APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

quinta-feira, 22 de março de 2012

PME AMPLIA PRODUÇÃO DE HORTAS HIDROPÔNICAS

PROJETO DE HIDROPONIA SOCIAL DO EUSÉBIO
CONSTROI ESTUFAS PARA AMPLIAR PRODUÇÃO EM 70%
A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Projeto de Hidroponia Social, inicia na próxima segunda-feira a construção de duas estufas para ampliar a produção de hortas hidropônicas, como também o número de alunos atendidos nas aulas práticas realizadas pelo projeto. De acordo com o coordenador Gleison Feitosa, as obras devem ser concluídas em 20 dias e a produção voltará ao estágio atual entre 45 a 60 dias. A obra só foi possível com a assinatura de um convênio com o Banco do Nordeste.
Com as estufas, o projeto Hidroponia Social produzirá cerca de 7 mil plantas por mês, um aumento de 70% com relação a produção atual, que é composta de seis bancadas no sistema NFT. Atualmente as verduras e legumes são escoados para a merenda escolar de 26 escolas municipais. Com o novo sistema, as 36 escolas da rede pública serão beneficiadas com verduras e legumes, sem agrotóxicos para a merenda escolar.
As duas estufas terão, cada uma, 360 metros quadrados. Nelas serão utilizados três tipos de sistemas de produção de hortas hidropônicas: o sistema NFT (“nutrient film technique”) ou técnica do fluxo laminar de nutrientes. Este sistema é composto basicamente de um tanque de solução nutritiva, de um sistema de bombeamento, dos canais de cultivo e de um sistema de retorno ao tanque. A solução nutritiva é bombeada aos canais e escoa por gravidade formando uma fina lâmina de solução que irriga as raízes; o sistema Floating, onde as bandejas com as plântulas ficam flutuando em solução de adubo solúvel, mais micronutrientes. A solução é renovada a cada quinze dias e por ultimo o sistema de Calhas.
O excedente da produção, segundo Gleison, será enviado para órgãos públicos, hospital e postos de saúde. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o projeto de Hidroponia Social tem tido uma grande adesão dos alunos da rede municipal, principalmente daqueles que aderiram ao Tempo Integral. Com as estufas, afirma ele, esse número de alunos será ampliado. “Serão quatro turmas por dia com 30 alunos cada. Assim alunos de outras escolas poderão também ser capacitados no projeto”, comemora.
Os alunos de agronomia da UFC utilizarão o espaço para pesquisa e ao mesmo tempo atenderão aos alunos do município participantes do projeto.
--
Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Eusébio

Nenhum comentário:

Postar um comentário