APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

EUSÉBIO EM AÇÃO - AVANTE!!!

NASF realiza atendimento especializado aos eusebienses


A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, oferece um serviço especializado nas comunidades através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs). O município conta com três unidades – Lagoinha, Timbú e Santo Antônio/Pedras. Cada um está vinculado a seis equipes de saúde da família.
 
Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família de Eusébio, a enfermeira Nelci Bezerra, cada NASF conta com dois fisioterapeutas, um psicólogo, um assistente social, um nutricionista (exceto o NASF da Lagoinha que conta com dois profissionais nessa área) e um educador físico. O atendimento aos pacientes é referenciado pelas Unidades Básicas de Saúde e acontecem ou nos próprios núcleos, nos postos de saúde ou mesmo no domicílio do paciente que tiver dificuldade de locomoção.
 
Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho, os atendimentos seguem um cronograma elaborado junto às unidades de saúde, mas os profissionais dos NASFs atendem também nas Casas dos Idosos do município, onde realizam atendimento em fisioterapia, nutrição e através de educador físico.
 
Segundo o prefeito Júnior, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família tem como objetivo principal dar suporte às equipes de saúde da família em atendimentos especializados, e tem como responsabilidade central, atuar e reforçar as diretrizes na atenção à saúde, tais como: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização. “As equipes do NASF também possuem espaços de discussões para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos em grupo constituindo processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF atua de forma compartilhada e como apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família” observa.
 
O prefeito destaca ainda que cada NASF está dividido em nove áreas estratégicas, que são: atividade física/praticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/ do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.

Prefeitura de Eusébio realiza Serviço de fortalecimento das famílias


A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltado para a faixa etária de zero a 70 anos. O programa acontece nos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas oito Casas dos Idosos do município. O objetivo é fortalecer os núcleos familiares através de atividades como; palestras, ações de convivência e atendimentos especializado, por profissionais capacitados.
 
Segundo a coordenadora do serviço, a assistente social Marta Mendes, esse trabalho é acompanhado por uma técnica de referência da Secretaria a partir dos três CRAS do município – Lagoinha, Jabuti e Mangabeira, que junto com um orientador social, trabalha no planejamento e execução das atividades.
 
O atendimento das crianças acontece nos três CRAS, em dois dias da semana, com atividades lúdicas e brincadeiras toda a família. No CRAS-Sede (Lagoinha) os encontros acontecem às segundas e quartas-feiras, no período da tarde. Já no CRAS-Mangabeira, as atividades são nas quartas e sextas-feiras, pela manhã e no CRAS-Jabuti, nas terças e quintas-feiras, no período da tarde. Ao todo são atendidas 30 crianças.
 
Segundo Marta Mendes, o pequeno número de atendimentos ocorre devido a extensa rede social oferecida pela Prefeitura às famílias. “Realizamos ações buscativas, mas a maioria das crianças já participa de atividades no Período do Tempo Integral nas escolas municipais ou de cursos nos Pólos de Atendimento e NAEC, além de atividades esportivas. Essa rede tem auxiliado bastante no fortalecimento de vínculos familiares, como também tem proporcionado às crianças e jovens atividades proativas e lúdicas de qualidade”, destaca.
 
Com relação a atividades com os idosos, as oito casas (Parque Havaí, Cauassu, Tamatanduba, Timbú, Mangabeira, Santo Antônio, Santa Clara e Jabuti) atendem mais de 400 idosos, sendo que o funcionamento ocorre duas vezes na semana, exceto a casa da Sede-Parque Havaí, que funciona de segunda à sexta. “Os idosos adoram as atividades e voluntariamente procuram às casas. Eles participam de momentos de socialização, de atividades físicas e recebem atendimentos de profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) que funcionam na Lagoinha, Timbú e Jabuti”, assevera.
 
O prefeito Júnior afirma que esse serviço realizado pela Prefeitura, tem obtido excelentes resultados, principalmente com relação ao fortalecimento das famílias. “O serviço, principalmente o direcionado às crianças, tem como missão atender as famílias desestruturadas e que não acompanham o dia a dia dos seus filhos. Com as atividades os pais passam a se conscientizar de suas responsabilidades e com isso toda a família ganha. Já com relação aos idosos, o ganho maior é com a saúde física e mental dos participantes. Com as atividades eles ganham mais resistência, se sentem produtivos e conseguem ter uma vida saudável e feliz”, afirma o gestor municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário