APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

NONATO XILITO ASSUME PREFEITURA EM POSSE HISTÓRICA


O vereador Nonato Xilito (PROS) é o novo prefeito de Eusébio. Ele assume a prefeitura por 08 dias, pelas ausências do prefeito Júnior e do seu vice, Paulo César Feitosa, que encontram-se no exterior. A posse ocorreu na  sede da prefeitura, na manhã do último dia 07(quarta-feira), com a presença dos vereadores e dos secretários municipais. O ex-prefeito e secretário executivo da Saúde no Estado do Ceará, Dr. Acilon Gonçalves(PROS) saudou a todos e frisou o fato histórico no município, onde o presidente da Câmara assume pela primeira vez a prefeitura.
Em seu discurso, Nonato Xilito agradeceu a Deus, aos amigos e familiares pela realização deste sonho e emocionado, falou da presença de sua mãe no evento.

Bate-papo cultural reúne Suricate Seboso e Drama Universitário


Humor e irreverência deram o molho do Bate-Papo Cultural desta semana, o projeto, realizado pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, contou com as presenças de Diego Jovino, criador do fenômeno da Internet que espalha humor cearense pelo país, o “Suricate Seboso” e Lucas Carvalho, que desenvolveu a fanpage, “Drama Universitário”, que retrata através de cartuns, o dia a dia dos universitários.
 
O bate-papo, na verdade, acabou sendo um show de humor, com tiradas irreverentes dos dois convidados. O tema da noite foi “O Potencial da Web para a Cultura de Massa”. A página do Suricate Seboso, inicialmente criado por Diego como uma brincadeira entre amigos, hoje conta com mais de 1 milhão e meio de curtidas. O personagem, segundo ele, foi escolhido porque o suricate é um dos animais que tem mais imagens na web em várias posições e o seboso é o toque cearense que faltava.
 
Lucas Carvalho, por sua vez, observa que o “Drama” parece brincadeira, mas não é. “A vida de universitário não é moleza”, disse. Natural de Cascavel, a fanpage, mostra a vida dura dos estudantes que “moram longe da faculdade”. Ele chegou a imitar algumas vozes dos personagens dos cartuns e interagiu com o público. A programação teve uma duração de 1h30 e lotou a praça do Naec. No final houve uma sessão de fotos com os presentes.

  09/05/2014 

Índices da Saúde avaliados em reunião dos Objetivos do Milênio


A Prefeitura Municipal de Eusébio, a Secretaria de Saúde e o Colegiado dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), realizaram nesta quinta-feira,. 8 de maio, uma avaliação sobre os índices alcançados pelo setor de saúde do município. A integrante do colegiado, Maria do Carmo Santos (Carmosa), destacou que a gravidez na adolescência obteve uma redução de 7% em cinco anos de trabalho. “Temos que manter nossos índices e esse é nosso grande desafio”. 
 
Segundo ela, o Selo Unicef vem trazendo grandes novidades que vem reforçar os índices do ODM, tais como trabalhar as diferenças de idade, sexo, etnia e de território (onde mora). Ela destacou ainda que na mortalidade materna o Eusébio tem alcançado nos últimos anos, bons índices de redução. 
 
Já na Mortalidade Infantil, o destaque de ter sido o município do Brasil com o menor índice, 9 óbitos por mil nascidos vivos. 
 
A coordenadora do Programa de Saúde da Família de Eusébio, Nelci Bezerra, observou que a prefeitura vem criando diversos serviços para que o Eusébio mantenha os índices alcançados, em todos os setores e não só na Saúde, “falo de ações como moradia, escola de qualidade, transporte, distribuição de renda, melhoria da qualidade de vida, tudo isso contribui para manter os índices atuais”, observou.
 
Ela citou as campanhas constantes de aleitamento materno, e que o município fará de 26 a 31 deste mês a Semana do Bebê, item inclusive exigido pelo Selo Unicef, onde há uma campanha maciça em prol da saúde das mães e recém-nascidos. Outro mecanismo que ampliou os índices de expectativa de vida, foi a criação do parto humanizado no Hospital Municipal, onde as mães são incentivadas a realizar o parto normal.
 
Nelci destacou ainda a implantação do teste do pezinho no terceiro dia de vida do recém-nascido e de um Banco de Leite, para que as mães que tenham o leite em excesso possam doar para as que estão com dificuldades de amamentar. “Pedimos a todos os profissionais de saúde, principalmente os agentes comunitários, que auxiliem no registro de todos procedimentos e acontecimentos para que possamos ter índices sempre atualizados”, asseverou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário