APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

sexta-feira, 13 de junho de 2014

EUSÉBIO NÃO PÁRA E POPULAÇÃO COMEMORA VITÓRIA DA SELEÇÃO

* EUSÉBIO COMEMORA VITÓRIA DA SELEÇÃO COM 50% DO 13º NO BOLSO


O funcionalismo público de Eusébio acordou feliz da vida nesta sexta-feira "13". É que a Prefeitura Municipal pagou 50% do 13º salário de 2014, injetando uma boa dose de recursos na economia do município. A ideia é aproveitar o período de Copa do Mundo, aliando com os festejos de aniversário do município e aliviar as contas dos munícipes. Segundo o prefeito Júnior, o que já era feito sempre próximo ao dia 23 de junho, data de fundação do município, agora foi antecipado para aproveitar o embalo da Copa, onde as famílias se reúnem para assistir aos jogos do Brasil.  

* Férias escolares começam dia 12 de junho


A Secretaria Municipal de Educação de Eusébio (Seduce) informa que as férias escolares, deste ano, acontecerão no período de 12 de junho a 14 de julho e durante esse período as escolas da rede municipal continuarão funcionando de 8 às 13 horas, de segunda à sexta-feira, para atendimento à comunidade. A Secretaria de Educação também funcionará no mesmo horário e dias.
Com relação aos Centros de Educação Infantil (CEI), a Secretaria informa que funcionarão normalmente no período, para que os pais possam continuar trabalhando com tranqüilidade enquanto seus filhos permanecem em um lugar seguro, com atendimento integral dos profissionais da Educação.
Nesta quarta-feira, dia 11, as atividades referentes ao programa Copa do Mundo nas escolas também entram em recesso. No retorno em julho, as Escolas  da Lagoinha, São Miguel, Izídio José Campina e do Cararu farão a culminância do projeto, onde cada turma apresenta o melhor trabalho apresentado em sala de aula.

* Prefeitura realiza curso de eletricista industrial


A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento
Social, está com inscrições abertas para o curso de Eletricista Industrial. O curso será realizado nos turnos da manhã e tarde no Polo ABC do Parque Havaí. Os interessados devem fazer a inscrição no local do curso, até o dia 13 de junho, no horário comercial.
 
Para a inscrição é necessário apresentar a Declaração do NIS (Bolsa Família), RG, comprovante de residência e declaração de escolaridade. É necessário ter pelo menos o 5o ano do ensino fundamental, ter idade mínima de 16 anos. No caso do interessado ser menos de idade, deve comparecer ao ato de inscrição com um adulto responsável.
 
Os cursos oferecidos pela Prefeitura são realizados com apoio do Pronatec e visam a capacitação dos trabalhadores para o mercado de trabalho. No ABC do Parque Havai, estão em andamento os cursos de Garçom e de Cabeleireiro. Já no Polo de Atendimento à Juventude da Mangabeira, está acontecendo o curso de Cabeleireiro com 19 alunos, que prossegue até o dia 13 de agosto. Os cursandos estão aprendendo o corte e tratamento de cabelo, além de vários tipos de produtos. No final, eles sairão com o diploma de Cabeleireiro Assistente.

* Lançado Programa de Residência Multiprofissional


Em audiência pública nesta segunda-feira, dia 9, realizada na Câmara Municipal de Eusébio, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, lançou o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. No evento, que contou com a presença do prefeito Júnior, foi também apresentada à prestação de contas e ações realizadas pela Secretaria de Saúde, referente ao primeiro quadrimestre deste ano.
 
O prefeito Júnior observou que o lançamento do Programa de Residência Multiprofissional é um marco histórico para o município do Eusébio. “O Eusébio tem uma estrutura de saúde que contempla 100% de cobertura primária. Parece um número simples, mas não é. Se compararmos com os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e com outros do mesmo porte do nosso. Com esse trabalho tivemos como resultado, a menor mortalidade infantil do Brasil. Para chegarmos a esse patamar foram anos e anos de trabalho dos nossos profissionais e estamos conseguindo manter as conquistas, apesar das dificuldades”, ressaltou.
 
Segundo o gestor, com seu sistema de saúde organizado e com profissionais capacitados, o Eusébio se credenciou para uma nova fase – a de formar profissionais de qualidade e prover a ciência e a pesquisa. “O Eusébio estará em breve recebendo a Fiocruz, a Fábrica de Vacinas Biomanguinhos e o Instituto Renato Archer, que vão tornar nosso município um centro nacional de formação de profissionais em Saúde. Agora estamos recebendo onze profissionais que vêm em busca do ensino e da pesquisa em nossa cidade. É um sonho que começou há um ano e agora se concretiza e será o início para ampliarmos para outras especialidades. Quem sabe, no futuro, possamos oferecer o internato, que é a última fase da formação médica e também a residência médica”, asseverou.
 
Em seguida, o secretário de Saúde destacou que a residência multiprofissional está trazendo graduados que farão uma imersão de dois anos no sistema de saúde do município. “Na verdade é um curso de pós-graduação, onde os profissionais vem aperfeiçoar seu aprendizado, fazendo do Eusébio um campo de prática para sua atuação. Esses residentes terão um preceptor, em cada especialidade, que acompanhará a prática e a teoria do aprendizado. A vinda desses profissionais vai dar uma grande contribuição para nossa cidade e quem sabe será um embrião de um projeto maior, pois o desejo do prefeito é trazer para cá a residência médica em saúde da família”, revelou.
 
Após a apresentação dos residentes multiprofissionais, teve início a segunda parte da audiência pública onde o secretário Mário Lúcio expôs a prestação de contas e ações da Secretaria de Saúde dos meses de janeiro a abril, em conformidade com a lei complementar 141/2012, artigo 36.5.
 
Segundo o secretário, nos quatro primeiros meses do ano foram realizados 236.151 procedimentos, sendo 69.229 nas Unidades de Saúde Básicas. No Serviço de Atendimento Domiciliar, foram 399 atendimentos a pacientes graves; 86.522 visitas dos agentes de saúde e de endemias; 530 procedimentos da Vigilância Sanitária; 6.020 transportes de pacientes; 6.023 atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas; 9.542 na Policlínica de Especialidades Médicas e 3.843 procedimentos no Centro de Reabilitação.
 
Já no Centro de Atenção Psicossocial Geral (CAPS-Geral) foram 2.581 atendimentos e no CAPS Álcool e Drogas, 868; A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por sua vez, realizou 19.717 procedimentos de janeiro a abril. No Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá foram 1.245 pessoas atendidas e na Clinica de Diálise, 14.851. Segundo o secretário, a Clínica de Diálise, apesar de ser uma unidade privada, recebe recursos do Ministério da Saúde e não da Prefeitura para atender pacientes de 10 municípios da Região. “O Eusébio repassa o recurso, devido o equipamento estar em nosso território, mas nenhum recurso sai dos cofres da prefeitura para esse serviço”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário