APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 (PARTE 2)



 


 

 

Estamos coletando mais fotos para a publicação da retrospectiva de fotos.

RETROSPECTIVA ALTAMENTE POSITIVA DA GESTÃO ACILON GONÇALVES:

AS MELHORES NOTÍCIAS DE 2012
RETROSPECTIVA
Eusébio é o único município com alto desenvolvimento do Ceará
Desde 2005 o Eusébio vem conquistando diversas vitórias, fruto das ações colocadas em prática pelo prefeito Acilon Gonçalves (PSB). O município de Eusébio, nos oito anos da atual administração, conseguiu um desenvolvimento bem mais acentuado que nas administrações anteriores, tanto que a Educação, Saúde e Geração de Emprego e Renda são destaque nacional em pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Veja os avanços conquistados:
EDUCAÇÃO
O Eusébio foi o primeiro município do Ceará a implantar o Tempo Integral nas escolas da rede municipal. O aluno permanece na escola durante 10 horas, com o ensino regular e no segundo período tem reforço escolar, esportes, oficinas de capacitação, cultura e lazer. Hoje 100% das escolas municipais já contam com tempo integral. O modelo é referência e muitas prefeituras do Ceará e de outros estados estão copiando o exemplo eusebiense.
SAÚDE
Na Saúde, o prefeito Acilon Gonçalves decidiu criar uma rede completa de Saúde. Antes só existiam os postos de saúde e o Hospital Municipal, que não atendia a todas as necessidades da população. Acilon reformou e equipou os 16 postos existentes e construiu cinco – Autódromo, Parque Havaí, Cararu, Jabuti 19 e Tamatanduba. Construiu um Centro Especialidades Odontológicas (CEO), que faz todo tratamento dentário de graça e ainda criou o laboratório de próteses dentárias. Antes das pessoas tinham que procurar atendimento em Fortaleza. Criou a Policlínica de Especialidades Médicas, com 12 especialidades de saúde. Criou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), para atender pessoas com problemas mentais e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPs AD) para tratar e prevenir o uso de drogas principalmente entre os jovens e crianças, reformou o Hospital Municipal e sua maternidade. Criou o Núcleo de Atendimento a Saúde da Família (NASF). Criou um sistema de transporte de pacientes e uma central de marcação de consultas. Por seu trabalho desenvolvido na área de saúde o Eusébio foi escolhido para sediar o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) litoral leste e a Clínica de Hemodiálise e está prestes a inaugurar uma Unidade de Atendimento de Urgência (UPA) a primeira da Região Metropolitana de Fortaleza, em convênio com o Governo do Estado.
AÇÃO SOCIAL
Na Ação Social o Eusébio conta com o maior projeto de distribuição de renda do Ceará, o Renda Mínima, que complementa os benefícios já recebidos do Governo Federal, até o valor de R$ 600,00. O beneficiado, em contrapartida, dedica 100 horas de serviço voluntário para a comunidade – os conhecidos Amigos da Comunidade. Deve manter os filhos na escola e direcionar 60% do valor do benefício para compra de alimentação, dentro do próprio município, gerando assim emprego e renda. O sistema é rotativo, quando o chefe de família consegue uma colocação no mercado de trabalho dá vez à outra família carente.
TRANPORTE URBANO
O Eusébio é o único município do Brasil que tem o Transporte Público gratuito. Basta ser morador do município ou servidor público para ter direito a utilizar os ônibus do Transporte Urbano do Eusébio (TRUE) que circula todo o município, e o ROTA 40, que liga também o Eusébio a Messejana e Aquiraz. Antes o Eusébio sequer tinha transporte urbano, a não ser vans clandestinas e táxis e ônibus intermunicipais.
SEGURANÇA PÚBLICA
Na área de Segurança o Eusébio foi o terceiro município do Brasil a criar sua Secretaria Municipal de Segurança Pública que atua em conjunto com a Polícia Civil e Militar, Justiça e Ministério Público no combate ao crime, reduzido em mais de 60% a criminalidade na cidade, criando uma sensação de segurança na população.
CRIANÇA E ADOLESCENTE
No cuidado com a criança e adolescente, o Eusébio foi o quarto município do Brasil a criar uma Assessoria Especial Sobre Drogas que realiza um atendimento exemplar a prevenção e combate as drogas, o que motivou o reconhecimento nacional pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, do Ministério da Justiça, que concedeu ao Eusébio o diploma de honra ao mérito. Com a criação do CAPs AD o município vai avançar ainda mais na prevenção e tratamento de dependentes químicos.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
O município estará recebendo dentro de três anos o Polo Tecnológico de Saúde do Ceará, com a implantação do Laboratório da FioCruz, da fábrica de vacinas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Biomanguinhos/Fiocruz e da Isofarma, que serão as três empresas âncoras de um polo que contará, no mínimo, com mais 20 empresas afins na área de Fármacos. Um investimento total de R$ 150 milhões nos próximos três anos.
O Eusébio nos últimos sete anos e meio vem se consolidando pelo seu desenvolvimento econômico, atraindo principalmente empresas da área de construção civil, indústria limpa (Tecnologia da Informação), comércio e serviços. São mais de 3 mil empresas, sendo 150 indústrias de grande porte instaladas nos seus três polos industriais (2 no bairro Jabuti/Pedras, onde está localizada a Fábrica Fortaleza) e um na área central (Grande Sede), com mais de 3 mil empregos criados em oito anos. O município estará finalmente recebendo até 2013 seu primeiro shopping, que contará com três lojas âncoras, numa área de 22 mil metros quadrados, na CE-040, no terreno onde funcionou por vários anos o Centro Educacional Padre Piamarta.
CULTURA
O Eusébio tem hoje uma política consolidada na área de cultura, com eventos de porte regional, como a encenação da Paixão de Cristo, a maior do Ceará em número de atores e público, que conta com uma cidade cenográfica em forma de anfiteatro, a Eusebelém; o Carnaval, que neste ano reuniu mais de 15 mil pessoas em três dias de festa; O aniversário do município, que tem muito forró, shows e festival de quadrilhas juninas. A Cultura é consolidada pelos diversos cursos que oferece nas áreas de música, dança, coral, violão, piano, violino, banda de música, esportes, cursos de língua, dentre outros, com atendimento de 1.600 alunos. O prefeito concluiu o Núcleo de Artes Educação e Cultura, o equipou e colocou para funcionar.
ESPORTE
O Eusébio tem um campeonato municipal de futebol, reunindo mais de 20 times em duas categorias, principal e aspirante. Dá incentivo ao karatê, judô, futsal, bicicross, ciclismo e conta com uma seleção campeã feminina de Handebol no estado do Ceará.
SECRETARIA DE FINANÇAS MODERNIZA EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS DO ISS
A Secretaria Municipal de Finanças do Eusébio fez uma mudança no site para a retirada de notas fiscais eletrônicas do Imposto Sobre Serviços (ISS). Agora os contribuintes do imposto podem acessar a página pelo seguinte endereço: eusebio.ginfes.com.br, para ter acesso ao sistema.
Escola São Miguel entre as melhores do Ceará
A Escola do Ensino Fundamental São Miguel, da rede municipal de ensino do Eusébio, ficou classificada entre as 17 melhores do Ceará na Prova Brasil, com média de 6,4, elevando o nome do Eusébio para o rol dos municípios que mais apresentam resultados positivos na área de Educação. Essa média só estava projetada para ser alcançada pela escola em 2019, portanto foi um avanço atingido com sete anos de antecedência.
A média de 6,4, alcançada pela Escola São Miguel, é superior a média alcançada pelo País. Outra conquista do município foi ter ultrapassado a meta proposta de desempenho no Ideb que era de 4,4. A média do Eusébio foi de 4,6. Em 2009 o município já tinha conquistado uma melhora significativa. Numa proposta de 4,1 pontos o Eusébio ultrapassou chegando a 4,3 na média geral.
Eusébio apresenta Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil
As 16 escolas que aderiram inicialmente ao Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), no município de Eusébio, apresentaram os trabalhos realizados no intuito de conscientizar as comunidades sobre a necessidade de erradicação do trabalho infantil no município.
Dentre os trabalhos que foram desenvolvidos destacam-se literatura de cordel, peças de teatro, músicas, paródias, danças, vídeos, dentre outras manifestações artísticas tendo como protagonistas os próprios alunos.
Eusébio lança o maior cordel do Ceará
Alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz lançam o maior cordel do Ceará, medindo 90m² de área, durante a II Feira Científica e Cultural da Escola. Os alunos aceitaram o desafio de confeccionar o cordel somente com materiais recicláveis. Esse projeto teve o apoio da Cordelteca do Eusébio que orientou aos alunos quanto aos procedimentos a serem seguidos para a realização da tarefa. O Cordel mede três metros de largura e cinco metros de comprimento, totalizando 15 metros. Como é formado por seis páginas totaliza 90 m²”. Foram utilizados 50 kg de papelão e 50 kg de papel, além de goma de mandioca, madeiras e até pregos reciclados. Para o próximo ano, a meta é confeccionar o maior Cordel do Brasil e em 2014, ano da Copa do Mundo, produzir o maior Cordel do Mundo.
Eusébio comemora Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado no Eusébio com uma exposição de produtos alimentares com o tema “Eusébio em Ação para garantir uma Boa Alimentação”. O evento, deliberado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), foi realizado na Praça 23 de junho. Na atividade foram apresentados produtos alimentícios agrícolas, artesanais e industrializados produzidos no próprio município, valorizando assim a produção local e a cultura alimentar. A presidente do Consea, Elissandra Ribeiro Oliveira dos Santos, disse que a atividade atingiu seus objetivos de divulgar o que é produzido dentro do próprio município e de trabalhar a conscientização da comunidade sobre a importância da boa alimentação.
Eusébio ganha Vara Do Trabalho que julgará processos por meio eletrônico
O município do Eusébio recebeu no dia 31 de agosto a sua primeira Vara do Trabalho, inaugurada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), sendo a 30ª vara do trabalho instalada em território cearense. A novidade é que a unidade julga os processos recebidos exclusivamente por meio eletrônico e busca soluções para conflitos que envolvam trabalhadores e empregadores de Eusébio, Pindoretama e Aquiraz.
A vara do trabalho de Eusébio funciona na Rua Dermeval Carneiro, 115 (próximo ao mercado central do Eusébio) e temcomo titular o juiz Judicael Sudário de Pinho. Com esse novo equipamento, os trabalhadores e empregadores dos três municípios sob a jurisdição da nova unidade deixaram de percorrer, em média, 60 quilômetros para ingressarem com reclamações trabalhistas. Pois, com a nova unidade, eles não terão mais que se deslocar até a vara do trabalho de Pacajus.
Eusébio empossa Prefeito e Vereadores Mirins
A Prefeitura do Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou a cerimônia de posse dos alunos eleitos prefeito e vereadores da Escola Mundo Encantado da Criança. A eleição foi realizada na própria escola. Cerca de 100 eleitores confiaram seus votos a 3 candidatos a prefeito e 15 a vereador. As propostas foram criadas pelos próprios alunos e toda uma campanha eleitoral foi desenvolvida na Escola. O projeto Cidadania em Ação, criador da campanha, tem intuito de formar cidadãos éticos, desenvolver a cidadania, esclarecer a função dos poderes Legislativo e Executivo e trabalhar o respeito entre os candidatos. Dentre os requisitos para candidatar-se, estiveram a veracidade das propostas e a fidelidade ao partido.
A aluna Alice de Silva foi a prefeita eleita e contou com o apoio de uma chapa exclusivamente feminina do partido PSPF - Partido Semeando Para o Futuro. Ela foi eleita com 55,71% dos votos.
Eusébio participa da Bienal do Livro
O município de Eusébio participou da Bienal do Livro deste ano, realizada no mês de novembro no Centro de Eventos do Ceará, através do seu projeto de Hidroponia Social. Foi lançada no stand da Editora Premius a coleção de Livros de Hidroponia tendo como base a experiência exitosa do Eusébio. O organizador da publicação é o coordenador do projeto Gleison Feitosa. São oito livros interdisciplinares que serão utilizados no projeto de Tempo Integral do Eusébio para formação e reforço dos alunos.
Eusébio participa do XI Congresso Mundial de Reabilitação Psicossocial
O município do Eusébio esteve presente no XI Congresso Mundial de Reabilitação Psicossocial realizado em Milão-Itália, nos dias 10 a 13 de novembro, através da Assessoria Especial Sobre Drogas. A participação teve como objetivo a troca de experiências com profissionais de todo o mundo e a busca das melhores práticas para serem desenvolvidas no Eusébio.
Eusébio recebe a Unidade de Pronto Atendimento
O município de Eusébio inaugura no inicio de 2013 mais um equipamento de saúde, ampliando ainda mais a oferta de serviços para a população – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que integra a rede de serviços municipal com atendimentos de urgência e emergência. A UPA vai trabalhar com classificação de risco. Isto é, o paciente que estiver com o quadro mais grave terá prioridade com relação aos demais. Para tanto a UPA disponibilizará uma equipe para realizar essa triagem.
As pessoas com problemas que não sejam de urgência e emergência, podem ter acesso a UPA, noshorários em que os postos de saúde não estejam funcionando, mas nos horários normais os pacientes devem procurar uma das 17 Unidades Básicas de Saúde (postos) existentes no município, que estão equipadas para realizar esses atendimentos.
A UPA vai oferecer todo atendimento na área de urgência e emergência em clínica geral e pediatria, além de urgência menores, na área de traumatologia. Terá também atendimento de radiologia (Raio x) e laboratório de análises clínicas.
A Unidade de Pronto Atendimento funcionará 24 horas, com quatro médicos de plantão sendo dois pediatras e dois clínicos, além dos demais trabalhadores na área de saúde, como enfermeiros e auxiliares.
O município também ganha duas novas Unidades Básicas de Saúde nos bairros da Tamatanduba e no Jabuti KM 19, ampliando assim a rede de atenção básica e levando mais saúde para perto da população.
A UPA conta com os seguintes setores:
•Pronto Atendimento
•Atendimento de Urgência
•Apoio Diagnóstico e Procedimento Terapêutico
•Observação
•Raio X
•Exames Laboratoriais
•Apoio administrativo
Eusébio sediará o terceiro Alphaville -O Segundo Maior do Brasil
O município do Eusébio vai sediar o terceiro empreendimento imobiliário Alphaville, que será construído no entorno da Fábrica Fortaleza, localidade de Jabuti, as margens da BR-116, naquele município. O empreendimento vai explorar um novo nicho da marca Alphaville que integra moradia, trabalho, educação e lazer em uma só área. Este será o segundo maior empreendimento do Brasil com 18 milhões de m² (só perdendo para o de Brasília que tem 22 milhões). Ele terá o dobro do Alphaville de São Paulo.
A solenidade de assinatura do termo de compromisso para execução da obra aconteceu na sede da Prefeitura de Eusébio, e contou com as presenças do controlador do Grupo M.Dias Branco, o empresário Ivens Dias Branco, do presidente do Grupo Alphaville, Marcelo Willer, do diretor-geral do Grupo Alphaville, Geraldo Viera e o arquiteto responsável pelo projeto, Luís Deusdará. O prefeito Acilon Gonçalves (PSB) presidiu o evento que contou ainda com as presenças de representantes das Imobiliárias Aloísio Ximenes Morais e Invista Imóveis, que participam também do empreendimento.
Inaugurações, apresentações culturais e Shows nas comemorações do aniversário de Eusébio
A Prefeitura de Eusébio realizou neste ano as comemorações pelos 25 anos de aniversário do município, com inaugurações, esporte, apresentações culturais e shows que mobilizaram a cidade. O prefeito Acilon Gonçalves reinaugurou o Ginásio Poliesportivo Francimar Rocha Silva, do bairro Mangabeira, com a realização de jogos amistosos entre times infantis e adultos e o Ginásio Poliesportivo do Cauaçu. A programação contou ainda com o 7º aniversário do Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (Naec), shows musicais com a apresentação das bandas de forró “Chega Pra Ká”, “Forró É nós” e“Lagosta Bronzeada”, Regata de Botes 2012, Aulão de aeróbica, step e jump, Exame de faixa de Karatê de todas as localidades, entre outras atividades.
Eusébio comemora avanços na Saúde
O município do Eusébio tem obtido avanços significativos na área de saúde e os resultados podem ser constatados pela melhoria dos indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde e pela Secretária de Saúde do Estado, um dos quais o relativo ao coeficiente de mortalidade infantil, um dos mais baixos do País -10 óbitos por mil nascidos vivos. A taxa do País é de 15,6 mortes por mil nascidos vivos.
No Eusébio, 99,2% das gestantes tem acompanhamento pré-natal e 75,13% das crianças menores de quatro meses tem aleitamento materno exclusivo. Os índices nacionais são de 90% e de 52% respectivamente. O percentual de crianças desnutridas chegou em 2011 a 1,5% no município contra 7% do País. Já a cobertura da vacina anti-pólio foi de 99,7 e de sarampo 98,2, acima dos índices do País que foram 98 e 96,70 para os dois itens.
O município do Eusébio tem ainda 100% da população coberta pelo programa de saúde da família, enquanto o índice do País chega a apenas 50,7%. A cobertura vacinal dos idosos também tem um índice altíssimo de 98,4% enquanto o País alcançou somente 84%.
De 2005 a 2011, mais 6 mil novas famílias, ou 24 mil pessoas no município tiveram acesso a saúde básica mais próxima de suas casas com a construção de cinco novos postos de saúde – Autódromo, Parque Havaí, Guaribas, Cararu/Precabura, Tamatanduba e Jabuti 19, este último prestes a ser inaugurado. Além do atendimento básico de clinica geral e odontologia básica, as Unidades Básicas realizam um trabalho de saúde preventiva com programas contra hipertensão, câncer, diabetes, além de realizar exames como ultrassonografia e de laboratório, que na maioria das cidades só são realizados em hospitais ou clínicas especializadas
Feira Cientifica e Cultural Movimenta alunos da Escola Profissional de Eusébio
A Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz do município de Eusébio realizou nos dias 27 e 28 de setembro, a II Feira Científica e Cultural com a participação de todos os alunos que apresentam trabalhos elaborados nas diversas disciplinas, como forma de apresentação do aprendizado. A Feira foi também comemorativa ao primeiro ano de inauguração do estabelecimento de ensino.
Fiocruz apresenta Projeto da Fábrica de Vacinas de Eusébio
O projeto da fábrica de vacinas Bio-Manguinhos do Eusébio foi apresentado na pelo diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/ Fiocruz), Artur Roberto Couto, em reunião do Comitê Gestor do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS). A reunião aconteceu no auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria da Saúde do Estado, Avenida Almirante Barroso, 600, e contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel.
A Fábrica faz parte do Polo Tecnológico da Saúde que será instalado no Eusébio, no bairro da Precabura, conquista do prefeito Acilon Gonçalves (PSB) junto ao governador Cid Gomes, que disse ter visto no Eusébio o melhor local para a instalação do empreendimento, que segundo ele mudará a face do Eusébio e do Ceará, trazendo muito desenvolvimento e empregos.

--
Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Eusébio

Nenhum comentário:

Postar um comentário