APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

domingo, 14 de abril de 2013

PREFEITURA DE EUSÉBIO EM AÇÃO

Prefeito Júnior participa de seminário com gestores municipais


O Prefeito Júnior está participando do Seminário Prefeitos Ceará 2013 – Cenário de Desafios e Oportunidades, que está sendo realizado no Centro de Eventos do Ceará, nesta sexta e sábado. O encontro, realizado pela Prática Eventos e o Jornal Diário do Nordeste, tem como objetivo proporcionar aos novos gestores municipais informações importantes nas diversas áreas para a administração de seus municípios. Estiveram presentes, ainda, no encontro; o Secretário de Governo, Acilon Gonçalves, o Secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu e o Presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Tarcísio da Cultura.
Na abertura do seminário se pronunciaram a presidente da Prática Eventos, Enide Câmara que afirmou ser o evento um momento de congraçamento e de interação entre os prefeitos e secretários municipais. O diretor do Grupo Edson Queiroz, Edson Queiroz Neto, por sua vez, destacou a importância do encontro quando se comemora os 100 primeiros dias das atuais administrações. “É o momento que os senhores estão cientes dos desafios que os aguardam ao longo dos quatro anos de mandato e sabem que as decisões tomadas agora vão definir a linha de ações e a imagem dos senhores perante os munícipes”, afirmou. Falaram ainda a presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) Adriana Pinheiro e os senadores Inácio Arruda e Eunício Oliveira.
A palestra de abertura do evento foi do vice-governador do Ceará, Domingos Filho. O primeiro painel da manhã desta sexta-feira tratou do Financiamento e Captação de recursos, que contou com as palestras do superintendente estadual do BNB, João Robério Pereira de Messias, sobre as principais linhas de financiamentos e do Secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, sobre o Fundo de Participação dos Municípios. Os presentes ouviram ainda as palestras do presidente do Fecomércio, Luís Gastão e do Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Ceará, Carlos Lima Matos.
No período da tarde desta sexta, as palestras abordará o tema “A imagem do Gestor Público e sua Comunicação”. O Prefeito Júnior destacou o alto nível das palestras que tiveram, na sua visão, objetivo de fortalecer as gestões que se iniciaram e as que se renovaram. “Muitas informações que recebemos, com certeza serão de grande valia para nossa administração”, afirmou.
Neste sábado serão realizados dois paineis. O primeiro será sobre a 'Transição, Início de Mandato, Formação de Equipes e Gestão por Resultados', que terá como palestrantes o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o Deputado Federal, José Nobre Guimarães, dentre outros. O segundo painel abordará a 'Gestão Financeira, Legislação e Aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal”.


* Prefeitura de Eusébio realiza projeto Roda de Leitura

A Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio realizou nesta sexta-feira, 12 de abril, o projeto Roda de Leitura na Biblioteca Pública Patativa do Assaré, que fica no Núcleo de Artes, Educação e Cultura (NAEC). Durante a programação foi realizada uma “contação de história” por meio de fantoches para alunos de 5 a 8 anos, da Escola de Ensino Infantil Edmilson Pinheiro. A história contada foi a do “Bode Ioiô”
Objetivo do projeto, segundo o prefeito Júnior, é fomentar o desenvolvimento da leitura no ambito familiar e social, estimulando as crianças a aprimorar suas habilidades naturais com criatividade. Além disso, incentiva o habito da leitura; desenvolve a disposição de interagir em publico; contribui com o desenvolvimento da criança na sociedade; amplia a capacidade de expressão, criatividade e imaginação e estimula o desenvolvimento cultural.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, o projeto 'Roda de Leitura', consiste na narração da historia, com painel literario, dando dinamização e interação à leitura. Ele observa que são utilizadas como ferramentas a contação de historias com teatro de bonecos; Cantinho dos personagens, onde as crianças criam mascaras ou fantoches; oficinas educativa de reciclagem, de desenho e pintura e de teatro e dança. Acontecem ainda momentos de lazer recreativo com filmes educativos e animação.

*Prefeito Júnior faz balanço dos primeiros 100 dias de gestão

Continuar avançando nos programas sociais da gestão anterior tem sido uma das principais marcas da nova gestão municipal no Eusébio. O Prefeito do Eusébio, Júnior, afirma que ao assumir o mandato se comprometeu a manter todas as conquistas na área social e tornar o Eusébio um município melhor para todos. Uma vez conservados os programas sociais, Júnior afirma que caberá a atual gestão avançar também na infraestrutura para receber e preparar o Eusébio para os anos de crescimento que virão. 
Nos 100 primeiros dias de gestão algumas conquistas já são bem significativas. Na Educação, o programa Tempo Integral ampliou a quantidade de alunos atendidos de 60% para 80%. “O projeto já existe em 100% das escolas e nós centramos esforços para que a rede pública fosse preparada em sua infraestrutura e no número de profissionais suficientes para atendermos a demanda”, afirmou Júnior. Ainda na Educação o Prefeito destacou que a população, em breve, será beneficiada com a inauguração das creches do Novo Portugal, Coaçu e Jabuti.
A área da Saúde também teve destaque nesse início de gestão. Além da continuidade na reforma do Hospital Municipal Amadeu Sá, a preparação para a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Posto de Saúde do Jabuti (km 19). O gestor municipal observa também que a Prefeitura que já  realiza exames laboratoriais e ultrassonografia nos postos de saúde, ampliou os serviços com a implantação do “Teste da Orelhinha” e o “Exame de Mamografia” para mulheres acima dos 40 anos, que poderá ser agendado nos próprios postos de saúde pelo clínico geral. Antes, o procedimento era destinado somente para mulheres a partir dos 60 anos.
Na Desenvolvimento Social, Júnior afirma que a Prefeitura manteve o Renda Mínima, que é um programa de distribuição de renda voltado para as famílias carentes que atende 700 beneficiados; o programa de Cestas Básicas, também voltado para famílias em situação de risco social e o Aluguel Social.  
 
Dificuldades Iniciais
 
O Prefeito Júnior assumiu a Prefeitura de Eusébio com o lema de fazer uma administração eficiente, otimizando os custos, isto é, fazer mais com menos recursos, “enfrentamos uma crise financeira sem precedentes, onde os municípios foram os mais apenados com a redução da arrecadação. No ano passado, o Brasil teve um crescimento de apenas 1% do PIB. Além da redução dos repasses federais, a renúncia fiscal do IPI  reduziu a arrecadação dos municípios. Mas mesmo assim, estamos conseguindo realizar com paciência os nossos projetos iniciais”, afirma.
Após as medidas iniciais de corte de despesas, o Prefeito Júnior enviou mensagens à Câmara Municipal com projetos de benefícios para os servidores públicos municipais, dentre elas; mensagem que reajustou de forma linear o salário base dos servidores públicos municipais em 6,2% de acordo com a correção do INPC de 2012. Aprovou ainda a organização do Regime de Previdência Social dos Servidores, e a organização administrativa da Prefeitura, definindo também uma nova estrutura administrativa e o quadro de cargos de provimento.
Enquanto aguarda a tramitação legal para a realização de um concurso público, a prefeitura, de forma emergencial, enviou mensagem à Câmara, sobre a contratação temporária de servidores para preenchimento dos cargos públicos de professores e auxiliares de sala, bem como médicos e enfermeiros plantonistas. “Tomamos essa decisão para que os serviços não tivessem sua continuidade comprometida”, afirma Júnior.
Outra medida em prol dos servidores foi a criação do adicional de risco de vida para os servidores públicos ocupantes do cargo de vigia municipal de Eusébio. O prefeito Júnior destaca a abertura de um canal de comunicação direta com os servidores, tanto que manteve reunião com o Sindicato dos Servidores do Eusébio (Sindeus) e com representantes da Guarda Municipal e Vigilantes.
No setor administrativo e organizacional, o Prefeito observa ainda a realização de uma pequena reforma administrativa com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) passando a ter sob sua prerrogativa o setor de Controle Urbano. Júnior comenta ainda a reformulação do setor de Comunicação da Prefeitura que passou a centralizar toda comunicação visual do Executivo e vem modernizando os canais de comunicação com a sociedade, através das redes sociais, novo portal, além das mídias convencionais e alternativas de comunicação interna e externa.
A interatividade e participação popular também tem sido uma marca da atual gestão. A primeira medida foi consolidar os chamados Conselhos representativos nos diversos setores. Hoje o município conta com 13 conselhos e com a Ouvidoria Geral do Município. 
Júnior deu continuidade as negociações para a vinda de grandes empreendimentos para a cidade, tais como; o Polo Farmacoquímico para a localidade de Precabura, que contará com a instalação do Laboratório da Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz) e mais de 20 empresas da área; e o terceiro Alphaville, que se chamará Cidade Alphaville M.Dias Branco, na localidade do Jabuti, que será o segundo maior do Brasil.
“Estamos apenas no início de nossa gestão e queremos nos próximos 100 dias ter feito muito mais. Pelo direcionamento que estamos dando nas diversas áreas creio que estamos no caminho certo, realizando uma administração transparente e com a participação da sociedade”, destaca o Prefeito Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário