar na entrega de 60 poços profundos e 38 chafarizes pela gestão municipal.
O prefeito de Aquiraz, Antonio Fernando Freitas Guimarães, já autorizou a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Pesca a contratar a perfuração de mais 30 poços, o que terá início na próxima semana. A meta é totalizar 60 poços instalados no período de dois anos da atual gestão.
Também são executados serviços de construção de 38 chafarizes. Hoje, 10 estão em pleno funcionamento.Até agora, o investimento em obras de recursos hídricos é da ordem de R$ 3, 3 milhões. Os distritos e respectivas localidades atendidas são: Caponga da Bernarda (Mirador, Maria Secundina, Vila São Francisco, Vila Nova e Sítio Quintas), Jacaúna (Iguape e Barro Preto) Assis Teixeira (Jenipapeiro), Sede (Machuca, Beira Rio e Jacundá), Serpa (Vila Melão, Cinzenta, Beira- Sol, Galileia, Vila Catita, Crioulo, Aroeira, Croatá e Estrada Nova), Camará (Telha, Malvinas, Santa. Maria e Sol Nascente), Tapera (Área Verde e Vila Pagã), João de Castro (Áreas Verdes) e Patacas (Pingo de Ouro).

Além dessas ações, o prefeito Guimarães conseguiu firmar convênio com o Governo do Estado, através do programa “Água para Todos” para instalação de sistemas de abastecimento d’água simplificado nas localidades. A execução fica a cargo do governo, que confiará o gerenciamento ao Sisar (Sistema de Abastecimento Rural) para instalação de hidrômetros e cobrança de taxa simbólica para manutenção do benefício.

Aquiraz realiza fórum de credenciamento em busca do Selo Unicef


O Fórum de Credenciamento para que o município possa concorrer ao Selo Unicef - Município Aprovado, edição 2013-2016, acontece no próximo sábado,15, na Escola Estadual Alda Façanha (Av. Nossa Senhora de Lourdes, s/n).

Aquiraz já venceu duas edições do Selo realizadas em 2004 e 2008. Para este ano, sob a orientação do prefeito Antonio Fernando Freitas Guimarães, o município trabalha, desde o início de 2013, para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores. O Selo é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O evento do Fórum está sendo organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Representantes de todas as secretarias, com destaque para as pastas de Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente; Ministério Público, sociedade civil, conselhos municipais, entidades não governamentais e igrejas vão participar do Fórum. Crianças e adolescentes representarão 15 escolas do município, incluindo instituições municipais, estaduais e particulares.

O eixo de Participação Social envolve a realização de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.

Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar metas, que estão relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Sobre o selo

O projeto começou no Ceará, no ano de 1999. Naquela primeira edição, dos 170 municípios inscritos, 27 receberam o certificado. Em 2004, experiência parecida foi desenvolvida pelo Unicef no Estado da Paraíba e, em 2006, após a realização de três edições bem sucedidas no Ceará, a participação foi ampliada para municípios de mais 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE). Juntos, estão comprometidos com o pacto "Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido", documento que atesta o compromisso assumido, no ano de 2004, pelos governadores, em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.

Festa Literária de Aquiraz cresce com apoio da Prefeitura

Foto: Joselito Araújo

Flaq traz grandes nomes em sua segunda edição, de 20 a 23 deste mês, no Engenhoca Park Ecoeducativo

O prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães, orientou sua equipe para oferecer total apoio ao evento. Ele justifica a mobilização em torno de iniciativas como a Flaq, destacando a expressiva relevância do incentivo às ações de cultura e educação para a municipalidade.

Prefeito Guimarães e Secretária Terezinha Holanda.


Bem sucedida, a primeira edição da festa deu combustível de sobra para a continuidade do evento. Tanto que, entre escritores renomados, já confirmaram presença: Carola Savaedra, Juan Pablo Villalobos, João Anzanello Carrascoza, Bernardo Kucinski, Pedro Bandeira e Socorro Acioli.

A Flaq terá mesas, oficinas, minicursos e encontros com o público. O homenageado deste ano é o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, autor de Zero, livro escrito durante a ditadura militar, que fala da repressão e do desejo de liberdade no país. Outra homenagem será ao poeta Artur Benevides, falecido em setembro, aos 91 anos.

Educação municipal em destaque

Entre as novidades desta segunda edição, está a FLAQ Infantil, com programação especifica. O evento paralelo acontecerá em dois momentos: com palestras, chamadas de “Encontro com o autor”, e através das oficinas. Uma oportunidade para ouvir escritores falando sobre a própria obra e percepções de temas diversos relacionados à literatura.

Escritores convidados visitarão escolas de Aquiraz durante os quatro dias de festa. Um dos fatores a motivar a escolha do município para evento é o favorável quadro da rede de ensino local, que aponta 800 professores em atuação em 50 escolas com 14.750 alunos matriculados. O acesso à Flaq é aberto a todo esse público, bastando apenas inscrição gratuita no evento.

Mais informações:
Inscrições pelo site www.flaq.com.br
Local:Engenhoca Parque.
Endereço: Rua Raimundo Coelho, s.n


Nenhum comentário:

Postar um comentário