APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

SITUAÇÃO DEFINIDA EM AQUIRAZ

A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral distribuiu, ontem, um quadro com a identificação partidária de todos os prefeitos eleitos no Ceará, domingo. O PSB elegeu o maior número, 40, seguido do PT com 31, do PSD com 27, do PMDB com 21 e o PRB com 16. Todas as outras agremiações, um total de 15 ficaram com menos de dez prefeitos cada uma.

Ritelza Cabral, mesmo que o TSE garanta o seu registro, não será prefeita de Aquiraz por ter obtido menos voto que seu concorrente foto: Kiko Silva


Em 16 municípios do Ceará, os eleitores ainda não podem comemorar ou lamentar o resultado das urnas. Isso porque os candidatos a prefeito com o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará não tiveram os votos validados pela Justiça Eleitoral na votação que ocorreu neste domingo.

O TRE do Ceará divulgou, ontem, os votos recebidos pelos 41 candidatos a prefeito indeferidos que estão com recurso no TSE, mas 24 deles, mesmo com decisão favorável da instância superior, não têm chances de eleição, pois os oponentes receberam maior quantidade de votos.

Nas cidades com pleito indefinido, a resposta final vai depender dos julgamentos dos recursos impetrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo prazo máximo previsto, teoricamente, seria até a diplomação, ou seja, por volta do dia 15 de dezembro, já que os prefeitos e vereadores serão empossados no dia 1º de janeiro próximo.
Caso o TSE mantenha a decisão do TRE, de indeferimento, os votos recebidos pelo candidato serão anulados.

Situações
Em Acaraú, o atual prefeito, Pedim do Cleto (PT), obteve 15.878 dos votos válidos do Município, enquanto o candidato Alexandre Ferreira Gomes (PMDB) recebeu 16.177, mas eles não constam como válidos. Conforme o site do TSE, 33.645 eleitores compareceram às urnas no domingo.

Caso o TSE reforme a decisão do TRE, Alexandre Ferreira Gomes poderá assumir a prefeitura de Acaraú. Em situação contrária, o prefeito será considerado reeleito. Em Horizonte, o postulante Gomes de Farias Neto (PSDB), o Nezinho, também não teve a votação validada pelo TRE, pois ainda está indeferido com recurso.

Dessa forma, José Rocha Neto (PTB), o Rochinha, ficou com 100% dos votos válidos, já que é o único com registro deferido, mas só recebeu 36,41%, ou seja, 14.591 dos votos, enquanto 22.610 foram para Nezinho, 60% do total, mas só serão considerados se o TSE deferir o registro do tucano.

Para o candidato Cirilo Pimenta (PSD) e Rômulo Coelho (PSB), de Quixeramobim, o que resta é esperar pela decisão do TSE. Se fosse levada em conta somente a contagem absoluta, Pimenta seria o prefeito, com 22.733 votos. Entretanto, como o candidato espera por julgamento da instância superior, Dr. Rômulo aparece com 100% dos votos válidos, isto é, 19.412. A abstenção foi alta este ano, de 17,49%, o que representa que 9.486 pessoas aptas a votar não compareceram.

Em Iguatu, o pleito segue indefinido. A deputada Miriam Sobreira (PSB) obteve mais de 20 mil votos e está com registro deferido, enquanto Aderilo Antunes Alcantara Filho (PRB) aguarda julgamento no TSE, mas recebeu 30.203. Se o TSE reformar a decisão do TRE, ele será o novo prefeito do município.

No caso do Cedro, onde os dois únicos candidatos a prefeito estão indeferidos pelo TRE, a situação é ainda mais atípica, pois nenhum voto foi validado no Município. Ritelza Cabral (PCdoB), de Aquiraz, entrou com recurso no TSE, mas não poderá ser a prefeita da cidade, mesmo com decisão favorável, já que Antônio Guimarães (PSB) obteve 16.261 votos no município contra 15.604 obtido por ela.

Diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário