APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

AS ÚLTIMAS DA TV EUSÉBIO (19.04)

Secretaria de Educação inicia projeto Ondas da Leitura

Nesta semana, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, está iniciando o Projeto Nas Ondas da Leitura para o ano letivo de 2013. Resultado de uma parceria com a Editora Imeph, o programa tem como objetivo despertar o gosto pela leitura e a vontade de escrever nos alunos da rede municipal de ensino, além de trabalhar a expressão corporal e a oralidade nas crianças.
"Ter educação de qualidade é um dos compromissos da nossa gestão e parte do sucesso que obtivemos na área educacional é graças a dedicação dos nossos alunos e professores das escolas municipais. Outro apoio que temos é o reconhecimento, por parte dos pais, da importância da educação na formação da criança, estimulando também em casa o hábito de leitura. O Projeto Nas Ondas da Leitura faz parte da melhor educação do estado do Ceará, a educação do Eusébio.", falou o Prefeito Júnior.
O Projeto Nas Ondas da Leitura, este ano, traz consigo uma nova parceria. Para a prática de produção textual, todas as escolas do município receberão diariamente exemplares do Jornal O Povo, pelos quais serão escolhidos manchetes para temas de redações.
O lançamento do Nas Ondas da Leitura 2013 ocorre de terça à sexta-feira em quatro polos: Jabuti, Santo Antônio, Mangabeira e Centro. 


Eusébio amplia atendimento a dependentes químicos

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, ampliou o número de vagas nas comunidades terapêuticas visando o tratamento de dependentes químicos do município. São três comunidades com 72 vagas no total destinadas a resgatar pessoas que estão mergulhadas no mundo das drogas. A assessoria responsável pelo setor, Micheline Said Bravo, destaca que o Eusébio tem conseguido um índice de recuperação de 20% dos atendidos, sem reincidência, enquanto a média brasileira é de 5%.
Além do tratamento do dependente, a família recebe acompanhamento da prefeitura e após o tratamento, o paciente recebe uma bolsa no valor de um salário mínimo, por seis meses. Nesse período ele passa por exames toxicológicos e no caso de ele continuar "limpo", é encaminhado para o mercado de trabalho. Essa ação da Prefeitura de Eusébio conquistou reconhecimento nacional, através da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, que concedeu ao Eusébio o Diploma do Mérito Pela Valorização da Vida. Poucos municípios brasileiros já foram contemplados com o referido diploma e, no Ceará, Eusébio foi o único até hoje.
Desde junho do ano passado o Eusébio conta com mais um equipamento para atendimento dos dependentes químicos, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) AD (Álcool e Drogas). O CAPS AD atende de 08 às 17 horas, uma média de 20 a 25 pacientes dia, que recebem total atenção de uma equipe multidisciplinar formada por auxiliares de enfermagem, clínicos, psiquiatras e terapeutas. No caso de pacientes com intoxicação ou em situação mais grave, os mesmos são encaminhados para o Hospital Municipal.
O CAPS AD é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semiintensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês).
Segundo o Prefeito Júnior, o CAPS AD realiza um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção à saúde em substituição à “internação psiquiátrica”, e que tem como princípio a reinserção social. “Realizamos todas as ações de assistência, seja a medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar, de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes, com o único objetivo de eliminar do seio de nossa sociedade esse grande mal representado pelas drogas hoje”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário