APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

EUSÉBIO NÃO PÁRA, NEM A PAU E NEM À BALA

Três alunos de Eusébio se destacam em pesquisa na Fiocruz

A Educação de Eusébio continua dando bons frutos. Três alunos oriundos das escolas municipais, que hoje se encontram cursando o curso de Química da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, foram selecionados como pesquisadores juniores pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Os alunos Jamylle Jorge Ribeiro, que cursou o ensino fundamental na Escola Neusa de Freitas Sá; Alex Santos Ribeiro, originário da Escola Eduardo Alves e Kayenna Angélica Martins Sappi, da Escola São Miguel, trabalharam em uma pesquisa de desenvolvimento de fármacos.
 
Segundo Rafael Nascimento, coordenador do curso de Química, da Escola Profissional, como a Fiocruz está se instalando no Eusébio no Pólo Tecnológico de Saúde, na Precabura, a Fundação resolveu selecionar alunos eusebienses para participar do processo de elaboração e pesquisa de produtos que serão produzidos pela entidade. “Eles foram selecionados no ano passado, a pedido do doutor em Biologia, João Hermínio Martins, que atua na Fiocruz aqui do Ceará. Trata-se de um projeto de extensão do setor de pesquisa da Fundação, a Programação de Vocação Científica (Provoc). Eles atuaram com uma bolsa de pesquisadores juniores. Os alunos foram orientados quanto à utilização de um software que simula a criação de moléculas de proteína, por computador, para a fabricação de um fármaco. Eles já apresentaram o estudo através de um pôster e agora aguardam por um novo projeto. O resultado foi bastante elogiado pelos pesquisadores da Fiocruz”, afirma Rafael.
 
O resultado obtido pelos três alunos eusebienses, segundo o professor, deve-se a uma base sólida que eles trouxeram do ensino fundamental. Afirma que com essa base os alunos têm conseguido apreender com mais facilidade as disciplinas do ensino
profissionalizante. A Secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, destaca que Jamylle, Alex e Kayenna foram alunos que se destacavam já no ensino fundamental e para ela, o bom desempenho deles, junto a essa pesquisa da Fiocruz, não foi surpresa.
 
O Prefeito Júnior também destaca que o trabalho que vem sendo realizado com os alunos nas escolas da rede municipal de ensino tem esse objetivo, o de preparar os alunos para enfrentarem os desafios futuros, tanto nos estudos como na vida. “Nossa meta é formar excelentes alunos e bons cidadãos e esse resultado demonstra que estamos no caminho certo”, afirma.

Prefeitura de Eusébio divulga calendário cultural de outubro

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou o Calendário Cultural para este mês de Outubro, mês das crianças. Na última quarta-feira, a programação teve início com a primeira edição, do mês, do Cine Zé Ferreira, com a presença dos Idosos que são atendidos pelo Polo da Mangabeira. Antes da apresentação do filme, houve uma apresentação teatral para os idosos.
 
No dia 8, às 17 horas, tem início, no bairro Novo Portugal, o “Pintando o 7”, evento já tradicional do município voltado para as crianças, com brincadeiras, atividades culturais e lúdicas nas comunidades. O objetivo é homenagear o público infantil com uma programação festiva com muita arte, cultura, lazer e esporte. Na atividade são disponibilizados para as crianças, brinquedos infláveis e jogos. Acontecerão, ainda, de forma simultânea, exibições de arte circense, peças teatrais e filmes infantis, além de pintura facial, contação de histórias e distribuição de pipoca e algodão doce.
 
No dia 9, o Pintando o 7 estará no Ginásio da Escola Santa Clara, às 17 horas. No dia 10, acontece o “Sexta com Espetáculo”, com o evento “Junta Tudo e Joga Fora”, às 19 horas, na Praça do Parque Havaí. No dia 11, a Feira Cultural será na Praça do Pólo de Lazer da Grande Sede, tendo como atrações a banda Tributo Acústico e o Grupo de Teatro “Os Meninos do Teatro”.
 
A programação prossegue no dia 12, com a Feira Cultura e o Pintando o 7 acontecendo simultaneamente na Praça do Polo de Lazer, às 19 horas, com apresentações circenses. No dia 15, o Pintando o 7 vai à Praça do Km 19 no Jabuti; no dia 16 o evento acontecerá às 8 horas, na Escola Edmilson Pinheiro e às 17 horas na Praça da Escola São Miguel, no Cauassu.
 
No dia 17 será realizado o Esquina Musical, em frente ao Centro de Educação Infantil do Jabuti, no Km 20, às 19 horas, com a banda Tributo Acústico. Nesse mesmo dia, de 8 ao meio dia, o Pintando o 7 vai a atender as crianças da APAE, na sede do NAMME e às 17 horas vai para o Posto de Saúde do Amador.
 
No dia 18, às 19 horas, acontece uma nova edição do Pintando o 7, na Praça da Igreja da Mangabeira, com a banda Tributo Acústico e o Grupo de Teatro do NAEC. No dia 22, será a vez da comunidade da Encantada receber a programação destinada às crianças, no Ginásio da Escola, Francisca Tavares de Abreu. No dia 23, o Cine Zé Ferreira atenderá a membros da Casa do Idoso da Mangabeira, no NAEC, às 9 horas e o Pintando o 7 vai à comunidade do Timbú, na Praça em frente ao NASF, a partir das 17 horas.
 
No dia 24, o Pintando o 7 chega à Praça da Igreja da Tamatanduba, às 17 horas. No dia 25, a Feira Cultural e o Pintando o 7 estarão juntas novamente, desta feita na Praça do Santo Antônio, a partir das 19 horas, tendo como atrações principais o “Forró dos Constantinos” e o Grupo de Teatro do NAEC.
 
No dia 26 acontecerá o Passeio Eco-Turistico, com saída do NAEC, às 8 horas e no dia 31, a programação será encerrada com o evento “Eu e o escritor”, com a participação de Gilmar Chaves, na Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, a partir das 15 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário