APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O município de Eusébio vem obtendo destaque pelo bom desempenho em áreas como educação, saúde e geração de empregos. Dispondo de estrutura e serviços básicos de qualidade, a cidade tem atraído cada vez mais moradores da Capital, que tentam fugir da agitação urbana sem ter de abrir mão da proximidade com a metrópole.
Com pouco mais de 46 mil habitantes, Eusébio passa hoje por grande crescimento no setor imobiliário. A cidade conta com cerca de 400 condomínios residenciais, tendo perspectiva de expansão nos próximos anos.
De acordo com o prefeito José Arimatéa Barros Júnior, o município trabalha para oferecer acessibilidade e serviços diversificados à população. "Para otimizar nossa estrutura, temos facilitado a vinda de grandes empreendimentos para Eusébio, mobilizando todas as secretarias municipais para desburocratizar o processo de instalação das empresas", explica o prefeito.
O gestor afirma que, nos próximos meses, pelo menos três grandes organizações devem começar a operar no município, sendo elas um shopping center, que será inaugurado em outubro, uma concessionária de veículos e um supermercado atacadista. Com as novas empresas, o prefeito espera avançar na área de emprego e renda, ao mesmo tempo em que promove o aumento da oferta de serviços e opções de comércio à população.
Os indicadores positivos do Eusébio dizem respeito, também, à qualidade na área da saúde. Dispondo de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma policlínica com 18 especialidades médicas e um hospital, o município destaca-se por não ter filas para a realização de cirurgias eletivas e pelo baixo índice de mortalidade infantil.
Enquanto a média nacional é de 14 óbitos a cada mil nascidos vivos, a taxa de Eusébio é de apenas nove, estando entre as menores do País.
Atendimento
Da mesma forma, de acordo com o prefeito, os postos de saúde do município conseguem dar conta de toda a demanda da atenção primária, evitando sobrecarregar os hospitais. "Enquanto o SUS preconiza que os postos devam atender a até 1.500 famílias, a nossa unidade de saúde mais movimentada atende em torno de 600, facilitando o acesso à saúde", afirma José Arimatéa Júnior.
A maternidade de Eusébio passou por reforma em 2013, passando a oferecer também estrutura para o parto humanizado. O estabelecimento deverá ganhar o título de referência na Rede Cegonha da região, que abrange 10 municípios.
Eusébio pode se tornar um polo industrial tecnológico e farmacêutico. De acordo com o prefeito, a cidade receberá instituições de pesquisa de renome nacional, como o Instituto Renato Archer, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que atua na pesquisa em tecnologia da informação, e a Bio-Manguinhos, divisão da Fundação Osvaldo Cruz responsável pelo desenvolvimento de vacinas.
Além disso, a cidade espera receber uma unidade da indústria farmacêutica Isofarma. A intenção do prefeito é fazer do município uma "zona franca da saúde", oferecendo incentivos fiscais a fábricas de medicamentos.
O investimento na rede de ensino é mais um fator que tem contribui para o desenvolvimento de Eusébio.
Educação
Todas as escolas e creches municipais funcionam em tempo integral. Como diferencial, alunos do 6º ao 9º ano recebem aulas da disciplina de "Formação humana e cidadania", que aborda temas como família, respeito, preconceito, sociabilidade, além de noções sobre poder público.
Mesmo com avanços significativos em áreas consideradas primordiais, Eusébio ainda enfrenta desafios em setores elementares para a qualidade de vida da população. A principal delas, segundo o prefeito Arimatéa Júnior, é a deficiência no saneamento básico. "É o grande problema das pequenas e médias cidades. Neste ponto, o município fica refém dos governos estadual e federal, uma vez que os investimentos são muito altos", ressalta o prefeito.
Visando atenuar a deficiência, Arimatéa explica que ainda neste ano o município deve lançar o plano de resíduos sólidos, com a finalidade de traçar as necessidades do município para os próximos 20 anos. Por meio da iniciativa, pretende-se realizar audiências públicas em cada bairro, com o intuito de identificar e resolver as demandas de cada um individualmente.
Índice
Eusébio é destaque no ranking cearense e nordestino do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na semana passada, que leva em conta os indicadores do município do ano de 2011 em áreas como educação, saúde e emprego.
Na classificação nacional, Eusébio aparece em 50º lugar, tendo alcançado 0,8563 pontos na escala que vai de 0 a 1. O IFDM aponta o município como tendo o maior PIB per capita do Ceará.
Mais informações
Prefeitura Municipal de Eusébio
Rua Edmilson Pinheiro, 150
Telefone: (85) 3260.5145
Www.Eusebio.Ce.Gov.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário