APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O CLIMA ESQUENTOU NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL



Parecia que tudo transcorreria normalmente na última sessão ordinária deste primeiro semestre, da Câmara Municipal de Eusébio. Tudo transcorria dentro da maior tranquilidade, com a votação de alguns requerimentos corriqueiros dos vereadores, quando entrou em pauta um requerimento do presidente da casa, vereador Goga, que solicitava "informações sobre os custos da festa de aniversário do município de Eusébio, a realizar-se no período de 23 a 30 de junho." Não sei se "sabidamente" e prevendo desgastes, o vereador Maninho Sá pediu licença e foi atender ao celular fora do plenário.
Foi aí que começaram a votação e as argumentações.

 O vereador Fares Filho (PSB) foi o primeiro a votar "contra", justificando que não era necessário o requerimento, já que a informação seria enviada normalmente, dentro do prazo legal de 30 dias. Goga retrucou de imediato, alegando que quando esta informação chega ao poder legislativo, chega cheia de "códigos", dificultando a compreensão da população.
Tarcísio da Cultura (PSB) foi o segundo a votar e também foi contra o requerimento de Goga, explicando que os gastos com a festa de aniversário do município não são feitos com dinheiro da prefeitura e sim do Governo Federal. Em seguida também votaram "contra",  os vereadores Ivonilde, Ednardo, Cira e Xilito. Apenas o vereador Tarcizinho (PTB) votou a favor do requerimento de Goga, numa clara demonstração de que a "briga" é política e não ideológica. Placar final: 6 x 1, contra a solicitação de Goga.

Terminada a polêmica votação, o vereador Tarcísio da Cultura tentou retomar a discussão, justificando sua posição e acabou sendo interrompido pelo presidente Goga, que alegava que a matéria já havia sido votada. Goga falou que ficar justificando "isso" ou "aquilo", não seria produtivo para o andamento da sessão. Tarcísio não gostou da forma como Goga falou e sentiu-se cerceado no direito de falar. Foi aí que levantou-se da bancada e foi sentar-se no meio da plateia. Não demorou, voltou à bancada e pediu desculpas ao público que assistia a sessão e aos colegas de plenário, pelo "bate-boca" acalorado. A vereadora Ivonilde (PSB) também falou de forma moderada e pediu respeito ao público e ao plenário.
Acalmados os ânimos, eis que o vereador Fares Filho pede novamente a palavra e exibe um exemplar do Jornal Gazeta Metropolitana, que acabara de circular como novidade na cidade. Fares disse que recebeu a informação de que o jornal pertence ao ex-prefeito de Eusébio, Edson Sá, através do jornalista e editor-chefe, Hélio Rocha Lima, que já o assegurou o direito de resposta.. Fares foi incisivo: "Está nascendo a maior mentira desta cidade." Com o jornal na mão, Fares leu duas publicações inverídicas, inclusive uma delas envolvendo seu nome. Foi aí que pegou o jornal e rasgou diante do público, causando espécie a todos. Segundo Fares, a primeira mentira é a publicação de que a autoria do projeto que reajustou os salários dos gestores municipais era de sua autoria, o que não é verdade. A propositura foi de todos os vereadores e não dele. A outra mentira foi o placar da votação: ao invés de 7 x 2, foi de 6 x 1. Explico: Os vereadores assinaram o projeto, inclusive Tarcizinho Sá. Só que na hora da votação, Tarcizinho votou contra o aumento e a favor da emenda de Goga, que como presidente da casa, não teve direito a voto.  
Vejam como ficou o Jornal Gazeta Metropolitana, rasgado pelo parlamentar:


Finalizando a sessão, o jovem Eudo Filho, presidente da UJE - Eusébio (União dos Jovens e Estudantes), convidou a todos para a festa de premiação do concurso de poesias com os alunos do ensino funadmental e médio. O evento será na quinta-feira, dia 28,  as 08:30 na Câmara Municipal de Eusébio, antecedendo a sessão extraordinária dos vereadores.
  




10 comentários:

  1. Bota quente Fares, na cola deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O presidente da Câmara disse que não entendia os relatórios...kkk essa foi boa. Mas, melhor foi a resposta do Fares. ele disse que se depois de seis mandatos o presidente não entendia nada... era pq estava precisando ler mais

      Excluir
  2. Caro Alano, havendo dinheiro público em jogo, não dá para considerar o caso como "briga", não interessa as razões do pedido.
    O fato é que um vereador requer informações e outros logo recusam, e um deles diz que se tratava de recurso federal, como se o prefeito não devesse satisfações ao povo sobre o gasto dessa grana. Por que o vereador dono do NAEC ficou tão nervosinho? Aí tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer um pedido de uma coisa que já será feita é desnecessário.
      Pelo que eu entendi, o presidente da câmara justificou seu pedido alegando que era incapaz de compreender o relatório de os gastos. Relatório esse, que não é a primeira vez que a câmara recebe. Poxa, ha quanto tempo esse tal Presidente da câmara é vereador? Agora, depois de 20 anos ele vem dizer que não sabe analisar um relatório? Onde estão seus assessores? A final de contas eles tbm servem para isso não é?

      Excluir
    2. Bem, vamos tetar esclarecer algumas coisas.
      Primeiro, como já foi citado no comentário a acima, a prestação de conta já sera feita compulsoriamente aos trinta dias do mês subsequente, tornando desnecessária e justificada apenas em interesses políticos.

      Segundo, acho q inocentemente meu amigo Alona Maia equivocou-se ao informar que o vereador Tarcísio da Cultura disse que o recurso para o evento é federal, o recurso é sim municipal, mas esta alocado na pasta que diz respeito a Cultura e ao Turismo, dinheiro esse que como vocês já devem saber, não pode em hipótese alguma ser utilizado para fazer o pagamento do 13º salario, na forma que foi exposto pelo vereador e presidente da casa Goga, pois existem uma serie de rubricas orçamentaria, dotações e leis de responsabilidade fiscal que tornam isso impossível, elementos esses que de forma clara o presidente da casa nos mostrou que não tem domínio necessário.

      Terceiro, o termo 'Federal' foi utilizado para sitar a necessidade de se enviar a prestação de contas para o portal da transparência, seguindo a normativa da 'LEI COMPLEMENTAR Nº 131, DE 27 DE MAIO DE 2009 - Lei Capiberibe'
      ( pode ser acessado no link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp131.htm)

      Quarto, a prefeitura tem sim a obrigação de dispor essas informações para a população, coisa que faz diretamente desde o inicio da gestão, disponibilizando durante 3 meses do ano a prestação de contas detalhada dos gasto do ano anterior, sem falar mais uma vez do envio exemplar para outros municípios, diga-se de passagem, das prestações de conta para o 'Transparência Brasil'.

      E por ultimo, não, o vereador da Cultura e não o dono dela como você falou, se exaltou por ter o seu direito de voz negado pelo pelo presidente da casa, que rasgou o regimento durante a seção, que é um direito dele como representante legitimo do povo.

      E agora o mais importante, o São João do Eusébio é uma festa para o povo que infelizmente esta sendo usando de forma politiqueira por parte de alguns, distorcendo o objetivo principal da iniciativa, que é presentear o povo eusebiense que tanto mereci, os ambulantes e artesãos com o melhor que a gestão pode dar, pois isso é o que eles tem direito e a gestão a obrigação de fazer, e é isso que faz não só na cultura como e varias ações, que faço questão de falar, são únicas no estado e no brasil.

      Espero sinceramente que possa ter ajudado a esclarecer algumas duvidas que por ventura tenham surgido.

      Att.
      Roberto Walraven

      Excluir
    3. CARO ANONIMO ACREDITO Q DEPOIS DE TANTA COISA RUIM TALVEZ O PRESIDENTE DA CAMARA QUEIRA MUDAR, QUEIRA ACERTAR E ENTENDER UM POUCO + O POVO. ACREDITO AINDA NISSO. ACREDITO TBEM QUE RELATORIOS ALGUMAS PESSOAS ENTENDEM, MAS O POVO PRECISA É DA PRESTAÇÃO DE CONTAS. (TVES)

      Excluir
  3. É UMA VERGONHA O QUE O SR. VEREADOR DONO DO NAEC FAZ...USANDO UM ORGÃO PÚBLICO PARA SE BENEFICIAR DE TODAS AS FORMAS E MANEIRAS...USANDO OS JOVENS COMO LARANJAS...ENSINANDO AOS JOVENS COMO SER CORRUPTO!!!É MESMO UM ATOR ESSE SENHOR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que este jornal online seja um instrumento de comunicação não de tanta falta de respeito a quem faz a diferença.

      Digo por que o Veriador a qual cita em infeliz comentário nada mais é que um politico serio e honesto diante da comunidade e daqueles que o confia. Muitos ali na câmara não tem a transparência e o dom da palavra que Tarcísio da Cultura tem Isso por que antes de ser vereador ele também é um Eusebiense como nós que com seu carisma sabe chegar as pessoas por ações verdadeiras e atitudes simples SEM NADA EM TROCA! Nunca usou o patrimônio público como meio de se Beneficiar,Como bem sabe o Centro Cultural de Eusébio só é referencia no estado por que ele também contribuiu para o crescimento do mesmo e do fazer cultural " por isso muitos olham o NAEC e lembram de Tarcísio, mais ele não pode ser dono do que é nosso.Isso Por que ele não precisa... Basta olhar o passado de nossa cidade por que não existia cultura e reconhecimento " mais um joãozinho" que não reconhecia e não investia em politicas públicas de cultura.. e Hoje o que temos?Diga....Não precisa dizer muito.. por que poucos fazem história como ele, poucos permanecem fieis para com o povo. TARCÍSIO DA CULTURA nunca usou os jovens como " laranjas" ao contrário uso da metáfora " ele plantou sonhos em uma terra que por outro estava esquecida.." Ele acredita meu rapaz nos jovens e naqueles que reconhecem; por que até mesmo seu lema é juventude, trabalho e ação( Juventude que nunca morre, Trabalho que nunca se cansa e ação por que ele faz!). Não é preciso ensinar a ninguém qual o caminho e ter alguém pra acreditar nele.O atual prefeito a quem o Eusébio reconhece acreditou no trabalho del., Acho que é apenas dor de cotovelo nun é? Por que quem muito faz incomoda. Pra ser Corrupito não precisa muito é so cruzar os braços, mas pra ser amigo é arregaçar as mangas acho que vestir a camisa como ele mesmo ensina. Outra! não use a ARTE como meio de artificio para suas palavras, a arte dele não existe em sua existência, ele não poderia finguir ocupando um lugar.... Isso é coisa pra gente mole e de farças, a arte por sua vez não se apropria do homem, é o homem que se apropria dela ele não poderia ser ator e usar farsas pra lidar com pessoas, com gente da gente é preciso ser como elas e isso ele faz por que ele tem sido o D.I F.E. R.E.N.C.I.A.L.

      Quando tiver paciência concerteza teremos os dados de Prestação de contas. Se esperar 30 dias após o evento voce e todos os municipes terão Garantia dos investimentos utilizados no evento sob a Lei Federal de Responsabilidade Fiscal, que é de responsabilidade do Orgão Público. Confira e deixe de novela.

      Excluir
  4. É + MESMO USANDO O JOVENS, DIZENDO QUE É ELE QUE FAZ CULTURA NO EUSÉBIO, E QUE É ELE O DONO DO NAEC, ELE VAI PERDER!...

    ResponderExcluir
  5. MUITO FEIO A SITUAÇÃO DO PLENARIO EM EUSEBIO.... CADA VEZ ME DECEPCIONO E ACREDITO MENOS. MAS POLITICA É BRIGA E NAO IDEOLOGIA. MAS VAMOS EM FRENTE, VOU EM FRENTE COMO UMA ELEITORA TRISTE E DECEPCIONADA COM A SITUAÇÃO DO MUNICIPIO (tves)

    ResponderExcluir