APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

terça-feira, 11 de março de 2014

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO - 12.03.14

Prefeitura abre inscrições para cursos de Garçom e Cabeleireiro


A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social – SDS – realiza de 10 a 13, deste mês, as inscrições para os cursos de Garçom e Cabeleireiro, promovidos pelo Pronatec. Os cursos têm como objetivo capacitar mão de obra para o mercado de trabalho do município, bem como ampliar os horizontes para quem deseja montar seu próprio negócio.
 
O curso de Garçon é destinado às pessoas com idade mínima de 18 anos, com ensino fundamental completo. O curso, com 300 horas\aula, terá duas turmas; uma no período da tarde no Pólo de Atendimento Eduardo Sá - ABC do Parque Havaí, com 24 vagas e a outra, no período da noite, no Pólo de Atendimento Dolores Alcântara - Mangabeira, com 25 vagas. As inscrições serão realizadas nos próprios locais dos cursos.
 
Já para o curso de Cabeleireiro, com 280 horas\aula, também serão abertas duas turmas, sendo uma pela manhã no Pólo de Atendimento Dolores Alcântara – Mangabeira, com 25 vagas e outra, à tarde, no Pólo de Atendimento Eduardo Sá – ABC do Parque Havaí, com 24 vagas. Para a primeira turma as inscrições serão feitas no CRAS da Mangabeira e para a segunda turma, no próprio ABC.
 
As vagas do curso de Cabeleireiro são destinadas para cidadãos com idade mínima de 17 anos, tendo como requisito o ensino fundamental II, mesmo incompleto. Para esse curso, é necessária a presença de um responsável no ato da matrícula, caso o interessado seja menor de idade.
 
Os interessados nos cursos têm que apresentar os seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e declaração do NIS, ou seja, comprovação que é cadastrado no CAD - único. O início das aulas está previsto para o mês de abril deste ano.
 

Aquiraz vacina contra HPV nos postos de saúde e nas escolas

 
 
Para proteger as meninas de 11, 12 e 13 anos contra o câncer de color de útero, a Secretaria da Saúde de Aquiraz começou a aplicar nesta segunda-feira, 10 de março, as primeiras doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). A vacina está disponível em todos os 24 postos de saúde e nas duas unidades de apoio. São 246 profissionais participando da campanha de vacinação, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
A vacina vai também para as escolas públicas onde estão as meninas na faixa etária do público-alvo da campanha. Assim, as equipes de saúde facilitamos acesso e asseguram a proteção que a vacina traz. A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 80% das 2.300 meninas que têm de 11 a 13 anos em Aquiraz. Isso significa que 1.850 estarão imunizadas contra o HPV.
De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde de Aquiraz, Sara Silveira, essa idade foi estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação gratuita por ser o período da vida da mulher em que a vacina tem a melhor resposta imunológica. O horário de vacinação é de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Transmissão
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto - é a chamada transmissão vertical.
Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, as lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, que tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário