APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

terça-feira, 24 de junho de 2014

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO - 25 DE JUNHO

MÉDICO BRUNO GONÇALVES RECEBERÁ TÍTULO NA CÂMARA MUNICIPAL DE EUSÉBIO


Eusébio comemora 27 anos com atividades culturais e esportivas

O Eusébio amanheceu em festa nesta segunda-feira, dia 23 de junho, com as comemorações do seu 27º aniversário. O dia foi repleto de atividades esportivas e culturais que mobilizaram, logo pela manhã, a população da Grande Sede com a comemoração do 9º aniversário do Naec – Escola de Artes Aloísio Bruno, culminando com a transmissão do jogo do Brasil, shows de bandas de forró e o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas na Praça do Pólo de Lazer.
A atividade contou com a presença de famílias de vários bairros, onde brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, pintura de rosto e diversas brincadeiras movimentaram as crianças que ainda puderam dar um passeio no “Trenzinho da Alegria” que fez várias viagens na Avenida Eusébio de Queiroz. A programação contou ainda com apresentações culturais, como teatro, oficinas circenses, capoeira, balé, hip hop e demonstrações de Aeromodelismo, utilizando protótipos construídos no município pelos alunos do curso. Os pequenos aviões fizeram vôos rasantes encantando os presentes.
Às 16 horas, tiveram início as atividades esportivas no Estádio Municipal. Entraram em campo as equipes do Botafogo (Jabuti) contra o Santo Antonio (Santo Antônio/Pedras) disputando a finalíssima do Torneio Início do Campeonato Municipal de Futebol. O jogo, que teve duração de 30 minutos ininterruptos, acabou empatado em 0X0. Na cobrança de pênaltis, a equipe do Santo Antônio saiu-se melhor fazendo três gols. Os campeões receberam as premiações das mãos do vereador Michel Chokito no próprio campo.
Após a partida todos foram para a Praça do Pólo de Lazer, onde já estavam montados dois telões para mais uma edição no “Eusébio na Copa do Mundo”. A vitória da Seleção Brasileira sobre Camarões foi comemorada por uma multidão com muito forró, ao som de Diassis Martins e banda, Os Kras do Forró e Balanço Safado.
Simultaneamente aos shows, foi realizado o Festival de Quadrilhas Juninas, onde sete grupos disputaram o título deste ano. Antes da disputa, as quadrilhas das escolas Francisco Tavares de Abreu (Encantada), Neusa de Freitas Sá (Centro) e Josefa Sá (Urucunema) se apresentaram ao público presente.
O secretário Executivo de Saúde do Estado, Acilon Gonçalves, presente no evento, destacou que o aniversário do Eusébio deste ano, teve mais brilho com a excepcional exibição da Seleção Brasileira. “Eles exibiram o espírito de nossa gente que tem nas veias a determinação e a certeza que unidos somos mais fortes para fazermos o Eusébio um município melhor para todos. O Bruno Gonçalves, que é um médico do município dedicado a vocês, pediu para parabenizar a cada um por mais essa vitória de nossa cidade, hoje reconhecida em todo Brasil por seu desenvolvimento social e econômico, isso graças a união de todos nós”, falou.
O Prefeito Júnior, reforçou que a comemoração do aniversário do Eusébio ficou muito melhor com a vitória do Brasil. “Nosso município chega aos 27 anos com muito a comemorar. O único com 100% das escolas em tempo integral; o único com transporte gratuito para os cidadãos; com saúde em todas as comunidades; programas sociais, como o “Renda Mínima”; grande desenvolvimento econômico, sem prejuízos ao nosso meio ambiente, e com reconhecimento nacional. Isso tudo, nós dá a certeza que fizemos muito, mas temos muito por fazer, mais junto com vocês essa nossa missão será vitoriosa, com certeza. Parabéns ao povo eusebiense por mais esse aniversário que comemoramos”, concluiu.

FLAQ 2014 é lançada e homenageará Ignácio de Loyola Brandão


A Festa Literária de Aquiraz (FLAQ), edição 2014, homenageará o romancista, contista e jornalista Ignácio de Loyola Brandão.
O lançamento da festa literária, que acontece sempre 4 meses antes de sua realização, foi na última segunda- feira, 16 de junho na Livraria LER, no Shopping Aldeota, em Fortaleza.
O Evento contou com a presença do escritor que será homenageado que demonstrou muita satisfação em participar da festa literária e disse “A Flaq chegou até nós, ou nós chegamos até a Flaq por intermédio da curadora do evento, Mona Dorf que decidiu me convidar e render essa homenagem o que eu considero muito lisonjeira, pois sempre digo que tenho interesse em glórias quentes, ou seja , homenagens em vida, pois de nada adiantará depois de morto ser reconhecido, ah ele foi isso, foi aquilo” explicou.
Ignácio de Loyola manifestou também o desejo de encontrar escritores e autores do Ceará, pois segundo disse, “Esse encontro alimentará uns aos outros literariamente falando, posto que o sul e sudeste são muito fechados, formaram-se muralhas onde outros escritores não entram, são ilhas literárias sem ligação com as outras ricas regiões do país, como o nordeste, por exemplo e outro grande ganho dessa festa literária é que isso formará novos leitores, abrir-se-á um novo horizonte para que crianças e jovens sejam iniciados como leitores e amantes da leitura.”
A secretária de Educação de Aquiraz, Terezinha Holanda não escondeu a alegria de continuar realizando a Flaq, já que a primeira edição em 2013, foi um grande sucesso e abriu portas para esta segunda edição, ela disse: “Ter o autor Ignácio como homenageado, ele ter aceito nosso convite só prova que estamos no caminho certo e já conquistamos o respeito do meio literário deste país. Quero convidar toda a população do município para que se faça presente num dos dias ou em todos os dias em que a Flaq estiver em atividade no próximo mês de novembro, teremos grandes nomes envolvidos, grandes autores, será uma excelente oportunidade de enriquecimento cultural e educacional.”
O Prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães, também demonstrou muita alegria na realização de mais uma edição do evento “Nós ficamos muitos satisfeitos como o resultado e o sucesso da edição de 2013. Entendemos que a literatura é uma forma de levar as pessoas a outros mundos, sonhos pelas páginas dos livros. Quanto mais cedo as crianças se apaixonarem pelos livros, mais cedo teremos frutos dessa ação e esse é um dos objetivos da Flaq.”, destacou o prefeito.
Este ano a Flaq trará grandes novidades, como por exemplo, um festival paralelo dedicado à leitura e literatura infantis, apresentação de teatro, música, gastronomia, baseados na vida e obra de Ignácio de Loyola.
A curadora convidada é Mona Dorf e os autores convidados são; Pedro Bandeira(Santos-SP), Beranardo Kuzinsky, Ferréz (SP), Marília Lovatel, Socorro Acioli, Ana Miranda, e Tâmara Bezerra (Ceará), Luciana Savaget, Sérgio Abranches, Rodrigo Lacerda, Mary Del Priore (Rio de Janeiro), Ilan Brenman (Israel), Juan Pablo Villalobos (México), Carola Saavedra (Chile) e Mirian Leitão (Minas Gerais).
A edição da FLAQ – Festa Literária de Aquiraz 2014 conta com patrocínio do Itaú Cultural e apoios da Prefeitura Municipal de Aquiraz, da Editora Ática e Editora Global.
FLAQ em 2013 – a primeira edição da FLAQ contou com o argentino Mempo Giardinelli, um entusiasta da contação de histórias, que abriu a programação repleta de grandes escritores, como os cearenses Ana Miranda, Xico Sá, Ronaldo Correa de Brito, Sidney Rocha e Tercia Montenegro, e os consagrados Luiz Ruffato e Mário Prata.
Sobre o homenageado deste ano
Ignácio de Loyola Brandão - Nasceu em Araraquara, no dia 31 de julho de 1936, é contista, romancista e jornalista. Desde pequeno, Loyola sonhava conquistar o mundo com sua literatura, se não, pelo menos voltar vitorioso para sua cidade natal. Sua carreira começou em 1966 com o lançamento de “Depois do Solo”, livro de contos no qual o autor já se mostrava um observador curioso da vida na cidade grande, bem como de seus personagens. Trabalhou como editor da Revista Planeta entre 1972 e 1976.
Dono de um "realismo feroz", segundo Antônio Candido, seu romance Zero foi publicado inicialmente em tradução italiana. Quando saiu no Brasil, em 1975, foi proibido pela censura, que só o liberou em 1979. E o conto "O homem que espalhou o deserto" está no livro "Contos Brasileiros".
Em 2008, o romance O Menino que Vendia Palavras, publicado pela editora Objetiva, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de ficção do ano.

Prefeitura de Eusébio abre espaço para verticalização da cidade


Para quem deseja morar no Eusébio, mas prefere apartamento em vez de casa, a Prefeitura Municipal do município decidiu modificar o seu Plano Diretor para permitir a construção de prédios de até 18 andares. A mudança foi possível, através do projeto de lei 77/2013, aprovado pela Câmara Municipal da cidade. Com a alteração, os prédios passam a ter altura máxima permitida de 60 metros, para residências multifamiliar, condomínios urbanísticos, misto e não residencial. 
A permissão, segundo o prefeito Júnior, acontecerá somente em algumas regiões do município e sempre do lado oposto a zona de ventilação da cidade. “Nossa preocupação é que a cidade cresça e se desenvolva, mas com respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas”, disse.
O empreendedor que deseje explorar esse nicho, no entanto, terá que arcar com a Outorga Onerosa do Direito de Construir. “No Eusébio, a construção de edifícios é permitida até o limite de 18 metros de altura, ou seja, quatro andares. No entanto, existe a possibilidade de se construir acima do permitido mediante a outorga onerosa do direito de construir”, observa o presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano, Celso Rodrigues. 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, a permissão é devido à procura de empreendimentos que desejam construir prédios de apartamentos na cidade. “Temos mais de 25 mil imóveis horizontais, e mais de 400 condomínios de casas no município, portanto a cidade é amplamente horizontalizada. Estamos permitindo que a verticalização em apenas 20% do território“, asseverou.
Pela proposta, será permitida a construção de prédios de até 60 metros de altura nos seguintes bairros: Centro (Zona Urbanística Central – ZUC); Parque Havaí (Zona de Urbanização Adensada - ZUA); Encantada, Mangabeira, Pires do Façanha, Guaribas, Amador, Cararu, Novo Portugal, Olho D’água e Timbú (Zona de Urbanização Moderada – ZUM), Cidade Nova (Zona de Urbanização Condicionada - ZUCO); Lagoinha e Autódromo (Área Especial do Centro – AEC) e nas margens do Anel Viário, Estrada do Fio, Maestro Lisboa, CE-040, Eusébio de Queiroz (Áreas Especiais de Desenvolvimento Comercial e de Serviços - AECS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário