APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

NOTICIANDO A REGIÃO NA TV EUSÉBIO

Eusébio implanta a Eco-Horta

O projeto de Hidroponia Social, realizado pela Prefeitura Municipal de Eusébio, que tem como objetivo o desenvolvimento da agricultura orgânica, capacitação de mão de obra e fornecimento de alimentos saudáveis para a merenda escolar do município, ampliou sua capacidade de cultivo com a implantação da Eco-horta. O sistema é embrião para um futuro projeto de agricultura familiar e consiste na utilização da fibra de coco processada, acondicionada em jarros, onde as mudas das verduras e  hortaliças são plantadas. 
As plantas são regadas três vezes ao dia e o resultado já pode ser visto em 30 dias, quando ocorre a colheita. São 420 plantas cultivadas nesse sistema, que produzem tomates, berinjelas, pimentões, quiabos, couves, jerimuns, beterrabas, hortelã e pimentas. Para combater as pragas, já que o sistema não utiliza agrotóxico, é utilizado um preparado com 20 galhos de alecrim e 100 pimentas malaguetas em 5 litros d’água. O caldo é borrifado nas plantas contra cochonilha e pulgões brancos e o resultado são plantas saudáveis e viçosas.
O projeto de HIdroponia Social, faz parte das oficinas do Tempo Integral no Eusébio, e está instalado em seis estufas na Escola Neusa de Freitas Sá. A horta utiliza ainda dois outros sistemas de cultivo, fora a fibra de coco: o sistema Floating (as plantas ficam em bandejas de isopor sobre a água) e a Hidroponia, que funciona no sistema NFT, produção suspensa, com utilização circular da água. São seis bancadas dispostas paralelamente com canos de PVC, onde as plantas são colocadas em uma esponja fenona. A água circula do tanque para os canos, sempre deixando as plantas irrigadas. 
Segundo o coordenador do projeto de Hidroponia Social do Eusébio, Gleison Feitosa, as vantagens do cultivo de hortaliças hidropônicas são economia em 70% no desperdício de água, a não degradação do solo e a não utilização de qualquer agrotóxico ou similar. Conforme pesquisa publicada em abril de 2011, o Ceará é o maior consumidor de agrotóxicos no Nordeste e o 4° do país, a Hidroponia busca combater estes dados.
O Prefeito Júnior destaca que são 560 alunos que participam das oficinas da Hidroponia Social, além de alunos da Escola de Ensino Profissional de Eusébio, que estão realizando um estágio com o objetivo de implantar um sistema idêntico naquela unidade escolar. “Hoje são 11 escolas beneficiadas com esse cultivo e vamos ampliar para que todos os alunos tenham uma alimentação saudável”, afirma.

Aarte- Associação De Artesãos Do Eusébio
Sábado dia 24 Feira Cultural no Santo Antonio, à partir das 18:00 horas com a participação da AARTE com o melhor do artesanato e com nossa praça de alimentação, A banda Pegada Dikufoça. Tudo de bom! Não faltem!

II Conferência Municipal infantojuvenil pelo Meio Ambiente


A Prefeitura de Aquiraz através da Secretaria da Educação realizará a II Conferência  Municipal Infatojuvenil pelo Meio Ambiente com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. Incentivadas a procurar respostas para as mudanças socioambientais globais, as escolas encontram-se diante de um grande desafio. Precisam se tornar sustentáveis para fazer frente aos fenômenos que as mudanças climáticas acarretam. Ao mesmo tempo, precisam preparar-se para educar para a sustentabilidade, construindo com os estudantes e seus familiares  as formas de se prevenirem, se adaptarem e, quando possível, abrandarem os efeitos das mudanças climáticas em suas vidas e na de suas comunidades.

Serviço
II Conferência  Municipal nfatojuvenil pelo Meio Ambiente “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”
Horario: 07h00min
Data: 30.08.2.013
Local:  Casa do Saber Justiniano de Serpa - Praça das Flores – Centro
Aquiraz CE

A MELHOR PEDIDA PARA O MOMENTO - VOCÊ NÃO PODE PERDER

Foto: A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Assessoria Especial de Política sobre Drogas, apresenta o 1o. Graça Solidária. O evento irá reunir grandes humoristas cearenses e arrecadará alimentos que serão doados para comunidades terapêuticas conveniadas à Prefeitura de Eusébio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário