APOIO:

APOIO:
EMPRESAS AMIGAS QUE APOIAM O EVENTO DAS PERSONALIDADES DO EUSÉBIO - 2015

TV Eusébio a Tv que é a sua Cara!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ESCOLA PROFISSIONAL EUSÉBIO DE QUEIROZ REALIZA FEIRA CIENTÍFICA E CULTURAL NO MERCADO CENTRAL

A Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz realizou de 12 a 17 deste mês, a 1ª Feira Científica e Cultural com o tema “Conscientização e atitude por um Eusébio Sustentável”. O evento marca um ano da inauguração da Escola e tem como objetivo integrar a comunidade escolar com a sociedade eusebiense. A I FECCEQ foi desenvolvida a partir de linhas de pesquisa, que apresentam eixos temáticos correspondentes, trabalhados juntamente com professores e equipes com cinco alunos. A Feira objetiva ainda é despertar no estudante o interesse pela pesquisa e aprimorar a visão da sustentabilidade e o protagonismo juvenil.
Os temas trabalhados foram os seguintes: Arte com Vida; Gestão das Águas e resíduos sólidos; Planejamento urbano e qualidade de vida; Tecnologia educacional; Robótica; Logística; Química, Eletromecânica e Protagonismo Juvenil. Participaram 180 alunos. Nesta terça-feira a feira apresentou os melhores trabalhos no Mercado Central de Eusébio.
Abaixo as linhas de pesquisa apresentadas na feira:
Gestão da Natureza e questão dos resíduos sólidos, que utilizou resíduos descartáveis para a elaboração de produtos para evitar o desperdício e poluição da natureza. Foram feitas pesquisas com relação ao desperdício de água na escola e com relação à mata nativa, A pesquisa identificou árvores originais da fauna da caatinga que foram plantadas na escola: Condessa, Xixá, Pau D’árco.
Protagonismo Juvenil: Verificou o grau de conhecimento dos jovens com relação ao protagonismo. Foi criado o GEA – Grupo de Estudos Ambientais, com a aplicação de dinâmicas e conscientização quando a questão ambiental.
Cidade Verde: Foi criada uma maquete de uma cidade sustentável, movida com energia eólica e mecânica. A Cidade também prevê a reciclagem de lixo e reuso da água.
Poluente Atmosférico: Analisou a poluição atmosférica no município e verificou que o mais comum é o dióxido de carbono liberado pelos veículos automotores. Verificaram a necessidade de que a população transforme seus
hábitos, como andar menos de carro e trocar o veículo por um menor poluente, que utilize biodíesel ou álcool, por exemplo.
Recursos hídricos e Poluição: teve como objetivo identificar áreas poluídas e buscar soluções. Robótica: confecção de um robô metálico utilizando materiais recicláveis – SAM – Sistema Articulado móvel, que utiliza a força do ar para realizar o movimento. Através de um compressor, o robô realiza o ato de avançar e com uma garra pegar objetos. Segundo o aluno Francenildo Costas, “o robô têm três cilindros que realizam o movimento de levantar, baixar e agarrar o material através de ar comprimido, que poderá ser utilizado em indústrias para manusear materiais radioativos”.
Foram apresentados ainda os seguintes trabalhos de pesquisa: sobre a Lei Nacional de Resíduos Sólidos que obriga os fabricantes a recolherem os materiais pós consumo; Ecoelce, Biomátika, Isofarma, que realizam projetos sustentáveis; Casa Eficiente; Troca eficiente de eletrodoméstico; Braço Mecânico (setor de automação); Coleta de óleo de cozinha, onde os alunos produziram sabão; Cinturão Digital; Preservação do patrimônio histórico; pesquisa sobre utilização de água e esgotamento sanitário no Eusébio e a Relação do trabalho e satisfação do trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário