APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO - 28.06.13

EDUCAÇÃO E AMOR: RECEITA DO SUCESSO

A Secretaria de Educação de Eusébio, vem realizando um belo trabalho no município, através de projetos e debates das escolas com a sociedade e a família. Um dos motivos do sucesso, é o fato de ter no comando da secretaria, uma professora da essência educacional. A Profª. Ivonilde Santos milita na área educacional e conhece os vários estágios do educador, desde a sala de aula até os gabinetes direcionais. Ivonilde afirmou à nossa reportagem que está muito feliz em poder vivenciar os momentos do aprendizado, estando bem próxima do professor e do aluno. Ela se diz realizada em poder contribuir com o desenvolvimento educacional do município e de estar vivenciando o dia-a-dia com os colegas educadores. Praticamente todos os dias, a secretária de educação participa de eventos, seminários, lançamentos e palestras ligadas à sua área. Nos últimos dias ela comemora o lançamento do livro " ABC do Eusébio", uma publicação de altíssima qualidade, que trata de vários assuntos relacionados ao município e suas origens. 

Prefeitura lança livro "ABC do Eusébio"

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, fez o lançamento na última segunda-feira (24), na Praça 23 de Junho, do livro “ABC do Eusébio”. Trata-se de um trabalho em conjunto dos alunos da Rede Pública Municipal de resgate da história do município. Os alunos receberam o desafio de homenagear o Eusébio em seu aniversário e passaram a coletar aspectos históricos de suas comunidades, dai surgiu a publicação “ABC do Eusébio”. 
A solenidade foi prestigiada pelo Prefeito Júnior, a Secretária Ivonilde Silva Santos (Educação), Acilon Gonaçalves (Saúde), Marta Gonçalves (Desenvolvimento Social), Goretti Frota (Esportes) e a ex-secretária de Educação do Eusébio (2005-2012), Marta Cordeiro, diretores, gestores, professores e alunos das 36 escolas municipais.
O evento começou com um “Cortejo Brincante” contando a história do Eusébio, pelos alunos das escolas do Cararu e Francisco Tavares de Abreu. Em seguida, falou a Secretária Ivonilde Santos sobre a importância da data para a Educação do município. “É o resultado do trabalho de nossos alunos com o auxílio dos nossos professores, com apoio da Secretaria de Educação e da Prefeitura, que o IMEPH abraçou. Quero parabenizar pela qualidade dos textos, o que demonstra o nível excelente dos nossos alunos. Vocês estão de parabéns”, disse
O Secretário de Saúde e ex-prefeito Acilon Gonçalves, disse que a publicação conta a história do município que ele teve a honra de contribuir nos oito anos de sua administração. Disse que sempre viu a Educação como prioridade e o caminho para o desenvolvimento de uma sociedade. Destacou o trabalho realizado pela ex-secretária Marta Cordeiro que está tendo prosseguimento pela atual gestora professora Ivonilde. “Temos a felicidade de termos um prefeito com visão de que é através da educação que mudamos o mundo”, frisou 
O Prefeito Júnior fez a apresentação do livro ABC do Eusébio, destacando que nesse trabalho os alunos exercitaram seu conhecimento artístico utilizando da poesia para formatar um belo trabalho, “o livro, em forma de cordel, utiliza o alfabeto como base para cada verso, com isso contamos a história de nossa cidade de A a Z. Além da história oficial, os alunos deram vazão a sua criatividade contando as lendas de cada localidade. 
Os alunos da Precabura, por exemplo, contam a história do Batatão. Já a comunidade do Cauaçu a Lenda do Cachorro Branco, e a comunidade do Santo Antônio a história dos lobisomens”, disse o prefeito.
O chefe do Executivo eusebiense destacou que os alunos contam ainda como o Eusébio recebeu este nome e como a cidade surgiu de um pequeno vilarejo ligado a Aquiraz, até os nossos dias, quando se tornou um dos municípios mais desenvolvidos do Estado. Observou que todos os textos foram coletados e enviados para a editoria IMEPH, que junto com os profissionais do município, elaborou uma coletânea dando formato ao cordel. “Quero parabenizar a todos vocês que se dedicaram a esse trabalho de qualidade que muito vem engrandecer o nosso município”, concluiu. No fim da solenidade os alunos da Escola Santa Clara fizeram uma encenação recitando os versos do texto do livro ABC do Eusébio.
 

Festejos juninos do Eusébio têm saldo positivo

O Prefeito de Eusébio, Júnior, e o Secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, fizeram um balanço positivo dos oito dias de programação cultural em comemoração aos 26 anos do município. Segundo eles, o ponto alto da festa foi a organização e a segurança que garantiram a tranqüilidade dos festejos. O Prefeito Júnior destaca que mesmo nos dias onde o público foi maior, não foram registradas ocorrências graves, nem dentro da Praça do Pólo de Lazer, nem no entorno.
“Todos que fazem a Prefeitura de Eusébio estão de parabéns, os servidores da Cultura, Esporte, Segurança Pública, Saúde, Educação, Autarquia Municipal de Trânsito, Desenvolvimento Social, Obras e a Comunicação, todos colaboraram para o pleno êxito dessa festa”, disse o Prefeito.
“Nossa expectativa de público foi superada, em torno de 20 mil pessoas por noite. Tudo funcionou com pleno êxito e o acesso garantido pela Guarda Municipal e pela Autarquia Municipal de Trânsito foi fundamental. Queremos ressaltar ainda o apoio das Polícias Militar e Civil que estiveram conosco nesse trabalho. “As pessoas se sentiram seguras e por isso compareceram em massa e foi dias de muita emoção”, destacou o prefeito.
Segundo o secretário Leo Abreu, os ambulantes e artesãos também tiveram um lucro acima das expectativas, além do comércio da cidade, demonstrando que o evento de grande porte gera renda e ocupação para os moradores. 
 
Léo Abreu tem realizado um excelente trabalho na Secretaria de Cultura de Eusébio.
Léo destaca ainda o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde, que montou um estande com orientações sobre a Dengue, Calazar e DST/Aids com distribuição de camisinhas e a montagem de um posto de atendimento no local da festa pelo Hospital Municipal.
O secretário destaca que no 8º dia de Festa foi realizado o Festival de Quadrilhas Regional, coroando a grande comemoração pelos 26 anos do município.  O evento realizado pela Prefeitura de Eusébio com apoio da Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará, contou com a participação de sete grupos, ficando a seguinte colocação final: Paixão Nordestina (Fortaleza) - 1º Lugar; Arraiá da Esperança (Fortaleza) - 2º Lugar; Junina Pé de Serra (Caucaia) - 3º Lugar; Sensação de São João (Eusébio) - 4º Lugar; Estação Junina (Fortaleza) - 5º Lugar; Filho do Sertão (Limoeiro do Norte) - 6º Lugar e a Sensação Junina (Itaitinga), no 7º Lugar.
 
PREFEITURA DE AQUIRAZ TENTA RESOLVER IMPASSE COM TAXISTAS

 
A prefeitura de Aquiraz através do Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN,
 realizou no final da manhã desta terça, 26, encontro para otimizar e regularizar 
situação dos taxistas aquirazenses. Parte da categoria ainda se encontra fora do novo
 sistema. O encontro conduzido pelo Vice-prefeito Marcos Callou Barros, que ao
 representar o Prefeito Antonio Fernando Guimarães, ratificou a posição do poder 
público em agilizar o processo de regulamentação, porém, espera receber da categoria 
a contra-partida que é cumprir as determinações impostas pela lei federal nº 12.468
 de agosto de 2.011, decretada pelo senado da república e sancionada pela presidenta 
Dilma Rousseff, que cria e regulamenta a atividade no país.

“A prefeitura de Aquiraz assegurou através do Termo de ajustamento de conduta –
 TAC, normas e padrões para um melhor entendimento entre o poder público e a
categoria.
 Esperamos com isso coibir o mau profissional e trazer conforto e segurança ao
s usuários do sistema” comentou Marcos Callou, parafraseando  o que já havia dito
 o prefeito Guimarães.
 Segundo Marcos Callou, o objetivo maior do encontro foi esclarecer as principais 
dúvidas da categoria, ouvir suas queixas e sugestões e mostrar que a prefeitura 
não é contra a categoria. "Nós somos e seremos parceiros dos trabalhadores e 
estamos aqui para somar e ajudar o município a continuar sendo um dos mais
 importantes destinos turísticos do estado", finalizou Marcos. 

O representante do recém criado, sindicato dos taxistas de Aquiraz,
 Rogério Silva, disse ter aprovado a iniciativa da prefeitura e se comprometeu
 em mobilizar a categoria no sentido de promover a regularização da classe 
junto aos órgãos competentes. “Minha sugestão é a criação do alvará do taxista, 
documento que garante ao poder público e ao usuário, a regularidade do
 profissional, perante os órgãos fiscalizadores”, comentou Rogério.

O encontro realizado no pátio da secretaria de infraestrutura, contou
 com a presença de cerca de 100 taxistas, do diretor do Demutran 
Wagner Augusto Soares, José Wellington da Silva- Seinfra,
 além do Vice-prefeito Marcos Callou (Marquinhos).
 Ficou marcado para próxima quinta feira 04 de Julho, às 10h00min 
no mesmo local, novo encontro aonde serão entregues aos profissionais que
já se recadastraram, as suas respectivas licenças (alvará). 
O próximo passo, segundo Wagner Augusto, é garantir o mesmo direito aos
 bugueiros 
e mototaxistas," O recadastramento destas categorias já está incurso.
 Esperamos que todos estejam abrigados e agasalhados pela lei até novembro
 deste ano”
. Para a reunião do próximo dia 04, a coordenação de controle do serviço municipal de
 transporte espera uma maior adesão da categoria e pretende definir o sérviço.
 
MADE IN RÉGIS OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário