APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO - EM RITMO DE COPA DO MUNDO

Prefeitura de Eusébio realiza reunião do GGIM

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), realizou a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, tem como objetivo unir todas as secretarias municipais em ações de segurança e cidadania para os munícipes do Eusébio.
 
O encontro, coordenado pelo prefeito Júnior, tratou de diversos assuntos referentes à questão da segurança pública. O prefeito Júnior disse ter ficado feliz com a decisão do Senado Federal de aprovar o uso de armas de fogo pelas Guardas Municipais. “O relatório da senadora Gleisi Hoffmann retrata tudo que estamos fazendo aqui, que é a integração da nossa Guarda com a Polícia, no sentido de reduzir os índices de criminalidade. É a municipalização da segurança pública cada vez mais próxima. Temos feito o que está ao nosso alcance, apesar dos poucos recursos”, disse.
 
O prefeito falou ainda da possibilidade do Eusébio vir a instalar nas suas vias uma iluminação de LED, que melhoraria a iluminação pública e reduziria bastante o custo da Prefeitura. “Estamos trabalhando para isso, apesar do custo da instalação ser cara, mas vamos fazer um projeto piloto na Praça do Pólo de Lazer”, afirmou.
 
Com relação ao concurso realizado para Guardas Municipais, o prefeito observou que foram convocados os 50 primeiros e mais 33 para participarem do curso de formação. “Esses 33 poderão ser chamados a assumir em casos de necessidade. Hoje temos 126 guardas municipais, com mais 50 passaremos a 176, um contingente adequado para nossa população”, asseverou. 
 
O prefeito destacou ainda que devido à realização da Copa do Mundo, a prefeitura resolveu não realizar a festa de São João neste ano, por problemas de segurança, já que todo o efetivo será deslocado para a Capital, devido os jogos e os possíveis protestos que acontecerão. “Achamos mais prudente não realizar a festa que acontece em um período de até cinco dias, mas no Dia 23 teremos uma vasta programação, iniciando com esportes, cultura e à noite, após o jogo do Brasil teremos quadrilhas no Pólo de Lazer”, frisou.
 
Ficou acertado ainda que serão realizadas blitze em toda a cidade, nos dias de jogos do Brasil devido o grande índice de consumo de bebida alcóolica. O secretário de Cultura, Léo Abreu, observou que em reunião com os barraqueiros, informou sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores e que no caso de flagrante a mercadoria será apreendida e só liberada no final do evento.
 
A segurança será reforçada nos locais onde a Prefeitura vai dispor telões para que a comunidade assista aos jogos da Seleção Brasileira – na Praça 23 de Junho (Sede), Praça do Jabuti KM 20, Praça do Santo Antônio e Praça da Mangabeira.
 
Quanto aos plantões de Guarda Municipal para conter a poluição sonora ficou acertado que será solicitada a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) que realize plantão nos fins de semana e feriado para recebimento dos equipamentos apreendidos pelas blitze.
 
Com relação ao apoio do Conselho Tutelar, quando da apreensão de menores infratores pela Polícia, o conselheiro Edney Castro informou que pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o pai o responsável é quem deve ser acionado para assinar o termo de compromisso para a liberação do menor, e no caso de ausência este deve ser recolhido para uma unidade de atendimento socioeducativo.
 
A pedido do prefeito o Conselho Tutelar vai disponibilizar nos 30 dias que acontecerão a Copa do Mundo, o nome e telefone dos conselheiros plantonistas para a Polícia, para que sejam acionados em caso de necessidade. 
 
Participaram da reunião, o prefeito Junior; o secretário de Cultura, Léo Abreu; o secretário de Saúde, Mário Lúcio; a assessora de Políticas para Mulheres, Elêusis Gonçalves; o comandante do Ronda do Quarteirão do Eusébio, capitão Giorgio Gonçalves; o representante do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Josely Julião Jr.; o tenente Coronel Ramos, do 15o Batalhão da Policia Militar; Katiana Moura, do Creas, Danilo Paixão da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e Edney Castro do Conselho Tutelar.


FLAQ

Aviso à Imprensa – Lançamento da FLAQ 2014 – 16 de junho

Ignácio de Loyola Brandão vem ao Ceará para o lançamento da FLAQ – Festa Literária de Aquiraz 2014

Festa das letras está confirmada para novembro e aposta novamente na relação entre literatura e educação, com muitas atividades dedicadas ao público infantil
O escritor Ignácio de Loyola Brandão e a curadora Mona Dorf lançam neste 16 de junho, segunda-feira, às 11 horas, a edição daFLAQ – Festa Literária de Aquiraz 2014 (www.flaq.com.br).
Autor homenageado deste ano, Ignácio de Loyola Brandão comemora quatro décadas da publicação de seu romance Zero. Censurado no Brasil, o livro saiu originalmente em uma edição italiana, em 1974. Uma exposição com cerca de 20 painéis tratando dos livros e dos momentos marcantes do autor de Não Verás País Nenhum será aberta no dia 20 de outubro, com pré-estréia na Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo.

A FLAQ 2014 acontecerá de 20 a 23 de novembro, no Engenhoca Parque Educativo, tendo como aposta o incentivo e a mobilização da rede pública e particular de ensino da cidade cearense e de outros municípios em torno da literatura. Em 2013, a FLAQ recebeu 1,5 mil visitantes em quatro dias de festa, e a expectativa dos organizadores é dobrar o público este ano.

Uma grande novidade para 2014 é a inauguração da FLAQ INFANTIL, um festival paralelo dedicado às crianças e jovens, com programação exclusiva e participação de autores consagrados, como Pedro Bandeira, Socorro Acioli, Ilan Brenman, entre outros.

A homenagem à Loyola Brandão tem muitas razões, mas uma delas se prende ao fato do autor ter uma relação afetiva com o Ceará. Seu último livro de crônicas, O Mel de Ocara (Editora Global), refere-se no título a um presente que recebeu de uma senhora na cidade cearense. A obra acaba de ser indicada ao Prêmio Brasil Telecom 2014, na categoria Contos e Crônicas. 

Escritor consagrado, ícone de gerações por suas ideias combativas, Loyola Brandão, aos 78 anos, transita entre uma vasta audiência, inclusive o professor, graças ao seu comprometimento com a palavra em sua acepção mais ampla.

A lista de escritores confirmados para o festival inclui a jornalista Miriam Leitão, que começa a se dedicar à ficção, na mesa Do jornalismo à literatura, ao lado Sérgio Abranches; sob o tema Literatura Marginal, se apresentam o mexicano Juan Pablo Villalobos e o brasileiro Ferréz. Pedro Bandeira, Mary Del Priore, Bernardo Kucinsky, Chico César, Luciana Savaget, a chilena Carola Saavedra, entre outros.

O compositor e secretário de Turismo da Paraíba, Chico César, fará uma mesa literária sobre racismo no próprio dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra.

“São muitas as surpresas para este ano: está programada a vinda de 16 autores; uma mesa dedicada ao cordel; além de termos decidido homenagear um autor vivo, vamos inaugurar também a FLAQ Infantil, dedicada às crianças, que terá uma programação especialmente formatada para elas, com mesas exclusivas e outras atividades”, afirma Mona Dorf, curadora da FLAQ.

A edição da FLAQ – Festa Literária de Aquiraz 2014 conta com patrocínio do Itaú Cultural e apoios da Prefeitura Municipal de Aquiraz, da Editora Ática e Editora Global.

Em 2013 – a primeira edição da FLAQ contou com o argentino Mempo Giardinelli, um entusiasta da contação de histórias, que abriu a programação repleta de grandes escritores, como os cearenses Ana Miranda, Xico Sá, Ronaldo Correa de Brito, Sidney Rocha e Tercia Montenegro, e os consagrados Luiz Ruffato e Mário Prata.

Sobre Aquiraz – a primeira capital do Ceará, fundada em 1699 como Vila e hoje com cerca de 70 mil habitantes, oferece a seus visitantes uma infinidade atrações. História, artesanato e culinária típica, além das belas paisagens locais, que se misturam e criam um verdadeiro leque de opções para todos os gostos e vontades. O município é banhado pelo Oceano Atlântico e tornou-se destino turístico há décadas graças aos 36 km de praia e belezas naturais que motivaram programas oficiais de incentivo à atividade turística na região. O parque hoteleiro é o segundo maior do estado (cerca de três mil leitos), atrás apenas da capital Fortaleza.

Serviço
Lançamento da FLAQ -  Festa Literária de Aquiraz, edição 2014
Quando: 16 de junho
Horário: 11 horas
Onde: Ler Livraria – Shopping Aldeota

Prefeitura de Eusébio soluciona falta d’água no Jabuti 19

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Obras, está buscando uma solução imediata para regularizar o abastecimento d’água na localidade do Jabuti, km 19, com a perfuração de três poços profundos, de uma cisterna e a construção de uma caixa d’água. Segundo o secretário de Obras, Sebastião Albuquerque, a falta d’água na região decorre de um problema técnico, pois o encanamento existente tem um diâmetro pequeno o que impede uma vazão maior de água. 
 
“A saída para aquele problema seria colocar uma nova encanação com diâmetro maior, mas para isso teríamos que fazer uma obra em plena BR-116, uma estrada federal, o que dificulta nossa ação. Pedimos ao Dnit, que é o órgão federal responsável pela rodovia, autorização para a obra, mas ele solicitou uma sondagem do subsolo, já que na região existem diversos cabeamentos de celular, internet, gás e fibra ótica. Como a parte interessada é a Prefeitura, estamos estudando a melhor maneira de fazer esse estudo”, observa. 
 
Outra possibilidade seria utilizar o Método Não Destrutivo (MDN), que consiste na escavação de um túnel horizontal utilizando técnicas, equipamentos e materiais, por onde são instalados tubos subterrâneos, sem a abertura de valas na superfície. Dessa forma a obra não teria influência no tráfego, comércio, residências e outras atividades. “O problema é que esse método é muito caro. Mas queremos tranqüilizar a comunidade do Jabuti que estamos estudando a melhor forma de atender a localidade com relação ao serviço de abastecimento de água”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário